belem
Cumulonimbus
As minhas estão a rebentar
![]()
E as minhas (que estão em Carcavelos) ainda só estão agora a amarelecer.
Só tenho algumas já côr de laranja, mas ainda vai um tempo até ficarem prontas para colher.
Última edição:
![]()
![]()
Queria mais dizer em termos de potencialmente ser um mês chuvoso, como o de 2019.Dezembro de 2019? Dezembro de 2019, até agora, tem sido incomparável a dezembro de 2020. Dezembro de 2019 começou com anticiclone e uma entrada continental até relativamente fraquinha comparando com as de outros anos. Entretanto tivemos a passagem de três depressões: o David, a Elsa e o Fabien (o último, contudo, foi fraquinho e quase só trouxe vento) e, depois do Fabien, tempo bem ameno para o mês em questão e nevoeiros bem frescos a marcar o último dia do mês.
Já este ano tivemos uma entrada de norte logo a começar o mês. Lembro-me que o mesmo ocorreu em dezembro de 2009, no começo do mês, com bastante precipitação a norte (e nada no sul) e bastante frio. Talvez essa seja uma melhor comparação...
A frente quente por aqui rendeu muito pouco - apenas 0,8 mm. Se incluirmos os aguaceiros pós-frontais de madrugada ainda associados à depressão Dora, o acumulado de hoje sobe para os 1,3 mm. O acumulado mensal segue nos 20,4 mm, ou 16% da média mensal.
Charneca de Caparica
Máx: 14,1°C
Mín: 7,1°C
Agora estão 13,3°C e céu pouco nublado, bem quente em comparação com dias anteriores a esta hora!![]()
excesso de água? Estas não são grandes, calibre pequeno mas com aquele gostinho mesmo verdadeiro. Há quem as acharia pouco doces, mas para doce temos outros frutos.
Entretanto, 10,8ºC estagnados aqui, nevoeiro levantou. O vento recuperou valores entre 10 e 15 Km/h e a direcção W, após ter feito uma incursão calma ao quadrante sul durante o nevoeiro.
Bucelas é a estação mais fria nesta altura pelas redondezas, a par de Seiça, com 7,6ºC (Seiça que já tinha visitado as negativas no dia 3, com -1,1ºC, como se podia esperar). Ambas as estações situam-se em zonas baixas relativas ao relevo circundante. E nisto a altitude absoluta é irrelevante, Bucelas está à mesma altitude que Santa Iria (Parque), no entanto esta supera em 3,5ºC neste momento, com 11,1ºC.
E as minhas (que estão em Carcavelos) ainda só estão agora a amarelecer.
Só tenho algumas já côr de laranja, mas ainda vai um tempo até ficarem prontas para colher.