Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais alguns aguaceiros caíram desde as 15:00. O acumulado vai nos 13,7 mm.
O mês segue com 14,1 mm, 11% do valor normal. :rain:
Mais chuva está prevista para o restante dezembro. E em janeiro vamos ter provavelmente um NAO, com isso muita chuva.
Parece que este ano hidrológico está bem encaminhado, ao contrário do dos anos anteriores. :D
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais um aguaceiro forte... Está muito frio.
b33a0c018a78ed59ebcf593fd4be2251.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Por aqui também foi igual, períodos de aguaceiros principalmente durante a manhã, já de tarde foi o vento moderado que marcou presença, e bastante desconfortável, em termos de temperatura.
O diospireiro é de facto é uma árvore interessante, pois fica completamente "nu", e lá continua com os seu frutos, ao longe até parecem uma árvore de natal, enfeitada com bolas.
Tenho aqui um dióspireiro também, e ainda tem uns quantos em cima, mas o problema é que agora demoram muito tempo amadurecer, quando eles já estão quase maduros, trago-os para casa e depois deixo-os ao sol, mas mesmo assim demoram muitos dias.



Pois as aves também os adoram, por vezes deixam já só a parte exterior pendurada, mas eu não fico chateado com isso, aliás é sinal que eles gostam das minhas frutas, e acaba por ser também uma forma de os atrair.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Por aqui também foi igual, períodos de aguaceiros principalmente durante a manhã, já de tarde foi o vento moderado que marcou presença, e bastante desconfortável, em termos de temperatura.
O diospireiro é de facto é uma árvore interessante, pois fica completamente "nu", e lá continua com os seu frutos, ao longe até parecem uma árvore de natal, enfeitada com bolas.
Tenho aqui um dióspireiro também, e ainda tem uns quantos em cima, mas o problema é que agora demoram muito tempo amadurecer, quando eles já estão quase maduros, trago-os para casa e depois deixo-os ao sol, mas mesmo assim demoram muitos dias.
O diospireiro é das minhas árvores preferidas. Na foto não se nota, mas tenho até agora 5 variedades diferentes mas vou ter no total 10. Adoro dióspiros, quer os duros quer os moles! E quando as folhas ficam bem vermelhas são lindas! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O diospireiro é das minhas árvores preferidas. Na foto não se nota, mas tenho até agora 5 variedades diferentes mas vou ter no total 10. Adoro dióspiros, quer os duros quer os moles! E quando as folhas ficam bem vermelhas são lindas! :D

Eu só tenho um dióspireiro, que é dos moles, mas chega para o consumo de casa, e ainda para oferecer ao vizinhos, é uma das poucas frutas que eu particularmente não gosto muito, acho-os demasiado mole.
É verdade as folhas são lindas quando estão nesse tom, e ainda para mais fazem um solo verdadeiramente óptimo por debaixo da árvore, muito rico em termos de húmus.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu só tenho um dióspireiro, que é dos moles, mas chega para o consumo de casa, e ainda para oferecer ao vizinhos, é uma das poucas frutas que eu particularmente não gosto muito, acho-os demasiado mole.
É verdade as folhas são lindas quando estão nesse tom, e ainda para mais fazem um solo verdadeiramente óptimo por debaixo da árvore, muito rico em termos de húmus.
Podem-se congelar ainda durinhos... fazem um gelado óptimo. Cá em casa adoramos por isso não sobra nenhum, mas no futuro quero fazer vinagre de dióspiro.

Edit: Aqui as aves também comem bastantes dióspiros...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Podem-se congelar ainda durinhos... fazem um gelado óptimo. Cá em casa adoramos por isso não sobra nenhum, mas no futuro quero fazer vinagre de dióspiro.

Edit: Aqui as aves também comem bastantes dióspiros...

Olha aí estão 2 boas ideias, para transformar um fruto tão perecível, aliás os dióspiros rijos vieram dar muita força á comercialização desta fruta, pois caso contrários os outros é quase impossível, pois ficam logo danificadas, quanto muito dá para colher no próprio dia, e vender logo de seguida.
Mas quando a produção é suficiente chega para as pessoas e para as aves.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Tarde fria e bem desagradável, típico destes pós-frontais :cold:
Houve alguns aguaceiros fracos nos arredores, mas por aqui apenas passou um de raspão que nem chegou a acumular.
O vento é que tem soprado bem e com algumas rajadas fortes ao longo da tarde.

Extremos de hoje:
Mínima (e atual): 11,5ºC
Máxima: 16,0ºC (3:30)
Acumulado: 5,1 mm


T. Atual: 11,5ºC
HR: 71%
Vento: NW / 13 Km/h

 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Olá @Sanxito
Eu não vivo em Corroios, vivo na Marisol, mas a casa dos meus pais fica no Alto do Moinho, na zona perto da Quinta do Marialva, ao pé de uma rotunda larga, deve saber onde é. :)
É bom saber que tenho vizinhos no fórum.
____________
ATUALIZAÇÃO: Chuva neste momento na Charneca. :rain:
Boa noite.
Conheço perfeitamente, e assim já entendo as mínimas mais baixas que as minhas. Eheh. Aquela zona arrefece bem.

Por agora, sigo com 9.3°c e 91%HR.
O acumulado está nos 5.6 mm. Os aguaceiros fizeram excelentes pontarias, grande parte passou perto mas ao lado.
Tmin. 9.1°c (21:58)
Tmax. 16.5°c (01:57)
Vento max. 35 Km/h SE

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
O dia de hoje foi uma autêntica rega.
Depois da última mensagem que fiz, choveram mais 0,3 mm na Charneca, o que faz com que este evento tenha tido um acumulado de 14 mm, sendo de 2,8 mm até à meia-noite e de 11,2 mm da meia-noite até agora.:viva:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 15,5°C
Mín: 8,0°C (Às 20:40)
Prec: 11,2 mm :rain:

Corroios
Máx: 14,8°C
Mín: 8,7°C

Agora sigo com 9,1°C e céu pouco a muito nublado.