Mínima mais baixa que já registei em Dezembro desde que estou no fórum, por aqui em Belas. Passados uns 3 anos(?) voltam os registos abaixo de 0ºC. Carros congelados.
Mínima: -0,5ºC (acredito que a 1,5m no Jamor tenha mesmo ido a -1,5 a -2ºC).
Geada em maior detalhe:
Nem mexe uma mosca, poste que mede vento lateral na CREL completamente parado. Alguns carros também com dificuldade a iniciar
Manhã fria, mas democraticamente mais fria para quem vive em zonas baixas.
Por aqui (zona alta do Cacém), a mínima ficou-se pelos 5ºC. Muito semelhante ao que se verificou na estação de Belas (a 292 m), para a qual a mínima foi de 4.9ºC.
A diferença de valores com a altitude exibiu hoje proporções avassaladoras. Há pouco estavam 13ºC em Belas e 10ºC na Malveira da Serra, contrastando com 1ºC na zona baixa de Sintra / Colares, e Loures / Santo António dos Cavaleiros.
Por aqui o meu sensor registou uma mínima de 1,6ºC.
Neste momento ainda existe geada em alguns carros, deixo aqui uma foto. Nas lezírias e nesses vales encaixados de Lousa e Bucelas deve ter estado engraçado também
Estação da Bemposta foi até aos -2,8ºC e a do Vale de S. Gião ainda conseguiu chegar aos negativos: -0,2ºC.
Esta estação em Ponte de Lousa ficou-se pelos 0,5ºC, mas também está já colocada a meio da encosta. Acredito que se tivesse sido no fundo do vale teria registado valores bem interessantes.
4,3 °C foi a mínima.
Pelo IPMA, à hora que registei a minha mínima, estavam 2 °C (Tapada da Ajuda). Terá sido pelo facto do meu sensor estar num sítio mais "urbano".