Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017

Fiz um mapa um bocado amador das zonas potencialmente mais frias da área suburbana de Lisboa, tendo em conta o relevo:

IbzwDba.png

Basicamente zonas das ribeiras e vales.
Infelizmente não há uma única estação na rede netamo nem na rede WU nestas zonas.

T. atual: 4,5ºC

Fiz um mapa um bocado amador das zonas potencialmente mais frias da área suburbana de Lisboa, tendo em conta o relevo:

IbzwDba.png

Infelizmente não há uma única estação na rede netamo nem na rede WU nestas zonas.

Julgo que alguns desses vales antigamente teriam temperaturas um pouco mais baixas, pois não havia a actual construção massiva nos topos desses mesmos vales.
Por vezes o edificado a meio de encostas e no topo de cumes, formam um obstáculo ao ar frio, ainda que ele surge sempre de outros pontos.

Lembro-me em tempos de fazer registos perto da casa de familiares numa aldeia em Mafra, isso acontecia, tinha que me afastar escassos metros da parte da encosta com casas e havia logo mais frio/geada.
_________

Extremos térmicos: 5,0ºC / 12,2ºC

No Pisão os extremos térmicos devem ter rondado isto: -2,0ºC / 13ºC

Tão perto, mas tão longe ao mesmo tempo. A climatologia é lixada.

Última edição:
Julgo que alguns desses vales antigamente teriam temperaturas um pouco mais baixas, pois não havia a actual construção massiva nos topos desses mesmos vales.
Por vezes o edificado a meio de encostas e no topo de cumes, formam um obstáculo ao ar frio, ainda que ele surge sempre de outros pontos.

Lembro-me em tempos de fazer registos perto da casa de familiares numa aldeia em Mafra, isso acontecia, tinha que me afastar escassos metros da parte da encosta com casas e havia logo mais frio/geada.
.

Sim, concordo plenamente. Daí que se houvesse uma estação no vale do Jamor aqui em Belas de certeza que tinha leituras negativas.

Por aqui, vento nulo, 3,3ºC e contínua a descer :D

Boas! Sigo com 6,6ºC depois de uma máxima de 13,9ºC e de uma mínima de 0,1ºC por volta das 7.40h .Pressão em 1030,8hpa e Humidade nos 72%.

Boa noite,

Mais uma máxima baixa, fruto do vento moderado que se fez sentir durante a tarde: apenas 10,6ºC.

De momento sigo com 4,9ºC, em queda lenta. Mais uma noite agradável. :D

IbzwDba.png

Pois eu estou mesmo nessa faixa que passa pelo Olival Basto e realmente a temperatura que eu meço aqui junto à encosta, por vezes é bem diferente da temperatura ali junto às hortas do Olival ou mesmo do outro lado da auto-estrada, já na Póvoa junto à ribeira. Gostava de saber mais para poder contribuir mais nesse sentido e que valesse a pena investir em melhor equipamento para o poder fazer.

O incrível congelador que é Seiça apenas 7 km da minha terra já vai marcando -2.5, a par de alvega ( perto de Fátima) são os congeladores do concelho de Ourém então em alvega é tão agressiva que nesta altura a estrada parece uma pista de gelo.

A protecção civil de Ourém costuma e bem fechar a estrada de Alvega, não a fechou?