Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Duarte Sousa 1 Dez 2017 às 00:39.

1. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    A análise de superfície das 00:00 mostra o que já se podia suspeitar nas imagens de radar: dupla frente fria, sendo a primeira mais concentradamente activa.

Interessante o núcleo depressionário satélite de "Ana", a formar-se a NW da Galiza.

2. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Boas,

Apesar de nada de grave ter acontecido, acabei por sofrer bem com a chegada da "Ana" pelas 24h.
    Estava em casa de um familiar que mora mesmo à minha frente e vejo uma chapa de metal do tamanho de uma porta, a cair literalmente em cima do meu quintal.
    A chapa, foi empurrada pelo vento contra a marquise da minha vizinha de cima e acabou por lhe partir o vidro ou seja, a chuva forte entrou-lhe pela casa dentro e fiquei com o quintal cheio de vidros por todo o lado. Os bombeiros, vieram tomar conta da ocorrência e repararam que os cabos da NOS aqui do prédio, acabaram também por ceder ficando suspensos no meio do corredor entre os dois edifícios.
    Enfim, ninguém se magoou e isso é o mais importante mas apesar da minha Estação ter registado apenas rajada máxima de 66km/h, o vento que provocou isto no topo do prédio quase de certeza que a olho rondou os 100/110km/h. Foram apenas 5 minutos de Temporal à moda antiga, não quero imaginar se fosse 1h.

O acumulado, está a ir perfeitamente de acordo com as previsões de alguns dos modelos com 26,7mm actuais. Destaque para o "tombo" da temperatura agora com 11,5ºC.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. AJJ

AJJ
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Nov 2015
    Local:
    Avenidas Novas, Lisboa
    Não dormi nada, durante a noite ouvi 3 estrondos e vidros a partir.

TekClub, StormRic, Thomar e 1 outra pessoa gostaram disto.
  4. celsomartins84

celsomartins84
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Jan 2014
    Local:
    Alfeizerão; Nazaré; Copenhagen
    Bom dia.. acordei ás 06:30 com um aguaceiro fortíssimo e uma ventania dos diabos!! Assim que parou de chuver vi um relâmpago enorme e um trovão bem audível!

Enviado do meu Samsung S6 através de Tapatalk

5. Zulo

Zulo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    7 Set 2014
    Local:
    Benfica
    Amadora-Venteira:

Ao acordar pelas 05h00, fui ao terraço ver como estavam as coisas:
    a reter: temperatura pelas 05h10 de 9,2ºC com vento fraco e rajadas de vez quando deviam rondar os 40 km/h(o telemovel não é fiável para medir,mas é o que há por enquanto).

O relvado que tenho no telhado não virou nem voou, o que significa que foi bera mas suportável este evento.

Agora já no Jamor, tenho 11ºC e vento com fartura,algumas árvores caídas pelo caminho,muitas ficaram sem folhas,muito lixo no chão. Noite de Inverno portanto,nada por aí além nem em chuva nem em vento,cheguei a ir para escola a pé com tempo pior que este(já lá vão uns anos valentes :D ),e que falta fazia(menos o vento, algo que pelos vistos e devido a estes tempos de seca que tivemos o pessoal facilitou um pouco na minha opinião).

6. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)
    Bom dia.
    Este evento ainda rendeu 30.5mm, que caíram muito rapidamente, e foram mais ou menos bem divididos entre ontem e hoje.
    Vento muito forte enquanto durou, o que, combinado com a chuva forte, foi um belíssimo white noise para adormecer... :)
    Por agora, céu pouco nublado, ainda algum vento e alguma sensação de frio, com os 10.7ºC que se vão sentindo.

7. srr

srr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Jan 2012
    Local:
    Abrantes
    Boas,

Por aqui - Abrantes

Houve 1 min de tempo agressivo as 23h58 , mas "normal", sem estragos.

Precipitação do evento 50mm o que foi bom, finalmente áh cursos de agua a correr.

StormRic e joselamego gostaram disto.
  8. AJJ

AJJ
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Nov 2015
    Local:
    Avenidas Novas, Lisboa
    Acabei de dar uma volta de reconhecimento, paragens destruidas. Lojas com vidros partidos arvores e sinais caidos alguns em cima de carros.

Ha paragens de autocarro que ate os ferros da estrututa soltaram se e estão pendurados.

9. André Filipe Bom

André Filipe Bom
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Ago 2017
    Local:
    Coruche/Azervadinha/Couço
    Bom dia, sim foi finalmente um belo evento, entre as 00h e as 00:20h foi um autêntico temporal muito vento sempre forte e muita chuva, o rain rate chegou aos 147.6mm/h, fui á janela parecia um furacão, total deste evento vai em 28,6mm, ainda é preciso muito e muito.

10. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    Olá bom dia a todos, sou novo por aqui e sou fanático por tempestades. Desde Agosto de 2016 que acompanho este fórum e graças a ele ganhei ainda mais entusiasmo pela meteorologia, sendo que me decidi tornar membro e compartilhar todos os meus registos que obter com os vossos

TekClub, StormRic, Teya e 7 outras pessoas gostaram disto.
  11. Brites

Brites
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Pombal, Leiria
    Rapazes e Raparigas só tenho a dizer que as 6h30 cai um balde água lá dos céus...ou foi o canhão da Nazaré que se mudou para Pombal...credoooo

12. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Pouco antes da meia-noite foi o pico forte do vento, e da chuva, depois disso foi um período de acalmia.
    Fui á rua já passava um pouco da meia-noite e ainda vi alguns clarões dos relampagos.
    A luz aguentou-se sempre sem nunca falhar sequer.
    Durante a mdrugada ainda caiu uns aguaceiros fracos, até que o dia acordou com o sol tímido e com o céu pouco nublado.~
    Não registo danos aqui na minha área envolvente, apenas ramos soltos de oliveiras, que estavam espalhados pelos terrenos dos vizinhos, e vieram para a estrada.
    O acumulado creio que não devia ter ultrapassado os 25mm.

13. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m) / Lisboa (60m)
    Não houve trovoada associada à frente mas sim vários estragos em linhas de distribuição de electricidade devido ao vento muito forte que causaram flashes em alguns locais devido a curto-circuitos. Provavelmente foi isso.

14. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    Bom dia, após uma madrugada chuvosa e muito ventosa, sigo com céu nublado e algumas abertas com aguaceiros a aproximarem-se de noroeste.
    Sigo com 13,5ºC e 66% de HR.

15. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Bem vindo !
    Também adoro tempestades e sobretudo a neve !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

StormRic e RStorm gostaram disto.

Partilhar esta Página