Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Sigo com 15 ºC.
Embora não tenha chegado aos 20 º C, foi um dia quente!

Boas,

Bem, com grande surpresa registei 19,3ºC de temperatura máxima, valor elevado para altura do ano e para a minha zona. :calor:
Só Domingo é que voltam temperaturas maximas ditas mais normais, altura que vento roda do actual quadrante sul para o quadrante norte.

Agora, sigo com 13,9ºC

Mínima: 11,8ºC
Máxima: 20,1ºC
Vento fraquíssimo
Pressão chegou exatamente ao valor que o StormRic mencionou, 1030,7 hPa, assim já posso achar a estação mais fiável :D

Numa árvore em frente à minha casa crescem folhas verdíssimas (sim crescem folhas numa árvore caduca), estão ali a enfeitar um ramo cheio de folhas castanhas :lmao: Para além de que a maior parte das árvores caducas ainda estão cheias de folhas. O "sistema" é ativado pelo frio, coisa que não temos...

Mínima: 11,8ºC

Numa árvore em frente à minha casa crescem folhas verdíssimas (sim crescem folhas numa árvore caduca), estão ali a enfeitar um ramo cheio de folhas castanhas :lmao: Para além de que a maior parte das árvores caducas ainda estão cheias de folhas. O "sistema" é ativado pelo frio, coisa que não temos...

É bem verdade, por aqui também vejo o mesmo a acontecer ás arvores, e até já vi arvores de fruto também com flor, tal como se tivessem a entrar na Primavera.
O frio começa a fazer muita falta, para a agricultura, tenho muitas árvores de fruto, em viveiro na rua, que preciso de as mudar para o sítio definitivo, e está complicado em perderem as folhas.
Isto já para nao falar, nos fungos que aparecem devido ás noite muito húmidas, e depois com o calor do dia.
Tenho nas roseiras, a proliferar o fungo da mancha negra, em que única solução é cortar as folhas infectadas e queimá-las.
Esta noite mal consegui dormir com o calor, tava a ver que tinha de dormir só com o lençol como em pleno verão.
Sigo com 14.5ºC

Março marçagão, manhãs de Inverno, tardes de Verão! Ah... Espera lá... Estamos em Dezembro :hehe:

Mínima de 8,8ºC, 2/3ºC mais baixa que as anteriores. Mas os dias continuam amenos, hoje nem tanto devido à presença de nebulosidade alta.

A próxima mínima deverá ser semelhante à de hoje, visto que vou seguindo com 10,5ºC.

Com o vento de sul acho que fica mais "abrigada" se não me engano?

Sim pode ficar, mas não justifica um valor tão elevado para aquela zona de costa.
Por exemplo, Cabo Raso, como é sabido trata-se de um local exposto,e teve hoje uma máxima na ordem dos 20ºC, valor igualmente elevado para o local em questão.
Basicamente, está calor em todo o lado, o que é impressionante.

Extremos térmicos de hoje: 12,7ºC / 19,3ºC

Céu limpo e 13,9ºC
____

Espero bem que janeiro e Fevereiro traga geada a serio para fotografar e registar minimas negativas, pelo menos no ultimo inverno foi valente,desde estradas com gelo , dezenas fotos de geada a minimas de -3ºC, enfim, vamos ver o que aí vem..

Última edição:
Mais um dia de morninho, quase total ausência de vento, a mínima foi de 10,1º C ( assim já gosto mais :D ) e actualmente estão 11,6º que esteve "estacionado" nos +- 12,5º C durante mais de uma hora e a coisa de 15 - 20 min começou a descer lentamente, e 83% Hr.

Boa noite

Sigo com 16,1ºC, céu limpo e vento fraco.
Máxima: 20,6ºC
Mínima: 10,6ºC

Isto está bastante estranho. Está a ocorrer "inversão térmica" na zona do Pólo II, neste momento é a estação a registar a temperatura mais baixa na cidade de Coimbra, segue com 10,6ºC,. Devido a esta diferença de valores o wunderground retirou a estação do mapa principal.

Já a estação de São Martinho do Bispo segue com 16ºC e a Lousã com 18,8ºC. :eek:

Pólo II:
mzPi56W.jpg

cDHzsni.jpg

Isto está bastante estranho. Está a ocorrer "inversão térmica" na zona do Pólo II, neste momento é a estação a registar a temperatura mais baixa na cidade de Coimbra, segue com 10,6ºC,. Devido a esta diferença de valores o wunderground retirou a estação do mapa principal.

Interessante, mas ao mesmo tempo algo estupido, portanto confirma-se que o wunderground retira determinadas estações por achar que os dados estão errados.
O membro Whortas tambem tem reportado essa situação com as estações dele junto ao vale do Lis, acho que esta situação é nova, não me lembro de acontecer em anos anteriores... está percebido o motivo pelo qual a estação de Seiça volta e meia desaparece do mapa, curiosamente sempre à noite. Nem com vento nulo, topografia acidentada, céu limpo entendem que os dados são crediveis...que falha, estão a prestar um mau serviço.

13,5ºC estaveis, para variar.

Interessante, mas ao mesmo tempo algo estupido, portanto confirma-se que o wunderground retira determinadas estações por achar que os dados estão errados.
O membro Whortas tambem tem reportado essa situação com as estações dele junto ao vale do Lis, acho que esta situação é nova, não me lembro de acontecer em anos anteriores... está percebido o motivo pelo qual a estação de Seiça volta e meia desaparece do mapa, curiosamente sempre à noite. Nem com vento nulo, topografia acidentada, céu limpo entendem que os dados são crediveis...que falha, estão a prestar um mau serviço.
Ele agora têm uma espécie de critérios de qualidade, em que basta que uma determinada estação esteja a registar um valor muito diferente das estações próximas ou haja uma descida muito rápida da temperatura, o que acontece facilmente com inversões térmicas, para a estação ser retirada do mapa temporariamente. Só consegues aceder aos dados da estação se tiveres o link.
Já tinha reportado esta situação há uns tempos no tópico de wunderground.

Noite francamente mais fresca e húmida que as anteriores. Sigo com apenas 12,8 graus e 83% de humidade!
Durante o dia predominou a nebulosidade alta com alguma poeira no ar e a temperatura máxima foi mais baixa, ficando-se nos 17,9 graus. Já a mínima também foi mais baixa: 12 graus
Vento fraco a moderado, tornando-se nulo agora para a noite, o que tem potenciado a inversão embora em descida lenta.