Seguimento Litoral Centro - Agosto 2025

Que inferno temos tido estes dias, temperaturas máximas a rondar os 40ºC ou lá perto com mínimas elevadas e Hr elevadas, que sufoco, eu falo por mim, já não aguento mais isto, é sempre a casa à tarde/noite na casa dos 29/30 graus, e estar na rua com 36ºC/40, é um suplício.
Vou já comprar um máquina do tempo (não de meteorologia) e voltar até a 1956 ou até à idade mini do gelo, algures na Europa, entre 1500 e 1800 dc . :D

Última edição:
Não é muito perceptivel na imagem, mas mais ao fundo o mar está mais como que turvo, sinal de vento, mas na zona do Guincho e arredores, calor invulgar para a zona por ser por muito tempo, mas, sempre um mas, a caminho do cabo Raso, mudança radical do tempo, vento, muito vento, frio e humidade, arrisco a dizer que pode ter uma diferença de quase 10º em escassos metros de distancia, o corpo adaptado ao calor e de repente leva com vento frio não é fácil, não sei se alguma vez na zona do cabo Raso a temperatura terá chegado pelo menos aos 25º, um mundo á parte, o regresso ao Guincho, o inverso, o corpo já adaptado ao frio e eu com mais camisolas em cima, e a chegar á zona do Guincho, calor e tempo seco, isto já quase de noite, toca a despir quase tudo, as mãos húmidas do frio rapidamente secaram, prova do ar estar também seco.

Esta noite que passou, houve grandes diferenças de temperatura, aqui perto de Óbidos: pelas 22-23h, temperatura a rondar os 25-26 graus em alguns sítios altos e em encostas viradas a Leste e a Sul.
Em encostas e vales abertos a Norte, sentia-se uma aragem muito suave e fresca a descer das encostas, e junto à ribeira, cá embaixo, já só estavam cerca de 18 graus.
O vento esteve quase nulo.

Amanheceu nublado, mas agora já está pouco nublado.

Última edição:
Desde o famigerado Agosto de 2003, que não me lembrava de uma situação destas.
Desde 26 de julho que a temperatura da casa não baixa dos 30 ºC, tendo já vários dias com 31, 32ºC...
Lá fora nem sempre tem ido aos 40, mas tem andado muitas vezes lá perto com mínimas quase sempre acima dos 20 ºC.
Que venham os dias frescos e depressa, que eu já não aguento mais isto.:disgust:

Desde o famigerado Agosto de 2003, que não me lembrava de uma situação destas.
Desde 26 de julho que a temperatura da casa não baixa dos 30 ºC, tendo já vários dias com 31, 32ºC...
Lá fora nem sempre tem ido aos 40, mas tem andado muitas vezes lá perto com mínimas quase sempre acima dos 20 ºC.
Que venham os dias frescos e depressa, que eu já não aguento mais isto.:disgust:
isso é que é sofrer, faz-me lembrar quando eu vivia na Ajuda, ao lado do jardim do Ultramar.
Era um pesadelo, a zona já era e é quente e durante as vagas de calor, era terrível, eu evitava (mosquitos e barulho) mas por vezes tinha que dormir de janela aberta e mesmo assim só conseguia adormecer já quase ao amanhecer e isto após vários banhos frios tomados durante a noite. Molhar os lençois não rwsultava.
Mais de 30 graus e muita humidade, são complicados de suportar.

Espero que consigas arranjar solução para isso.
Talvez um AC (mesmo que seja pequeno e barato) ou até um balde de água com gelo com uma ventoinha logo por cima (esta solução vi na net, nunca a experimentei).

Aqui (cerca de 10 kms da vila de Óbidos), céu pouco nublado, vento fraco e cerca de 20 graus.

Última edição:
Em Santa Cruz, excelente final de tarde. 18.7°C. Vento fraco de norte. Mar quase sem ondas. Registo do poente a oeste:
20250815_202527.webp