Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde,
Por cá foi mais um dia ameno, identico ao de ontem, e de manhã cedo, ainda apetece levar um casaco, mas por volta da hora de almoço, já não se aguenta vestido.
Enquanto a chuva não regressa, temos o orvalho nocturno, que deixa uma velente carga de água, nas ervas e no solo, e por vezes e em locais mais sombrios, nem sequer enxuga.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

11,8 graus.

Hoje na volta da praxe, fiquei parvo com o que vi.
Muitas nascentes que entretanto rebentaram.
Lagoa azul practicamente no máximo. É pena não existir novamente uma estação online no Linhó, é sem duvida uma zona chuvosa.
Estou curioso com a vertente norte, já que a sul como se vê está com muita água.












Esta água que se vê, julgo que sai das fissuras no paredão da lagoa azul...

Agua a brotar

Ribeira da Atrozela, precisamente agua que vem da lagoa azul.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,068
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
De volta à Charneca, sigo com 11,0°C e céu limpo. :)

Nos últimos dias as temperaturas foram estas (em graus Celsius):

- Domingo: 17,2/14,1
- Segunda: 15,1/11,3
- Véspera de Natal: 16,6/9,7
- Dia de Natal: 19,4/10,1 :calor:

Hoje está a ser um dia diferente de muitos. A máxima ocorreu à meia-noite, depois da passagem duma frente quente durante a noite, trazendo alguma nebulosidade. :( Após a passagem da frente dissipada, a temperatura caiu rapidamente. :cold:

O nevoeiro dos últimos dias deu um acumulado de 0,9 mm aqui para a zona. Dado o mês como terminado, o acumulado mensal segue nos 71,6 mm, abaixo da média mas, mesmo assim, o melhor acumulado mensal em dezembro desde 2013. O ano civil por aqui superou os 500 mm e segue com 500,7 mm (71% do valor normal) e o ano hidrológico segue com 242 mm, ou 79% do valor normal. :rain:
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,978
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Um furo frio e um furo quente (+/- 25 km).
Pensei que tinha um problema com a sonda, o meu SHT75 "Made Toby" confirma o t°, para ter 100% de certeza que retirei uma terceira sonda (RC-51H) está correcto. :eek:
Eu nunca vi uma diferença tão grande do meu vizinho do norte. ;)

2019-125.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,677
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Aqui pelo Sul do Ribatejo tivemos nevoeiro ao início da manhã que entretanto já dissipou. Por agora o Sol vai brilhando acompanhado no céu por algumas nuvens altas.

De manhã quando estava a vir para Coruche o carro marcava 5ºC, estava fresco mas nada fora de normal.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa inversão hoje, o auriol registou 3,3 graus às 9horas no Pisão.
Saí de Alcabideche com uns 11 graus, portanto foi uma bruta inversão a 1 km de distância.

@PaulusLx sabias que recuperaram uma fonte de 1887 na serra? A caminho da Peninha depois da fonte e miradouro, tens aquela subida ingrime na estrada principal, fica aí perto.
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O dia começou novamente com nebulosidade alta, mas a partir do meio da manhã limpou gradualmente.
Apesar da temperatura estar mais alta que ontem, sente-se que está mais fresco, talvez devido à brisa de leste...

Extremos de ontem: 11,0ºC / 15,3ºC

Mínima de hoje: 8,6ºC
T. Atual: 15,9ºC
HR: 71%
Vento: E / 2,2 Km/h