Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Imagens do poente de hoje. O fluxo de nuvens médias e altas deslocava-se rapidamente de nor-nordeste para sul-sudoeste e depoi sul. Barreira de cumulus congestus rolava para sul e limitou a iluminação inferior das nuvens médias após o ocaso.
0gzWcQ5.jpg

8L0Xwz8.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Máxima 14,9ºC
Mínima 9,2ºC

Precipitação total 3,0mm

Rajada máxima 35km/h

Este evento aqui rendeu 17,4mm não foi mau o que é mau é chegar aos últimos dias do mês com este mesmo valor e ser assim um dos piores Dezembro em chuva dos últimos anos, ainda assim já é melhor que o histórico de 2011 com apenas 16,0mm
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Essa página é excelente para nos pôr no caminho certo e poupar-nos muitas "alucinações" tornádicas :D, obrigado pela ligação!

Este ano desfiz uma ideia que sempre tive, de que os tornados e as trombas de água só podiam nascer de nuvens espantosas, grandes formações de cumulonimbus, super-células, etc ou seja aquelas imagens obtidas nas planícies americanas e que povoam o imaginário (e a realidade afinal) dos caçadores de fenómenos atmosféricos extremos e do público em geral.
Observámos que muitas das funnel clouds, trombas e mesmo tornados podiam aparecer em células que estão longe daquele padrão de espectacularidade. Para mim o ponto final definitvo naquela ideia ocorreu com o avistamento da funnel cloud de dia 5 no Guincho. Aquela nuvem era o que há de mais vulgar em pequenas células de aguaceiros: não tinha um desenvolvimento vertical notável, não tinha volume nem extensão horizontal da base que pusessem alguma suspeita, não havia topos de torres em expansão. Parecia apenas um tufo de nuvem sem estrutura ou contornos especiais e no entanto tinha aquele fenómeno em apêndice, como se toda a nuvem tivesse trabalhado apenas para produzir aquilo. A célula aliás não produziu precipitação significativa e dissipou-se rapidamente. Mais ainda, a situação meteorológica não fazia prever a ocorrência daquele tipo de fenómenos. Portanto o problema de reconhecer uma nuvem, uma célula, uma situação em que podem acontecer tornou-se ainda mais complicado. É como se o mito dos tornados e do seu aparecimento bem como das condições extremas estivesse a cair por terra e passasse a fazer parte, como já faz, dos quadros de previsão e de observação no nosso território.

A célula do Guincho fez com que eu comprasse uma nova máquina fotográfia H-400 da Sony com o melhor zoom do planeta 63 vezes. Basicamente já tenho equipamento para caçar tempestades e tornados quando não tenho estação meteorológica por perto.
O skywatch windoo 2 é a estação meteorológica portátil essencial para estas ocasiões como no Guincho, pois mede a direção do vento, a velocidade do vento e a humidade o que me permite avaliar os componentes essencias que originaram a funnel cloud no Guincho.
Relativamente à nuvem devíamos saber a sua altura, se existisse algum programa que medisse a altura da nuvem era fundamental para o nosso estudo.Não se esqueçam que a zona litoral plana é mais propícia a formar funnel clouds, tornados, trombas marítimas. Através do relevo das montanhas conseguimos situar as planícies neste caso o corredor de tempestades/tornados em Portugal, porque nas montanhas não há tornados.
Só há tornados nos grandes vales e em zonas de planicie.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
:thumbsup:Vai tirando fotos! Tira uma foto mais escura, se puderes controlar isso no telemóvel. Tenta também mostrar como é o topo da nuvem. Direcção Este, certo? Qual é o minuto preciso?
Desculpa. Tirei a foto e publiquei imediatamente. No telemóvel nao tenho melhor controlo de imagem. A câmara é muito má. Nao consegui tirar mais da janela porque depois só tenho prédios que nao me permitem ver para terra. Saí logo com a Canon mas já nao apanhei. Movimentava-se muito depressa. Para Este sim.

Para me vingar fui pra lagoa de albufeira treinar na maquina nova. Vou tentar publicar amanha o resultado. Ainda tenho de passar pro PC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Ontem estive pela zona de Almada - Setúbal. Cheguei a Almada de manhã e caia alguma chuva moderada, mas o final de tarde (pelas 18h) tinha uma aberta que deixava ver uns degradês de roxo a laranja completamente magníficos.
Apanhei uma chuvada valente quando ia na autoestrada, pouco depois das 18h, quase a chegar a Palmela, até tivemos que abrandar, porque era impossível ver a estrada e ficou de noite de um momento para o outro.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Dia nada de especial, como fui dar uma micro voltinha com o meu mais velho Land Cruiser que já não se mexia há uns 3 meses, e para lhe fazer umas obras e claro dei um salto ao alto de Montemor e redondezas, e claro máquina como companhia, tirei uns bonecos, vista fantástica quase sem neblina,

foram tiradas sensivelmente pelas 12:30h,

16022581832_fd9eaaa3e7_o.jpg

16023270875_3a0c324cd0_o.jpg

15403633113_53cb1a874f_o.jpg

15997489836_115d5d28a6_o.jpg


a tarde aparentemente esteve com "melhor" aspecto, mas como estava de volta do jipe nuns arranjos e infelizmente também piorei um pouco não fui a este sitio novamente.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Essa câmara com "viatura acoplada" é uma grande invenção :D, está óptimo o vídeo, nem faltou o molha-pneus a mostrar a acumulação no Guincho :cool:

Tenho esperança de apanhar um dia um tempo mais severo e se possível claro uns relâmpagos seria a cereja no topo do bolo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Fantástica reportagem! Regresso em grande forma, é assim mesmo! :palmas:
Que fotos! apanhaste vários momentos chave em cheio, inclusive aquelas nuvens que eu estava a seguir e a ver que ainda davam umas funnel.
O mar espectacular, e essas vistas da Fonte da Tellha e do Guincho à noite estão mesmo especiais!
:thumbsup::thumbsup:

Obrigado, eu vi-o de câmara em punho, ainda estive para entrar na rua onde estava um autocarro dado que estaciono o carro no parque em frente e depois entro num caminho ao lado desta rua para o parque seguinte, mas ;),
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Queria perguntar , um offtopic, qual é a temperatura mínima (ou geada) mais baixa que se regista normalmente num ano, em cada um destes seguintes concelhos:
Cantanhede, Mealhada, Anadia, Penacova, Lousã, Ansião, Pombal e Alvaiázere.
Pessoal local que o diga. Muito grato.