Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Bom dia

Esta noite na região do Livramento a 10 km de Torres Vedras, foi um pandemónio de vento, algumas telhas levantadas, caixotes do lixo no meio das ruas, coberturas de piscinas levantadas, estufas destruidas. Faltou a luz ente as 3 e as 5 da manhã.

Vim hoje de manhã do livramento para lisboa, pela N8, até á Malveira e havia outdors no chão, arvores caidas no meio da estrada( embora já cortadas pelos bombeiros ou proteção civil) estufas completamente destruidas, muito lixo na estrada, foi uma verdadeira prova de rali fazer alguns troços da estrada.
Esperemos que a proxima noite seja mais calma, porque esta não deu para dormir lá muito bem com o barulho do vento.
 


Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Bom dia,
Bem meus amigos, esta noite por aqui foi um vendaval como acho que nunca vi.
Há muitas arvores caidas pela região, ramos caídos então nem se fala. Há registos de casas onde as telhas voaram, chaminés de casas, bem como linhas eléctricas que cairam pela força do vento, ou por arvores que cairam em cima.
Ao lado do meu prédio caiu um pinheiro enorme, cedros, eucaliptos, placards voaram, e protecções de obras também cairam.
Tudo durou cerca de 1 hora, desde mais ou menos as 4h30, até às 5h30, e depois tem estado calmo.
De acordo com o registo da estação do MeteoTomar a rajada máxima em Tomar foi de 83,00km/h, pelas 4h59, e em Abrantes, registado pela estação do MeteoAbrantes, de 78,8km/h, pelas 5h17.
Certamente deve ter havido ainda muitos estragos por toda esta região...
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
A imagem radar do INM apresenta um gancho bem definido cerca das 04H00, quase formando um olho.

por091223040030.jpg
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Bom dia

Esta noite na região do Livramento a 10 km de Torres Vedras, foi um pandemónio de vento, algumas telhas levantadas, caixotes do lixo no meio das ruas, coberturas de piscinas levantadas, estufas destruidas. Faltou a luz ente as 3 e as 5 da manhã.

Vim hoje de manhã do livramento para lisboa, pela N8, até á Malveira e havia outdors no chão, arvores caidas no meio da estrada( embora já cortadas pelos bombeiros ou proteção civil) estufas completamente destruidas, muito lixo na estrada, foi uma verdadeira prova de rali fazer alguns troços da estrada.
Esperemos que a proxima noite seja mais calma, porque esta não deu para dormir lá muito bem com o barulho do vento.

Não me parece que vá ser mais calma Tyna...Visto que virá uma nova frente, com mais força ainda, o vento será mais forte ainda e chuva forte, essa frente já está a deixar Descargas no mar:w00t:
 

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Ok já percebi, que vamos ter uma noite "animada", desde que não provoque danos pessoais.. menos mal.

Nada como comprar umas velinhas para ter de prevenção lá em casa.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Rajadas máximas no continente desde as 00H nas estações oficiais:

Sines > 93,7
Évora > 90,1
Sagres > 90,1
Cabo Carvoeiro > 79,3
Montijo > 79,3
Faro > 75,6
Portalegre > 75,6
Beja > 72
Castelo Branco > 68,4
Penhas Douradas > 68,4
Lisboa (Geofisico) > 61,2
Monte Real > 57,6
Porto > 54
Viseu > 54
Coimbra > 50,4
Lisboa (Gago Coutinho) > 50,4
Ovar > 39,6
Viana do Castelo > 36
Vila Real > 36
Bragança > 21,6
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Nem preciso sair de casa para ver estragos...
Olho par a um lado e vejo o meu vizinho com 2 buracos no telhado.



Olho para outro vejo o meu pai a tirar os motores dos portões para arranjar.
 

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Muito provávelmente e infelismente poderá haver estragos, visto que o vento será mais forte;)


Mais forte que o "temporal" desta noite:surprise::surprise:, vai ser lindo vai, se esta noite já foi o que foi, afigurase que os bombeiros e proteção civil da zona não vão ter mãos a medir coitados.


Outra coisa, alguem sabe se as antenas de telecomunicação e afins na região do Cadaval estão operacionais? Estou farta de tentar telefonar para a zona e não há linha...:(
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Bom dia

Noite de temporal em Santarem
Muito vento e chuva. Hoje de manhã a caminho para o trabalho vi caixotes do lixo no chão, cercas das obras caídas, e estores partidos sendo que também não havia luz de manhã.

Tenho conhecimento também de alguns estragos na zona de Abrantes com arvores caídas. Na estação do meteoabrantes pode ver-se uma pressão mínima de 979.0 mb:surprise:

Agora em Santarém estão algumas nuvens mas o sol também vai aparecendo entre elas
 
C

clviper

Mais forte que o "temporal" desta noite:surprise::surprise:, vai ser lindo vai, se esta noite já foi o que foi, afigurase que os bombeiros e proteção civil da zona não vão ter mãos a medir coitados.


Outra coisa, alguem sabe se as antenas de telecomunicação e afins na região do Cadaval estão operacionais? Estou farta de tentar telefonar para a zona e não há linha...:(

Eu sou do Cadaval, mas durante a semana estou pela Cruz Quebrada. Sei que não há luz desde a altura do temporal e acho que há problemas com as celulas de GSM porque a recepção está péssima.

Acrescento que a celula da Vodafone foi-se com o vento. Aparentemente só a celula da TMN está funcional. Curiosamente a torre da TMN está a uns 30 metros da minha casa.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Nada de alarmismos. Pode ser mais forte do que foi em algumas zonas do país. Não deve ser mais forte do que a situação que se passou aí na zona centro.

O centro da depressão passou exactamente por aí, cavou muito depressa e mais do que estava nas previsões e o resultado foi o que se viu :(

Agora uma coisa é certa, a tendência para a próxima noite é a mesma de vento forte e chuva, mas o centro da depressão passa no Minho/Galiza.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
visto que o vento será mais forte;)

Como sabes que o vento será mais forte ? O vento desta noite não foi o que estava previsto, foi muito superior devido a um cavamento rápido da depressão que não estava prevista nos modelos e ninguém sabe se isso sucederá novamente. Se não fazes a mínima ideia do que estás a dizer não andes a assustar as pessoas pois não tens conhecimentos para afirmar tal coisa.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Como sabes que o vento será mais forte ? O vento desta noite não foi o que estava previsto, foi muito superior devido a um cavamento rápido da depressão que não estava prevista nos modelos e ninguém sabe se isso sucederá novamente. Se não fazes a mínima ideia do que estás a dizer não andes a assustar as pessoas pois não tens conhecimentos para afirmar tal coisa.

De acordo com sites e membros aqui do forum....
Sigo com 17,2º.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pode-se qualificar este evento como ciclogénese explosiva? Terá a pressão do centro da depressão baixado 20 mb em menos de 6 horas? (acho que é este o conceito de ciclogénese explosiva, ou não?)