Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Póvoa, zona alta, nevoeiro, chuva fraca persistente, terrenos lamacentos, tudo a escorrer água embora os acumulados desde que se iniciou a precipitação esta noite não devam passar de 2 a 3 mm.
O ramo quente do primeiro sistema frontal da "Elsa" estará agora sobre o litoral ou já terá mesmo entrado.
FmvShPf.gif


Para contrastar, um time-lapse às 13h de ontem, algumas horas antes de chegarem nuvens da frente:


As nuvens altas em movimento rápido de NNW estavam associadas ao segmento NNW-SSE do lacete do 'jet stream' que envolvia a "Daniel", às 0h de hoje já tendo saído da península para o mediterrâneo ocidental:
sMhKZXC.jpg
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Nova actualização dos avisos do IPMA.
Para hoje quarta-feira, aviso amarelo estendido ao distrito de Leiria relativo ao vento e agitação marítima, e ao distrito de Lisboa relativo apenas à agitação marítima.
Para amanhã, quinta feira, o ipma já colocou Portugal com aviso laranja. Apenas os distritos de Bragança, Viseu, Santarém, Portalegre e Évora permenecem com aviso amarelo.
Sexta-feira já temos avisos. Todos os distritos do litoral a norte de Lisboa, inclusive, com aviso laranja. Santarém Viseu e Vila Real, sem avisos. Todos os outros com amarelo.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
A frente quente que passou nesta madrugada acumulou 3,6 mm. :rain:
Hoje o dia começa com céu nublado e a temperatura atual é de 15,1°C. :)

Podemos dizer que estou um pouco preocupado com a falta de avisos do IPMA aqui para o meu distrito (Setúbal), para a quinta-feira. Ou é porque vem aí algo mau ou é erro do próprio IPMA. Por alguma razão estou inclinado para a primeira possibilidade. :surprise: :pray:
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia,
A frente quente que passou nesta madrugada acumulou 3,6 mm. :rain:
Hoje o dia começa com céu nublado e a temperatura atual é de 15,1°C. :)

Podemos dizer que estou um pouco preocupado com a falta de avisos do IPMA aqui para o meu distrito (Setúbal), para a quinta-feira. Ou é porque vem aí algo mau ou é erro do próprio IPMA. Por alguma razão estou inclinado para a primeira possibilidade. :surprise: :pray:
Tem amarelo para o vento e chuva. Laranja par a agitação marítima, salvo erro

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
A frente quente que passou nesta madrugada acumulou 3,6 mm. :rain:
Hoje o dia começa com céu nublado e a temperatura atual é de 15,1°C. :)

Podemos dizer que estou um pouco preocupado com a falta de avisos do IPMA aqui para o meu distrito (Setúbal), para a quinta-feira. Ou é porque vem aí algo mau ou é erro do próprio IPMA. Por alguma razão estou inclinado para a primeira possibilidade. :surprise: :pray:
Bom dia,
Não vale a pena estares, até porque o evento também será algo normal para esta altura. Temos é de ter as precauções do costume, claro.
Há 1 ano atrás, o único evento significativo de precipitação ocorrido em dezembro originou rajadas de vento superiores a 90km/h na minha zona, caíram várias árvores e houve alguns estragos e nunca houve um único aviso por parte do IPMA. Já quanto à AEMET, não se pôde dizer o mesmo.
______________
O vento vai aumentando de intensidade por Leiria.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Relativamente ao distrito de Lisboa, acho curto que o aviso aponte para rajadas até 90 km/h. Onde vivo isto funciona como terra alta, e estando relativamente próximo do ponto ocidental complica muito em relação ao vento.
O próprio modelo europeu mete rajadas superiores a 100 km/h numa boa área geográfica. Haverá muito convecção o que ainda pode gerar mais vento em sitios muito localizados.
Por exemplo nestes temporais de vento de Outono /Inverno a zona oeste é quase sempre muito fustigada, falo em particular concelhos de Mafra, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Alenquer.
Acredito que eles ainda vão reactualizar avisos.
----
1,5 mm

Vento moderado de sul
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia
Céu encoberto.
Nimbostratus de base a 400 m aproximadamente.
Vento fraco de Sul aqui no meio urbano mas as eólicas giram a boa velocidade.
Pouca água na rua, não tem havido precipitação nas últimas horas.
Algumas pequenas abertas permitem ver o sol.

WNW 12:25
ivkbC2p.jpg


WNW 12:26
lUzcjX5.jpg


ENE 12:27
9HV3beu.jpg


ENE 12:47
aWiQKe2.jpg
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem o céu encobriu totalmente a partir do meio da tarde e caíram alguns aguaceiros fracos à noite, que subiram o acumulado para 0,6 mm.
Hoje sigo com céu nublado e vento moderado de Sul com rajadas. O acumulado segue nos 1,5 mm graças aos aguaceiros que caíram ao longo da madrugada.
Agora o sol vai espreitando... mas mais logo é que vai ser :malandro:

Extremos de ontem: 7,5ºC / 14,8ºC / 0,6 mm

Mínima de hoje: 12,3ºC
T. Atual: 17,9ºC
HR: 77%
Vento: S / 10,8 Km/h