Seguimento Litoral Centro - Agosto 2016

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Interessante como no Porto as máximas do ano são maiores do que em Lisboa...

Penso que no Porto devido a ter uma barreira montanhosa imponente para leste ( Serras Marão / Montemuro entre outras), quando o fluxo é de Leste / Nordeste, sofre fortemente do efeito föhn .

Não sei se é realmente assim ou não, apenas uma ideia que tenho.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Penso que no Porto devido a ter uma barreira montanhosa imponente para leste ( Serras Marão / Montemuro entre outras), quando o fluxo é de Leste / Nordeste, sofre fortemente do efeito föhn .

Não sei se é realmente assim ou não, apenas uma ideia que tenho.

Não me parece que seja o efeito föhn, até porque esse efeito faz-se sentir nas zonas junto às bases das vertentes das serras, o que não é o caso.
Na vizinha Espanha, por exemplo, temos Bilbao que sofre bem do efeito föhn.
____________________

Subida louca neste momento, 32,0ºC!
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Incrível 32/33 graus a esta hora na zona de santo António dos cavaleiros, loures.
O vento é como dizes.... doentio mesmo.... algo tão estranho a forma quente que é durante a noite

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk

Sinto também um pequeno cheiro a queimado. Mal se nota mas está presente. Será dos incêndios da zona norte do país?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Desde de 2003 que não sentia este calor na rua a estas horas, por aqui 32,1ºC, estaveis, impressionante.
Curioso é que o ECMWF mete para aqui minima de 20ºC para amanha, com rotação de vento para o quadrante sul a meio da madrugada, ou seja vão descer 12ºC? Seria épico.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Não me parece que seja o efeito föhn, até porque esse efeito faz-se sentir nas zonas junto às bases das vertentes das serras, o que não é o caso.
Na vizinha Espanha, por exemplo, temos Bilbao que sofre bem do efeito föhn.

Sim o Föhn é muito característico e não se aplica ao caso do Porto. Neste caso é o vente de leste descer o Douro e vir sempre a subir a temperatura até chegar à costa. O que impede de as temperaturas subirem como subirem hoje é a rotação do vento para NW ao inicio da tarde, especialmente em P.Rubras que é a mais próxima do mar e sofre a queda antes das restantes estações. Tanto que muitas vezes em episódios de lestada o Porto sai disparado logo de manhã em relação ao resto do país, se fosse lestada contínua tinhamos episódios destes mais frequentes.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Odivelas (cota 150m) o destaque deste domingo vai mesmo para Tmin de 29,0ºC.

Em Caneças, o meteocanecas (cota 280m), que também tinha tido uma mínima de 29ºC, acabou por ter uma nova mínima de 28,0ºC às 21:15UTC.
Entretanto já disparou e segue com 31,5ºC.

Aqui, de momento sigo com 31,6ºC e vento moderado!