Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bem vindo !
Também adoro tempestades e sobretudo a neve !


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Obrigado
Gosto da neve, mas prefiro mais as tempestades relacionadas com trovoadas fortes e células convectivas, que é coisa rara de acontecer aqui na minha zona :lol:
 


WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Bom dia,

Ontem cerca das 23h30 faltou a luz, situação que se prolongou até meio da madrugada, o que impossibilitou que pudesse colocar aqui informações acerca da evolução da situação. Minutos após a luz ter faltado, registo do aumento do vento e da chuva, que durante alguns minutos e de forma contínua foram bastante fortes, correspondendo então à passagem da tal linha de instabilidade. Posteriormente a situação acalmou.

Registos de precipitação acumulada (10 de Dezembro)

Estação PROCIV Torres Vedras (cidade): 22,1 mm.

Estação da rede SNIRH localizada em Sobral da Abelheira (Mafra): 15,2 mm.
________________________________

No que se refere ao dia de hoje, o mesmo segue agora com céu parcialmente nublado, algum sol e vento fraco.

Precipitação acumulada, até ao momento, na estação PROCIV Torres Vedras (cidade): 9,91 mm.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)




As cheias causadas pela chuva forte desta madrugada, arrastaram as cinzas e ramos das árvores queimadas dos incêndios de outubro no rio Alva.

Na praia fluvial de Avô, concelho de Oliveira do Hospital, são bem visíveis os estragos causados por esta situação que já era esperada.

A ribeira de Pomares que desagua no Alva em Avô também arrastou detritos dos fogos.

O rio Alva é um afluente do Mondego.
www.centrotv.pt

Fotos: Ana Campos Lencastre

Por aqui a chuva que caiu apenas deu parar as valas que drenam as águas das estradas, levarem alguma água, mas já estão secas novamente, agora para os ribeiros "acordarem" ainda tem de chover muito mais, pois os terrenos, ainda estão aguentam muito mais água.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Observando a sequência de imagens de radar, identifica-se, em localização, essa quebra com uma zona sem precipitação, situada antes da frente, quando esta ainda se encontrava sobre o oceano. Curiosamente a quebra, no momento da chegada à costa de Sintra também se localiza relativamente perto da estação da Praia Grande (a quebra entrou por Santa Cruz), onde se registou a intensidade máxima de vento de 140 Km/h. Por outro lado, esta frente apresentava várias destas "quebras" ao longo do seu desenvolvimento, sobre o oceano, pelo que não creio que se possa atribuir o fenómeno a uma interacção com o terreno. Já o fenómeno da rajada na Praia Grande pode ser produzido pela interacção com a serra. Poderá ser interessante investigar a distribuição espacial dos danos locais na zona da Praia Grande: 140 Km/h deixam com certeza uma marca.

Mandei mensagem ao beachcam.pt , proprietários da referida estação, a questionar mais pormenores, como por exemplo estragos na zona da praia Grande.
Entretanto a estação, ficou off, foi uma brutalidade a velocidade de vento foi aos 117 km/h com duas rajadas uma de 138 km/h e outra de 140 km/h.
 

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Bom dia, deixo aqui a animação das imagens de radares (com algumas falhas pelo meio) do dia de ontem.

giphy.gif


source.mp4