Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aqui tenho acumulados hoje 7,0mm e ontem 5,8mm

15,7ºC a subir antes da chegada da frente fria.

A "estação de fruticultura" acumula normalmente um pouco mais do que aí a cidade. Vamos ver o que traz a terceira frente, que está a intensificar a convecção.

Arouca mostra uma frente intensa e larga:
nl2ekzB.jpg


A segunda frente está neste momento a descarregar bem no norte e centro.

akZGoYE.gif
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Curioso que a potente DEA de ontem ocorreu uma vez mais numa zona onde volta e meia caiem relâmpagos, aquando surgem estes eventos.
Claro que pode ser uma coincidência, mas é interessante ver como na Atrozela e Pisão isto tem sucedido nos ultimos anos. É uma área de mato, próxima de área urbana (Alcabideche).
@StormRic haverá alguma explicação, ou é sempre aleatório?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Às 6:00 a segunda frente tinha acabado de entrar pela região oeste:

KqZZdeg.gif


Desde então a pressão já subiu 2 hPa, de 1018,8 hPa passou para os 1020,9 hPa. Esta subida não é visível na análise. O campo da pressão pode estar a subir em toda a região.

16,8ºC e 90%.

As trovoadas desapareceram completamente de todo o território e oceano adjacente. :intrigante:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Curioso que a potente DEA de ontem ocorreu uma vez mais numa zona onde volta e meia caiem relâmpagos, aquando surgem estes eventos.
Claro que pode ser uma coincidência, mas é interessante ver como na Atrozela e Pisão isto tem sucedido nos ultimos anos. É uma área de mato, próxima de área urbana (Alcabideche).
@StormRic haverá alguma explicação, ou é sempre aleatório?

Isso é muito interessante. Pode haver uma explicação geológica, mas era precisa uma análise estatística da distribuição das descargas e comparação com uma carta geológica da região. Por outro lado penso que pode dever-se ao impulso vertical que as células recebem ao chegarem à serra pelo flanco sul.

A descarga foi dupla, um dos ramos caíu a 3 km a Leste. Vieram na sequência cronológica das que estão assinaladas, havendo outra dupla anteriormente:
5jsf2Uh.gif

4I3Ej7p.gif


E já antes a mesma célula tinha produzido outras descargas múltiplas, uma tripla e uma dupla.
 
Última edição:

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Manhã ventosa.
Acordei com vasos no chão.
Estão 16,7 ºC, sendo que durante a noite a temperatura não desceu dos 15,8 ºC.
Será que a 3ª frente vai trazer chuva e trovoada a sério ou vai ser um fracasso como as duas últimas? Veremos!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Será que a 3ª frente vai trazer chuva e trovoada a sério ou vai ser um fracasso como as duas últimas? Veremos!

Fracasso? Com a trovoada que passou por aqui e que eu não via há mais de um ano? Pode não ter sido generalizada mas isso não faz das frentes um fracasso. Eu pelo menos nunca adopto uma visão localizada dos eventos, é preciso sempre olhar para a região em geral. As frentes com actividade convectiva são mesmo assim, descontínuas e algo aleatórias. Desta vez tocou a este eixo pelo meio da região oeste e ainda outros locais. Uma semanas atrás foi o contrário, aqui por exemplo ficou a seco enquanto Lisboa era bem regada.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Fracasso? Com a trovoada que passou por aqui e que eu não via há mais de um ano? Pode não ter sido generalizada mas isso não faz das frentes um fracasso. Eu pelo menos nunca adopto uma visão localizada dos eventos, é preciso sempre olhar para a região em geral. As frentes com actividade convectiva são mesmo assim, descontínuas e algo aleatórias. Desta vez tocou a este eixo pelo meio da região oeste e ainda outros locais. Uma semanas atrás foi o contrário, aqui por exemplo ficou a seco enquanto Lisboa era bem regada.

Não me refiro à satisfação em termos gerais. Obviamente que no geral o evento de ontem foi positivo.
Mas como apaixonado pela meteorologia que sou, digo que para mim foi uma desilusão, porque eu onde estou não presenciei nada de especial.
Só isso...