Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009



cdm

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Mafra, 217 metros
Os portões do lado defora da minha casa estão virados para oeste. Com o vento os motores partiram e causaram quase 100€ de prejuizo, mas o curioso foi ter visto a casa da minha cadela a voar em direcção a oeste contra a direcção do vento. :huh:

Nessa altura o meu pai teve que fugir da rua pois aquilo andava perigoso.
Apenas registei umarajada de 75km/h pois o anemómetro da minha estção encontra-se baixo demais em relação ao telhado mas acredito em 90-100.

O temporal foi mesmo mau em alguns sítios. Cá por Mafra, e bem perto da minha casa, o vento fez muitos estragos...em minha casa eu, com o quarto virado a Norte, não ouvi nada, dormi descansadinho, fui o único a dormir nessa noite...Quando me disseram do temporal e quando vi os estragos nem queria acreditar que não ouvi nada :surprise: :surprise:
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
O temporal foi mesmo mau em alguns sítios. Cá por Mafra, e bem perto da minha casa, o vento fez muitos estragos...em minha casa eu, com o quarto virado a Norte, não ouvi nada, dormi descansadinho, fui o único a dormir nessa noite...Quando me disseram do temporal e quando vi os estragos nem queria acreditar que não ouvi nada :surprise: :surprise:

a isso é que eu chamo um sonho pesado
porque pelo que vi nas noticias por ai foi tudo a rasto praticamente xD
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Os portões do lado defora da minha casa estão virados para oeste. Com o vento os motores partiram e causaram quase 100€ de prejuizo, mas o curioso foi ter visto a casa da minha cadela a voar em direcção a oeste contra a direcção do vento. :huh:

Nessa altura o meu pai teve que fugir da rua pois aquilo andava perigoso.
Apenas registei umarajada de 75km/h pois o anemómetro da minha estção encontra-se baixo demais em relação ao telhado mas acredito em 90-100.

Pois,e andando para o litoral foi ainda pior.Deve ter sido em Santa Cruz onde foi mais extremo.Eu não sei se a medição de rajadas á volta dos 200 km/hora nas estufas,está ou não errada,mas para levar á destruição que vi hoje,não é de certeza com rajadas de 120 km/hora.Há sitios onde é só árvores caidas umas em cima das outras! Deve ser daquelas tempestades com um retorno de 50 ou 60 anos.O meu avo de 80 anos que acordou facilmente com a tempestade,apenas se lembra de uma intensidade de vento parecida nos anos 60.O barulho do vento era semelhante a relampagos continuos. :eek:
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Pois,e andando para o litoral foi ainda pior.Deve ter sido em Santa Cruz onde foi mais extremo.Eu não sei se a medição de rajadas á volta dos 200 km/hora nas estufas,está ou não errada,mas para levar á destruição que vi hoje,não é de certeza com rajadas de 120 km/hora.Há sitios onde é só árvores caidas umas em cima das outras! Deve ser daquelas tempestades com um retorno de 50 ou 60 anos.O meu avo de 80 anos que acordou facilmente com a tempestade,apenas se lembra de uma intensidade de vento parecida nos anos 60.O barulho do vento era semelhante a relampagos continuos. :eek:

Quase que se pode comparar a velocidades de vento de um tornado, mas a nível geral:eek:
Os meus familiares disseram que o vento não era normal como eles costumavam ver e que chegaram a ter bastante medo.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Quase que se pode comparar a velocidades de vento de um tornado, mas a nível geral:eek:
Os meus familiares disseram que o vento não era normal como eles costumavam ver e que chegaram a ter bastante medo.

Noite sem duvida anormal ,e felizmente sem perdas humanas,que podiam ter acontecido. :(

Já em Oeiras,está uma noite calma,com chuva fraca por vezes,e parece estar mais frio.
 

cdm

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Mafra, 217 metros
a isso é que eu chamo um sonho pesado
porque pelo que vi nas noticias por ai foi tudo a rasto praticamente xD


Em Torres Vedras (+/- a 40kms) foi muito pior, mas mesmo assim por aqui foram postes de electricidade a baixo, árvores fortes foram derrubadas, um cartaz daqueles tipo campanha eleitoral ficou todo torcido, as iluminações de natal da rua ficaram todas partidas..
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Ainda bem que a câmara aqui anda falida e não pode pagar por decorações de Natal senão ainda haviam mais prejuizos...
Continua o tempo sereno sem chuva ou com chuvisco apenas.
 

Liquid

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
2
Local
Lourinhã/Coimbra
Quase que se pode comparar a velocidades de vento de um tornado, mas a nível geral:eek:
Os meus familiares disseram que o vento não era normal como eles costumavam ver e que chegaram a ter bastante medo.

Bem, a cerca de 8Km da minha casa houve uma estação na cabeça gorda (zona da Lourinhã) que captou rajadas de 120Km +- mas a cerca de outros 8 Km em direcção oposta (santa cruz) um cliente do meu pai tem um medidor de vento que deu o berro durante a passagem da frente mas registou tudo até se avariar... surreal ou nao, estava la registado 240Km! Espero mesmo que tenha sido um acontecimento raro como foi aqui referido, foi uma noite para recordar :(
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Primeiro que tudo bem vindo(a) ao MeteoPT.:thumbsup:
Pergunto-me se isso será possível ou se não terá sido um erro...

A noite continua sem chuva...

Parece que há ali uma barreira a sul de santarém que não deixa passar a precipitação.
Terá a ver com massas de ar?:huh:
 

Liquid

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
2
Local
Lourinhã/Coimbra
Primeiro que tudo bem vindo(a) ao MeteoPT.:thumbsup:
Pergunto-me se isso será possível ou se não terá sido um erro...

A noite continua sem chuva...

Parece que há ali uma barreira a sul de santarém que não deixa passar a precipitação.
Terá a ver com massas de ar?:huh:

Obrigado :) ainda não me tinha registado mas costumo acompanhar o vosso fórum já á algum tempo!
É assim, ser erro ou não, não posso afirmar com certezas absolutas, mas era os valores que ficaram memorizados! Sinceramente também não acredito que ventos de 120Km pudessem fazer uma destruição daquelas mas lá está, sou mais um mero curioso, não percebo grande coisa de meteorologia :)