Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Fiz um mapa um bocado amador das zonas potencialmente mais frias da área suburbana de Lisboa, tendo em conta o relevo:

IbzwDba.png


Basicamente zonas das ribeiras e vales.
Infelizmente não há uma única estação na rede netamo nem na rede WU nestas zonas.

T. atual: 4,5ºC
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Fiz um mapa um bocado amador das zonas potencialmente mais frias da área suburbana de Lisboa, tendo em conta o relevo:

IbzwDba.png


Basicamente zonas das ribeiras e vales.
Infelizmente não há uma única estação na rede netamo nem na rede WU nestas zonas.

T. atual: 4,5ºC

Julgo que alguns desses vales antigamente teriam temperaturas um pouco mais baixas, pois não havia a actual construção massiva nos topos desses mesmos vales.
Por vezes o edificado a meio de encostas e no topo de cumes, formam um obstáculo ao ar frio, ainda que ele surge sempre de outros pontos.

Lembro-me em tempos de fazer registos perto da casa de familiares numa aldeia em Mafra, isso acontecia, tinha que me afastar escassos metros da parte da encosta com casas e havia logo mais frio/geada.
_________

Extremos térmicos: 5,0ºC / 12,2ºC

No Pisão os extremos térmicos devem ter rondado isto: -2,0ºC / 13ºC

Tão perto, mas tão longe ao mesmo tempo. A climatologia é lixada.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Julgo que alguns desses vales antigamente teriam temperaturas um pouco mais baixas, pois não havia a actual construção massiva nos topos desses mesmos vales.
Por vezes o edificado a meio de encostas e no topo de cumes, formam um obstáculo ao ar frio, ainda que ele surge sempre de outros pontos.

Lembro-me em tempos de fazer registos perto da casa de familiares numa aldeia em Mafra, isso acontecia, tinha que me afastar escassos metros da parte da encosta com casas e havia logo mais frio/geada.
.

Sim, concordo plenamente. Daí que se houvesse uma estação no vale do Jamor aqui em Belas de certeza que tinha leituras negativas.

Por aqui, vento nulo, 3,3ºC e contínua a descer :D
 

vortex

Cirrus
Registo
24 Dez 2015
Mensagens
78
Local
Brejos de Azeitão
Boas! Sigo com 6,6ºC depois de uma máxima de 13,9ºC e de uma mínima de 0,1ºC por volta das 7.40h .Pressão em 1030,8hpa e Humidade nos 72%.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite,

Mais uma máxima baixa, fruto do vento moderado que se fez sentir durante a tarde: apenas 10,6ºC.

De momento sigo com 4,9ºC, em queda lenta. Mais uma noite agradável. :D
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Fiz um mapa um bocado amador das zonas potencialmente mais frias da área suburbana de Lisboa, tendo em conta o relevo:

IbzwDba.png


Basicamente zonas das ribeiras e vales.
Infelizmente não há uma única estação na rede netamo nem na rede WU nestas zonas.

T. atual: 4,5ºC

Pois eu estou mesmo nessa faixa que passa pelo Olival Basto e realmente a temperatura que eu meço aqui junto à encosta, por vezes é bem diferente da temperatura ali junto às hortas do Olival ou mesmo do outro lado da auto-estrada, já na Póvoa junto à ribeira. Gostava de saber mais para poder contribuir mais nesse sentido e que valesse a pena investir em melhor equipamento para o poder fazer.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O incrível congelador que é Seiça apenas 7 km da minha terra já vai marcando -2.5, a par de alvega ( perto de Fátima) são os congeladores do concelho de Ourém então em alvega é tão agressiva que nesta altura a estrada parece uma pista de gelo.

A protecção civil de Ourém costuma e bem fechar a estrada de Alvega, não a fechou?