Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

O dia de ontem acabou com uns simpáticos 23,1 mm.:rain:

A mínima foi de 5,3ºC, já próximo da meia-noite, ao fim do dia.

Continuam os aguaceiros, que hoje já fizeram 1 mm.

Acabei de dar uma voltinha de carro pela Arrábida. Sabia que muito dificilmente ia ver alguma coisa, mas fui registar o que por lá se passava. Deixei a zona alta de Sesimbra com 6ºC e chuva moderada, que se manteve até chegar à zona de estrada mais elevada da Serra da Arrábida. Por lá a temperatura do carro desceu até aos 4ºC, e sem dúvida que vi durante cerca de 10 min, com alguma regularidade, algo mais sólido a bater no vidro do carro e a desfazer-se. Uma água-neve misturada na chuva durante os períodos de precipitação mais intensos.

Parque Santa Iria

19,1 mm

Máxima atingida de madrugada: 13,4ºC
Mínima registada cerca das 22h40: 5,1ºC

Rajadas máximas: 80,5 Km/h (16h40) e 78,9 Km/h (16h20).
Esta última durante o período de 5 minutos em que o vento médio atingiu o valor mais elevado do dia: 61,2 Km/h de NW.

aHV4tKu.jpg

Mas a temperatura continua a descer, 4,9ºC registados já depois da meia-noite; 0,5 mm.

Acabei de dar uma voltinha de carro pela Arrábida. Sabia que muito dificilmente ia ver alguma coisa, mas fui registar o que por lá se passava. Deixei a zona alta de Sesimbra com 6ºC e chuva moderada, que se manteve até chegar à zona de estrada mais elevada da Serra da Arrábida. Por lá a temperatura do carro desceu até aos 4ºC, e sem dúvida que vi durante cerca de 10 min, com alguma regularidade, algo mais sólido a bater no vidro do carro e a desfazer-se. Uma água-neve misturada na chuva durante os períodos de precipitação mais intensos.

Caraças, devia ter ido.. mas ainda eram quase 50km e podia ficar a ver navios. Estiveste na estrada que passa junto ao miradouro do Portinho Jorge ?

Caraças, devia ter ido.. mas ainda eram quase 50km e podia ficar a ver navios. Estiveste na estrada que passa junto ao miradouro do Portinho Jorge ?

Sim, subi pelo lado de Sesimbra, na estrada que sobe pelo convento e desci pelas antenas do lado de Setúbal. Não saí da estrada que fica sempre a uma altitude a rondar os 400 m na zona mais alta. A água-neve ligeira começou acima dos 300/350 m e manteve-se até aos 400 m durante um período de aguaceiro mais intenso, depois parou e passou a chuva mais fina. Aos 500 m podia estar um pouco mais interessante, mas neve a sério só acredito acima dos 600/700 m.

Que é feito do @Sanxito?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Quase sem tempo para aqui vir. Vida pessoal, outros projectos etc..

Mais um aguaceiro forte, com 6.4°c Acumulado nos 12.1mm
Por volta das 20.30h fui ao topo da Arrábida quando saí do trabalho , e o sensor do carro marcava cerca de 3°c, alguma água neve mas não mais do que isso, fica para uma próxima

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Eu até á cruz alta em Sintra pensei ir.. mas isto hoje por Almada foi o caos no trânsito. Parece que fiz bem então em não ter subido até lá.

4,4ºC, mínima 2,9ºC cerca das 5h. A essa hora caíu um aguaceiro que acumulou 1 mm. Poderá ter água-neve à mistura, em Bucelas.

5,3 mm

Temperatura a descer aos altos e baixos; o mesmo para a subida da pressão.

Aqui em Parque Santa Iria, 4,3ºC, mínima 3,9ºC.

3,1 mm

Vento oscila entre W e NW (antes e depois de cada aguaceiro), fraco com momentos de calma.

5RCqpzt.jpg

Última edição:
Madrugada de aguaceiros frequentes e fortes. Zero vento - as árvores não mexem nem uma folhinha. Abri as portadas do lado Oeste e estão geladas. Aqui na Ericeira não tenho termómetro mas a temperatura baixou colossalmente nestes dois últimos dias. Agora mais um aguaceiro a cair. E o mar ...?! Enorme e majestoso, está belíssimo. Ouço um som que pode ser actividade eléctrica mas como sou pouco letrada também admito que sejam aviões.