Seguimento Litoral Centro - Agosto 2016

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Interessante como no Porto as máximas do ano são maiores do que em Lisboa...

Penso que no Porto devido a ter uma barreira montanhosa imponente para leste ( Serras Marão / Montemuro entre outras), quando o fluxo é de Leste / Nordeste, sofre fortemente do efeito föhn .

Não sei se é realmente assim ou não, apenas uma ideia que tenho.

Penso que no Porto devido a ter uma barreira montanhosa imponente para leste ( Serras Marão / Montemuro entre outras), quando o fluxo é de Leste / Nordeste, sofre fortemente do efeito föhn .

Não sei se é realmente assim ou não, apenas uma ideia que tenho.

Não me parece que seja o efeito föhn, até porque esse efeito faz-se sentir nas zonas junto às bases das vertentes das serras, o que não é o caso.
Na vizinha Espanha, por exemplo, temos Bilbao que sofre bem do efeito föhn.

Subida louca neste momento, 32,0ºC!

Incrível 32/33 graus a esta hora na zona de santo António dos cavaleiros, loures.
O vento é como dizes.... doentio mesmo.... algo tão estranho a forma quente que é durante a noite

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk

Sinto também um pequeno cheiro a queimado. Mal se nota mas está presente. Será dos incêndios da zona norte do país?

Desde de 2003 que não sentia este calor na rua a estas horas, por aqui 32,1ºC, estaveis, impressionante.
Curioso é que o ECMWF mete para aqui minima de 20ºC para amanha, com rotação de vento para o quadrante sul a meio da madrugada, ou seja vão descer 12ºC? Seria épico.

Não me parece que seja o efeito föhn, até porque esse efeito faz-se sentir nas zonas junto às bases das vertentes das serras, o que não é o caso.
Na vizinha Espanha, por exemplo, temos Bilbao que sofre bem do efeito föhn.

Sim o Föhn é muito característico e não se aplica ao caso do Porto. Neste caso é o vente de leste descer o Douro e vir sempre a subir a temperatura até chegar à costa. O que impede de as temperaturas subirem como subirem hoje é a rotação do vento para NW ao inicio da tarde, especialmente em P.Rubras que é a mais próxima do mar e sofre a queda antes das restantes estações. Tanto que muitas vezes em episódios de lestada o Porto sai disparado logo de manhã em relação ao resto do país, se fosse lestada contínua tinhamos episódios destes mais frequentes.

Em Odivelas (cota 150m) o destaque deste domingo vai mesmo para Tmin de 29,0ºC.

Em Caneças, o meteocanecas (cota 280m), que também tinha tido uma mínima de 29ºC, acabou por ter uma nova mínima de 28,0ºC às 21:15UTC.
Entretanto já disparou e segue com 31,5ºC.

Aqui, de momento sigo com 31,6ºC e vento moderado!