Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
O Wind chill deverá estar interessante por aqui aos 120m com vento moderado e algumas rajadas ainda que não muito fortes, não fosse na prática ser insuficiente a avaliar pela temperatura em condições estáveis.

Há feedbacks de ligeiras subidas da temperatura. Por aqui, desde há pouco sem grande evolução: 5.3º; 5.5º e agora 5.4ºC, é o que se tem verificado e a elevada humidade nos 94% HR.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Esta noite eu e o Nuno fomos até aos cimo da serra da Arrábida chegamos lá por voltas das 23:30 e os últimos 200 metros estava um nevoeiro que mal se conseguia ver a estrada não dava para ir a mais de 20/30km/h lá em cima registamos uma temperatura de 5ºC mas como não queria ficar sem sensor devido as fortes rajadas de vento e chuva que caia tive de o recolher mas já descia lentamente por isso a temperatura estaria nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude :) muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

Aqui agora já em casa registo 6,3ºc e vento mais fraco... 5,2mm registados até agora.
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Aqui a chuva começou com 6,1º, tem subido gradualmente e vai em 7,5º. Confesso que esperava que a chuva se iniciasse com uma temperatura mais alta, tipo 8 a 10. Nada mau, e bom prenúncio para muitas zonas do Centro de cotas médias que estarão mais frias e a rondar aquele limiar... mas depende das tais condições da atmosfera que já se referiu não serem muito propícias...
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Esta noite eu e o Nuno fomos até aos cimo da serra da Arrábida chegamos lá por voltas das 23:30 e os últimos 200 metros estava um nevoeiro que mal se conseguia ver a estrada não dava para ir a mais de 20/30km/h lá em cima registamos uma temperatura de 5ºC mas como não queria ficar sem sensor devido as fortes rajadas de vento e chuva que caia tive de o recolher mas já descia lentamente por isso a temperatura estaria nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude :) muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

Aqui agora já em casa registo 6,3ºc e vento mais fraco... 5,2mm registados até agora.
É pena, se houvesse algo mais a assinalar ia já a correr para lá. Foi por pouco...
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
cimo da serra da Arrábida nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

A essa altitude é de elevar a fasquia, mas pelos vistos o resultado é outro!

Por aqui não chove desde há pouco, vento de Este moderado com rajadas que intensifica o frio e 5.6ºC com 94% HR
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Esta noite eu e o Nuno fomos até aos cimo da serra da Arrábida chegamos lá por voltas das 23:30 e os últimos 200 metros estava um nevoeiro que mal se conseguia ver a estrada não dava para ir a mais de 20/30km/h lá em cima registamos uma temperatura de 5ºC mas como não queria ficar sem sensor devido as fortes rajadas de vento e chuva que caia tive de o recolher mas já descia lentamente por isso a temperatura estaria nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude :) muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

Aqui agora já em casa registo 6,3ºc e vento mais fraco... 5,2mm registados até agora.

Boas , tb estive na arrabida por volta da 1H30 temperatura onde a estrada deixa ir , era 5ºC nevoeiro serradissimo e vento forte, cá em baixo marcava 7ºC , ixto no termometro do carro ..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
o ANDRÉ deslocou-se ao monte de montemor ( 300m), a norte de odivelas, e reporta temperaturas entre os 4.0º e os 4.8º, vento moderado de leste e chuva fraca a moderada :cold::thumbsup:

Como a chuva se mantinha moderada, e a temperatura aqui em minha casa, aos 142m, estava nos 4,9ºC, decidi ir dar uma volta pelos altos aqui perto.

Odivelas:
1-14.jpg


A azul a minha casa (ponto de partida), a vermelho os pontos onde estive parado.

2-15.jpg


A norte, Montemor, a sul Serra da Amoreira. Ambos a cima dos 300m de altitude.
3-8.jpg


Não vi nada de mais.
Chuva persistente, e vento moderado de este.
Acima dos 300m era como se entrasse numa nuvem. Nem conseguia destingir o alcatrão dos caminhos de cabra.

Quanto a temperaturas, como não tenho termómetro no carro, improvisei um.
Levei a minha velhinha estação do Lidl. Prendi o sensor ao vidro da janela, e aí fui eu.

4-4.jpg


No alto da Serra da Amoreira, registei naquelas condições: 4,6ºC.
5-1.jpg

Estaria certamente menos. À volta dos 4ºC.

Do lado de Montemor registei igualmente 4,6ºC.
7.jpg


Com nevoeiro cerrado.
8.jpg


Quando cheguei a casa este sensor marcava 5,5ºC, ao passo que o sensor que tenho instalado lá fora marcava 5,0ºC.

Por isso, o erro médio das medições deverá andar à volta dos 0,5ºC, ou seja, acima dos 300m aqui na região, e nesta última hora, observei nevoeiro cerrado, chuva persistente, vento moderado de este e temperatura a rondar os 4ºC.
Frio, muito frio. Mas sem sinal de nada que se equipare à neve. :p
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Frio, muito frio. Mas sem sinal de nada que se equipare à neve. :p

Vamo-nos ficando pela sensação de bastante frio e desejosos de uma descida de 4/5º, "era só mais um bocadinho assim!" :D ...já agora, vi-te lá em cima! :lol:

Parece que a tendência por aqui é de estagnação; com vento por vezes forte, sem chuva e 5.6ºC com 94% HR ...e por aqui me fico! :sono: