Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Na última hora a chuva intensificou-se e bem. Sigo para já com um acumulado de 9,9 mm. A este ritmo claramente vou ultrapassar os 10 mm hoje que, curiosamente, é duas ou três vezes o que o ECMWF previa para hoje para aqui. :rain:
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Ao final da tarde dei um pulo rápido até ao Cabeço de Montachique na esperança de ver uns farrapos a caírem no vidro do carro antes de se desfazerem, mas após uma viagem com chuva torrencial e vento bastante intenso, cheguei lá já no fim do aguaceiro e acabei por não ver nada do que pretendia.

Ainda assim, as vistas eram magníficas, deixo umas fotos (alguns "erros" junto aos cabos na montagem das panorâmicas), tiradas na companhia de um entusiasta de meteorologia que por lá estava também :D

A temperatura medida no local variou entre os 4,5ºC e os 3,5ºC. O vento era potente, tornando a sensação térmica jeitosa :hehe:

PS - as cores roxas não são artefactos, as nuvens estavam mesmo com estas cores. Apesar de poderem parecer algo exageradas, ao vivo era assim que o cenário estava. É sempre complicado tentar transmitir aquilo que vemos ao vivo para uma fotografia sem que esta pareça exageradamente editada :)


IMG_20201204_165944_2-Pano-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_20201204_170101_2-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_20201204_165922_1-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_20201204_170321-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Segundo o que sei, chuva apenas. Nada de neve para já... :D
___________________
Boas noites,
Por aqui, depois duma manhã que inclusive já fiz referência numa mensagem que curiosamente ninguém viu, a tarde foi ainda mais tempestuosa, não propriamente ao nível do vento mas sim ao nível da precipitação. Aguaceiros fortes sucederam-se, levando o acumulado diário até aos 8,9 mm. A temperatura tem vindo a descer ao longo do dia, mas parece que se estabilizou na última hora nos 7,0°C/7,5°C. A mínima até agora foi de 6,9°C, mas claramente ainda poderá ser menor visto que faltam duas horas para a meia-noite. :cold:
De salientar o granizo que caiu por aqui durante a tarde e um relâmpago que vi a oeste ao início da noite.:surprise:

Charneca de Caparica
Máx: 15,1°C
Mín: 6,9°C (???)
Prec: 8,9 mm
Rajada máxima: 60,5 km/h NO

Estive para lá ir espreitar mais o Lightning e o Sanxito ao final da tarde, mas entretanto não me cheirou. Mas á cota do Formosinho, Castelo dos Mouros ou mesmo no Alto do Picoto, não seria descabido a ocorrência de Sleet ou água-neve.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Estive para lá ir espreitar mais o Lightning e o Sanxito ao final da tarde, mas entretanto não me cheirou. Mas á cota do Formosinho, Castelo dos Mouros ou mesmo no Alto do Picoto, não seria descabido a ocorrência de Sleet ou água-neve.
Que é feito do @Sanxito?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Mais um aguaceiro forte, com 6.4°c Acumulado nos 12.1mm
Por volta das 20.30h fui ao topo da Arrábida quando saí do trabalho , e o sensor do carro marcava cerca de 3°c, alguma água neve mas não mais do que isso, fica para uma próxima

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Estive para lá ir espreitar mais o Lightning e o Sanxito ao final da tarde, mas entretanto não me cheirou. Mas á cota do Formosinho, Castelo dos Mouros ou mesmo no Alto do Picoto, não seria descabido a ocorrência de Sleet ou água-neve.
Água neve por volta das 20.30 /20.45h Rúben, acredito que no Formosinho tenha caído alguma coisa sim, porque acredito que a cota naquele momento andaria pelos 500 a 400mt à vontade! Ai se fosse Janeiro...

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Hoje, com a eventual previsão de neve a cotas relativamente baixas, fui dar um "saltinho" a serra dos Candeeiros para tentar a sorte, alguma chuva e granizo, sim foi algum, o vento nem por isso, nada de especial, consegui medir uns meros 40 km/h, pois a chuva dificultou a medição, claro com a temperatura a rondar os 7º - 5º a medida que ia até a cota mais alta -+ 615 mts, claro que neve só em sonhos hehehe, passei pela Fórnea em direcção a um outro ponto com 589 mts, já de noite, aqui a chuva já quase batia de macio no vidro, estavam +- 4º







de regresso a casa, sempre, sempre chuva, confesso que a vários anos que não fazia uma viagem sempre de baixo de chuva, por vezes forte.

agora aqui em casa, tempo calmo e com 4.3º.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite.

Aqui fica o resumo da visita ao final do dia de hoje ao topo da Serra de Montejunto (a aprox. 650 m).

Saí do Cacém pelas 15:00 com o carro a marcar 6ºC, durante um aguaceiro com granizo à mistura. Depois da passagem deste aguaceiro, já em Lisboa, o sensor marcava 8ºC, valor que se manteve até perto de Alenquer, onde baixou para os 7ºC, e posteriormente para os 6ºC, já na base do Montejunto. À chegada ao topo, pelas 17h, o sensor do carro marcava 4ºC, confirmados pelo sensor Auriol, que marcava 4.6ºC.

(fotos e vídeos de telemóvel, por isso não esperem grande coisa)
VEobCBml.jpg


genstSjl.jpg


Os primeiros dois aguaceiros passaram ao lado, mas fizeram a temperatura caír para os 3ºC. Com a chegada do terceiro aguaceiro, já pelas 18h, a temperatura caiu para os 2ºC e foi nesse momento que o graupel começou a aparecer entre a chuva.

65ATEsDl.jpg


Com o aumento da intensidade do aguaceiro, por fim a temperatura desceu até 1ºC, e foi possível verificar a transição de chuva + graupel para graupel + águaneve e por fim, graupel + águaneve e alguns flocos de neve. Neste primeiro vídeo, o que caía era ainda maioritariamente graupel e pedaços de gelo.



Porém, poucos minutos depois, já foi possível ver claramente alguns flocos de neve a baterem no vidro do carro e a "explodirem". :D



Missão cumprida: ver neve (ou algo semelhante) no distrito de Lisboa. Pelas 19h vim embora. De qualquer forma continuo curioso para saber o que se terá passado depois da minha saída, visto que pelas 20h começou a chover continuamente, com a temperatura a baixar ainda mais. Ninguém dá um saltinho lá acima amanhã de manhã? :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas :cold::rain:

Venho apenas deixar o resumo do dia

15.2ºC (03:09) / 6.5ºC (23:59)
Acumulado: 4.83 mm
Rajada máxima: 76.7 km/h

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISETUBAL5/graph/2020-12-4/2020-12-4/daily
7m8Q1Sq.png


Neste momento cai um aguaceiro, já vai com 2 mm de acumulado, os primeiros do dia, e ainda se esperam mais aguaceiros durante a madrugada.
6.7ºC, vento fraco a moderado de WNW.

Amanhã trabalho da parte da manhã, portanto não vai dar para fazer o acompanhamento nas próximas horas.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Perfeitamente visíveis as cortinas de precipitação na forma sólida, neste pequeno time-lapse.



Referes-te a isto?

8PrzXGF.png


Observa-se com melhor clareza nas fotos que tiraste no Cabeço de Montachique.
Ficaram brutais!