Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As nuvens altas iam para nordeste, as baixas, que fazem aquela barra junto ao oceano, iam para sul. Estranho cruzamento de ventos este, especialmente pelas nuvens altas. Aliás na animação de satélite pode ainda ver-se bem como as nuvens altas constituem uma formação curiosa com movimento inesperado. http://www.sat24.com/en/sp?ir=true

mZI7INp.jpg


sempre me fascinou o triplo horizonte de Cascais, a linha do oceano, do cordão de nuvens baixas e a "skyline" urbana. :cool:
 


Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
496
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Fotos muito boas Garcia. Cores fabulosas. :cool:

Obrigado.. :thumbsup:

é só fotografos artistas no fórum :) gosto particularmente desta.

No sábado comprei uma Canon à seria (só tinha uma compacta). Agora é treinar muito para conseguir algo com pelo menos metade da vossa qualidade :)

Obrigado..
Eu também andei e ainda tenho a minha compacta, mas só comprei, neste caso também uma Canon, à cerca de 6 meses...
:palmas:

:palmas:Fabulosas!! Que vista, local estupendo para ver as ondas amanhã, mas com cuidado que elas vão ser imprevisíveis.
As cores ficaram lindas, gosto do efeito da longa exposição na água também.
E foi isso mesmo que eu também pensei, que já não iria ser mais colorido, mas então aquilo explodiu com uma cor espectacular.
"Malhada" deve ser das rochas aborregadas embora o termo seja normalmente usado para as grandes pedras roladas pelas ondas, as "malhas". Nesse local também me parece haver malhas grandes.

Obrigado pela explicação.. ;)
Existe sim "malhas" dessas por lá.. agora que explicas isso, até é engraçado que lá faz um vale onde existem a maioria dessas pedras roladas... parece que o mar andou a jogar bowlling e ninguém recolheu as bolas..:lol:

Estas duas fotos foram tiradas em Junho e mostram esse vale, ou parte dele.. foram das primeiras com a Canon.. :)

25062014-IMG_0667.jpg


25062014-IMG_0711.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado.. :thumbsup:



Obrigado..
Eu também andei e ainda tenho a minha compacta, mas só comprei, neste caso também uma Canon, à cerca de 6 meses...


Obrigado pela explicação.. ;)
Existe sim "malhas" dessas por lá.. agora que explicas isso, até é engraçado que lá faz um vale onde existem a maioria dessas pedras roladas... parece que o mar andou a jogar bowlling e ninguém recolheu as bolas..:lol:

Estas duas fotos foram tiradas em Junho e mostram esse vale, ou parte dele.. foram das primeiras com a Canon.. :)

25062014-IMG_0667.jpg


25062014-IMG_0711.jpg

Boas fotos e é exactamente essa a ideia, o mar joga com essas pedras para cima e para baixo ao longo desse canal/pequeno desfiladeiro. Não são no entanto das malhas mais trabalhadas porque possivelmente o local é bastante aberto e pouco pronunciado na inclinação e na "armadilha" para as malhas, as diferentes direcções de ondulação acabam por fazer as malhas escapar do sítio.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As nuvens altas iam para nordeste, as baixas, que fazem aquela barra junto ao oceano, iam para sul. Estranho cruzamento de ventos este, especialmente pelas nuvens altas. Aliás na animação de satélite pode ainda ver-se bem como as nuvens altas constituem uma formação curiosa com movimento inesperado. http://www.sat24.com/en/sp?ir=true

Como está modelado, por ex. sondagem GFS para as 18z, observa o perfil vertical do vento à direita, e também atmosfera saturada/húmida acima dos 300hPa, sinal de muita nuvem alta.

xl41jUZ.png

https://ready.arl.noaa.gov/READYcmet.php

Para perceber porquê, é brincar um bocado com as animações em diferentes níveis da atmosfera.
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Por hoje, despeço-me com + 8,2ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Como está modelado, exemplo, sondagem GFS para as 18z, observa o perfil vertical do vento

xl41jUZ.png


Para perceber porquê, é brincar um bocado com as animações em diferentes níveis da atmosfera.
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa

Perfeita correspondência com o observado realmente. Aliás o próprio conjunto de nuvens altas não era coeso, como se percebe pela torção do vento e aumento da velocidade.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
:lol:
é como eu aqui dizer que a temperatura está agradável... (especialmente na varanda :lmao:)
a propósito: 14º
:malandro:

Que escândalo essa temperatura... :hehe:
Parece a temperatura por aqui ás 15H/16H... :D
 
  • Gosto
Reactions: Candy e StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Um aspecto das inacreditáveis cores do poente de hoje, não durou mais que quinze minutos. :)
V3E6Aow.jpg
autchhh... que brutalidade de beleza nessa foto!... enfim... StormRic no seu melhor e a mãe natureza sempre surpreendente.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A temperatura de Peniche (Cabo Carvoeiro) é um escândalo! (megafone)
XpXQinD.jpg
A minha estação marca agora 14,6ºC. :D
Daqui a pouco vai baixar de certeza.
O vento vai soprando moderado com algumas rajadas de maior intensidade.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic