Seguimento Litoral Centro - Agosto 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Pelo Litoral Sintrense, máxima de 22º C tempo praticamente sempre coberto, com nevoeiro de manhã e a partir das 18H. Cacimba ligeira, que deu para molhar, sem acumular.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui domingo foi igual a sábado, com calor até dizer chega. Ontem, contudo, foi um dia bem distinto, já que esteve vento de oeste durante todo o dia - não foi tão intenso como a nortada, mas arrefece muito mais a temperatura por aqui, já que o mar se encontra a menos de 2 km de distância. :w00t:
Entretanto, na última hora, o vento rodou para sudoeste, a humidade subiu de 80% para os 95% atuais e a temperatura deu um tombo grandinho, dos 20,3ºC à meia-noite para os 17,7ºC atuais. Parece que o nevoeiro chegou aqui à zona também (ao final da tarde já cobria o Cabo Espichel)... :cold:

Fica aqui um registo destes últimos dias calorosos: :)

Anteontem, dia 22
Máx: 30,8ºC
Mín: 17,3ºC

Ontem, dia 23
Máx: 26,2ºC
Mín: 17,7ºC
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas amigo,

Como é que estava o Agroal? Tem acesso para pessoas com dificuldades de mobilidade?já não vou há muito tempo ao Agroal Já fui a todas, menos a de Dornes Boas férias

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Bom dia Alex,

Obrigado, o Agroal tem acesso para pessoas mobilidade reduzida sim, mas tens que ir cedo, eles tem capacidade máxima de 200 pessoas, e cumprem à regra! Mas vale muito a pena ;) Um abraço .
 

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,271
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Bom dia.
Início de manhã com nevoeiro em dissipação no estuário do Tejo.
Vento fraco de SW.
Panorâmica a oeste:
a1aLvJt.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia,

E depois de um dia de ontem bastante quente, a manhã de hoje começou com muita nebulosidade, que até já sentia saudades, pena foi que só durou até á 10:30, e logo veio o sol, e quente por sinal.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Nada de muito especial a reportar aqui por Samora, onde os dias se vão passando bem, sem os grandes calores que temia por cá encontrar durante estes dias... :) A máxima hoje não chegou sequer aos 30 ºC, tendo-se ficado pelos 29,6 ºC. As noites têm sido relativamente frescas, para bem do meu sono :D

O que tenho, realmente, estranhado são os caudais tanto do Almansor como do Sorraia nestes dois últimos dias. Estão muito grandes, a transbordar as margens. Não me recordo nunca de ver tais caudais em agosto.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ao contrário do que estava previsto, a máxima na segunda-feira acabou por ser bastante mais baixa, tudo graças à rotação do vento para o quadrante W.
O céu esteve praticamente limpo.

Domingo: 17,5ºC / 29,2ºC
Segunda: 18,3ºC / 29,9ºC

Ontem e hoje, o tempo tem estado quase tropical, com manhãs de nevoeiro/nuvens baixas e tardes soalheiras com neblina.
As temperaturas desceram, mas tem estado agradável. O vento rodou para SW e tem soprado em geral fraco.

Ontem:
17,4ºC / 24,4ºC
Hoje: 19,1ºC / 26,9ºC

T. Atual: 21,2ºC
HR: 71%
Vento: SW / 3,2 Km/h
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
O que tenho, realmente, estranhado são os caudais tanto do Almansor como do Sorraia nestes dois últimos dias. Estão muito grandes, a transbordar as margens. Não me recordo nunca de ver tais caudais em agosto.
Não sei se esses rios ainda sofrem com a influência do Tejo nessa zona onde estás, mas creio que esse fenómeno esteja relacionado com as "marés vivas", que têm estado a decorrer neste momento. Em Alcochete, o caudal do rio Tejo também tem estado elevado, ao ponto da praia praticamente desaparecer durante a preia-mar :confused:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não sei se esses rios ainda sofrem com a influência do Tejo nessa zona onde estás, mas creio que esse fenómeno esteja relacionado com as "marés vivas", que têm estado a decorrer neste momento. Em Alcochete, o caudal do rio Tejo também tem estado elevado, ao ponto da praia praticamente desaparecer durante a preia-mar :confused:
É bem possível que seja essa a explicação então, pois não será de montante que virá tanta água. A foz do Sorraia no estuário está a cerca de 10 km daqui — o Almansor conflui com o Sorraia umas centenas de metros a montante da ponte do Porto Alto —, mas como o terreno é completamente plano a influência das marés é ainda bem perceptível.

Hoje, por exemplo, por volta das 20h00 estavam a encher, e a transbordar ainda mais do que ontem.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por questões de saúde não pude vir aqui a este tópico desde a madrugada de terça-feira, no entanto não houve também nada de especial para contar, a não ser vento fraco de sudoeste, tempo húmido e nevoeiros. :sono: Na terça inclusive nem se viu o sol por estas bandas e na quarta o nevoeiro também foi persistente, mas só até à hora de almoço. Onde começa a haver mais interesse é nos modelos a longo prazo - veremos no que é que dão! :pray:

Fica assim o registo destes últimos dias:

Terça, dia 24
Máx: 21,5ºC
Mín: 16,9ºC
Humidade relativa média: 91%

Anteontem, dia 25
Máx: 23,3ºC
Mín: 18,1ºC

Ontem, dia 26
Máx: 23,6ºC
Mín: 16,6ºC

Hoje, dia 27
Máx: 23,1ºC
Mín: 14,8ºC

Agora estão 19,0ºC e alguma nebulosidade baixa. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.