Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Hoje, a manhã começou fresca, e com a primeira geada desta temporada, aqui no vale mais acentuado, da minha terra, ás 9 horas, ainda estava bem visível, pouco depois, logo apareceu o sol, e foi mais um dia soalheiro, igual ao de ontem.
O ribeiro, já corre também, o que já é um bom sinal.

Boa Noite

O inverno climatológico começa soalheiro e bastante agradável para a época, com céu pouco nublado ou limpo :cool:
As noites têm tido um acentuado arrefecimento, com as mínimas a descerem consideravelmente.
O vento tem soprado fraco de vários quadrantes, sendo com maior incidência o quadrante W.

Ontem: 9,8ºC / 18,1ºC
Hoje: 6,4ºC / 17,5ºC

T. Atual: 12,6ºC
HR: 73%
Vento: SW / 4,3 Km/h

Depois de uma ausência por motivos de força maior (fui pai :D), estou de volta ao fórum.
Muitos parabéns, felicidades e tudo de bom para vocês :thumbsup: Um grande abraço!

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Boas,

Como sempre o vento a dificultar a descida, aliás a temperatura subiu um bocado.
13 graus.

O vale de Colares vai nos 7 graus.
A miséria de frio é tanta, que somos forçados a destacar tal valor.
Faz esta altura 8 anos que registei -6 graus num vale do concelho de Mafra. Foi impressionante.

Boa noite malta,

Boas!

Depois de uma ausência por motivos de força maior (fui pai :D), estou de volta ao fórum.

Depois de uns dias mais Outonais hoje tivemos um dia de Sol e bem ameno, isto na antecâmara de um novo período frio e húmido que começará dentro de poucos dias. :cold::rain:

Muitos parabéns, saúde e felicidades!
Abraço :)

Extremos de ontem:
18.9ºC / 11.1ºC
Céu limpo durante todo o dia e tarde bastante amena.

Quanto a hoje, destaco o aparecimento de nebulosidade alta durante a tarde que proporcionou um céu muito bonito ao anoitecer, em tons escarlate e rosado.
Finalmente algum arrefecimento nocturno a fazer jus ao período do ano, com uma mínima inferior a 10ºC, a ausência de vento a isso favoreceu.
Extremos: 18.0ºC / 9.2ºC

A estação de Palhais com mínimas já interessantes nas últimas duas madrugadas, 9.6ºC e 6.1ºC.

Sigo com 11.9ºC e vento fraco a moderado do quadrante leste. Convinha que o vento desaparecesse, caso contrário a mínima vai andar sempre nesta casa dos 11-12ºC.

Última edição:
Boas,

Hoje pelas 8.00 da matina no ponto mais frio do concelho, vale da Atrozela.
A temperatura ainda foi aos 1,0 graus.
(Este termómetro é fiável, estava muito frio mesmo) Havia geada ténue em algumas ervas. Incrível o potencial daquele vale, da me ideia deve se ao facto do vale ter naquela zona uma transição de perfil, ou seja passa de vale em U para a V, e ar frio acumula que é uma coisa doida. Saí de casa com 10 graus...

Mínima de 5,6ºC.

Agora sol em abundância, sabe bem estar na janela a sul a 'torrar'. Sem vento praticamente.

É nestas alturas que uma ventoinha no termómetro faz sentido, estação de BCC reportou já 18,3ºC. Algumas estações da Netatmo também a registar 18ºC na zona de Cascais e Sintra.

Aproveitar o sol antes que venha a chuva toda dezembral (e a ISO 0ºC!)

Boa tarde

Mínima de 8,5ºC, entre as 7:30 e as 7:55.
A máxima já passou por aqui, 15,6ºC à volta das 13:20, mas mantém-se a temperatura na casa dos 15ºC.

Até ao meio-dia o vento esteve sempre do quadrante NE. Subitamente passou para NW depois de uma curta quase calma de vários rumos.
Sopra agora entre os 10 e 20 Km/h, tendência de aumento mas por enquanto as rajadas não passam dos 24 Km/h.

Durante a noite a rajada máxima, de ENE, foi de 38,6 Km/h pela 1:15.

Nuvens altas.

Parabéns Miguel :thumbsup: Bem vindo ao clube, é sem dúvida a melhor coisa do mundo :)

Quanto ao tempo, mínima mais baixa deste Outono/Inverno com 5.8ºc :cold: , agora a tarde segue amena e com muito sol, exatamente o oposto do que teremos amanhã pela mesma hora !
Que venha de lá então esses dias de Inverno, e veremos que tem sorte de ver o maravilhoso elemento branco , e não se esqueçam que :semfotos:...

Bom evento a todos pessoal ;)

N -> NO

03122020.jpg

2020-12-03_17-56-42.jpg