Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje, a manhã começou fresca, e com a primeira geada desta temporada, aqui no vale mais acentuado, da minha terra, ás 9 horas, ainda estava bem visível, pouco depois, logo apareceu o sol, e foi mais um dia soalheiro, igual ao de ontem.
O ribeiro, já corre também, o que já é um bom sinal.
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Noite

O inverno climatológico começa soalheiro e bastante agradável para a época, com céu pouco nublado ou limpo :cool:
As noites têm tido um acentuado arrefecimento, com as mínimas a descerem consideravelmente.
O vento tem soprado fraco de vários quadrantes, sendo com maior incidência o quadrante W.

Ontem: 9,8ºC / 18,1ºC
Hoje: 6,4ºC / 17,5ºC

T. Atual: 12,6ºC
HR: 73%
Vento: SW / 4,3 Km/h
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Depois de uma ausência por motivos de força maior (fui pai :D), estou de volta ao fórum.
Muitos parabéns, felicidades e tudo de bom para vocês :thumbsup: Um grande abraço!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Como sempre o vento a dificultar a descida, aliás a temperatura subiu um bocado.
13 graus.

O vale de Colares vai nos 7 graus.
A miséria de frio é tanta, que somos forçados a destacar tal valor.
Faz esta altura 8 anos que registei -6 graus num vale do concelho de Mafra. Foi impressionante.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite malta,

Boas!

Depois de uma ausência por motivos de força maior (fui pai :D), estou de volta ao fórum.

Depois de uns dias mais Outonais hoje tivemos um dia de Sol e bem ameno, isto na antecâmara de um novo período frio e húmido que começará dentro de poucos dias. :cold::rain:

Muitos parabéns, saúde e felicidades!
Abraço :)

_________________________

Extremos de ontem:
18.9ºC / 11.1ºC
Céu limpo durante todo o dia e tarde bastante amena.


Quanto a hoje, destaco o aparecimento de nebulosidade alta durante a tarde que proporcionou um céu muito bonito ao anoitecer, em tons escarlate e rosado.
Finalmente algum arrefecimento nocturno a fazer jus ao período do ano, com uma mínima inferior a 10ºC, a ausência de vento a isso favoreceu.
Extremos: 18.0ºC / 9.2ºC

A estação de Palhais com mínimas já interessantes nas últimas duas madrugadas, 9.6ºC e 6.1ºC.



Sigo com 11.9ºC e vento fraco a moderado do quadrante leste. Convinha que o vento desaparecesse, caso contrário a mínima vai andar sempre nesta casa dos 11-12ºC.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Hoje pelas 8.00 da matina no ponto mais frio do concelho, vale da Atrozela.
A temperatura ainda foi aos 1,0 graus.
(Este termómetro é fiável, estava muito frio mesmo) Havia geada ténue em algumas ervas. Incrível o potencial daquele vale, da me ideia deve se ao facto do vale ter naquela zona uma transição de perfil, ou seja passa de vale em U para a V, e ar frio acumula que é uma coisa doida. Saí de casa com 10 graus...

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Mínima de 5,6ºC.

Agora sol em abundância, sabe bem estar na janela a sul a 'torrar'. Sem vento praticamente.

É nestas alturas que uma ventoinha no termómetro faz sentido, estação de BCC reportou já 18,3ºC. Algumas estações da Netatmo também a registar 18ºC na zona de Cascais e Sintra.

Aproveitar o sol antes que venha a chuva toda dezembral (e a ISO 0ºC!)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Mínima de 8,5ºC, entre as 7:30 e as 7:55.
A máxima já passou por aqui, 15,6ºC à volta das 13:20, mas mantém-se a temperatura na casa dos 15ºC.

Até ao meio-dia o vento esteve sempre do quadrante NE. Subitamente passou para NW depois de uma curta quase calma de vários rumos.
Sopra agora entre os 10 e 20 Km/h, tendência de aumento mas por enquanto as rajadas não passam dos 24 Km/h.

Durante a noite a rajada máxima, de ENE, foi de 38,6 Km/h pela 1:15.

Nuvens altas.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Depois de uma ausência por motivos de força maior (fui pai :D), estou de volta ao fórum.

Parabéns Miguel :thumbsup: Bem vindo ao clube, é sem dúvida a melhor coisa do mundo :)

Quanto ao tempo, mínima mais baixa deste Outono/Inverno com 5.8ºc :cold: , agora a tarde segue amena e com muito sol, exatamente o oposto do que teremos amanhã pela mesma hora !
Que venha de lá então esses dias de Inverno, e veremos que tem sorte de ver o maravilhoso elemento branco , e não se esqueçam que :semfotos:...

Bom evento a todos pessoal ;)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
N -> NO

03122020.jpg

2020-12-03_17-56-42.jpg