Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
À espera da frente, cujo ramo quente já entrou no Litoral Norte:
n1Q4JUa.gif


Note-se a geração de células no extremo sul da frente fria:
9SGCAte.jpg
W2O0cAC.jpg


EMV7xw0.jpg
gOrMn74.jpg


a5NQkzY.jpg


Aqui pela RLC apenas alguns aguaceiros fracos pré-frontais.

Ao início da tarde, nas imagens captadas pelo satélite Aqua, o sistema frontal é bastante largo e massa de ar pós-frontal tem as características de uma massa de ar polar com várias linhas de instabilidade:
5ULppCG.jpg

O aspecto do pós-frontal é semelhante ao da Dora.
 


Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Dia francamente melhor e mais calmo, começou com céu limpo, aumentando depois a nebulosidade, mas sem chuva até ao final da tarde. Ainda vi cair um aguaceiro moderado pré-frontal pelas 19h!

Vento fraco inicialmente, intensificando para a tarde de SW e está ainda mais forte agora à noite!! Já faz barulho na janela...

Manhã fria, com mínima que desceu aos 8°C. Subiu aos 16°C à tarde, já esteve nos 13°C e está a subir novamente para os actuais 15°C! Ramo quente da frente a entrar
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O aspecto do pós-frontal é semelhante ao da Dora.

É o padrão alveolar típico das correntes polares, embora esta já esteja um pouco modificada, de noroeste, menos fria.

A frente neste momento serpenteia ao largo da costa:
XKPd5qo.jpg


NuFuYYT.jpg


9drRncl.jpg


Às 00h estava assinalada uma linha de instabilidade pré-frontal:
oZtlTXE.gif

P8OD5rB.jpg


Nesta altura a frente tem uma forte organização. No pós-frontal parece haver uma tendência para ciclogénese ou pelo menos uma ondulação frontal.
h3pjy5C.jpg


gKzjus7.jpg


Mesmo no Litoral Norte, a linha de precipitação mais intensa ainda não tinha chegado à costa até às 3h:
6MwIHJj.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Frente em segmentos, quem passar nos intervalos pode ficar decepcionado com menos chuva:
R3jiv7Z.jpg


Mesmo não estando na costa, Santa Iria já tem vento médio entre os 30 e os 40 Km/h, rajada máxima até agora 61 Km/h.
SSW a rodar lentamente para Sul.

1,8 mm desde as 00h; 0,5 mm ontem.

15,1ºC às 2h30, 14,3ºC agora, 79%.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa madrugada!

Pouco antes das 6h00 fui acordado pela chuva torrencial que caía aqui pela Azambuja, uma valente carga! :rain:

Por agora continua a chover mas de forma mais branda.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Frente em segmentos, quem passar nos intervalos pode ficar decepcionado com menos chuva:
R3jiv7Z.jpg


Mesmo não estando na costa, Santa Iria já tem vento médio entre os 30 e os 40 Km/h, rajada máxima até agora 61 Km/h.
SSW a rodar lentamente para Sul.

1,8 mm desde as 00h; 0,5 mm ontem.

15,1ºC às 2h30, 14,3ºC agora, 79%.
Bom dia,

Já não é a primeira vez que desconfio dos valores da estação, sei perfeitamente que é uma zona mais ventosa, mais exposta... Mas... 5.4 mm por aqui até agora.
995c2b53a74ca6400a8fd68e07627236.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Frente em segmentos, quem passar nos intervalos pode ficar decepcionado com menos chuva:
R3jiv7Z.jpg


Mesmo não estando na costa, Santa Iria já tem vento médio entre os 30 e os 40 Km/h, rajada máxima até agora 61 Km/h.
SSW a rodar lentamente para Sul.

1,8 mm desde as 00h; 0,5 mm ontem.

15,1ºC às 2h30, 14,3ºC agora, 79%.
Pois, parece que a minha zona foi atingida por um desses intervalos... :(
Tenho apenas 7,9 mm acumulados até ao momento, devido à frente. Continua a chover, mas de forma muito fraca.
Venha a pós-frontal! Que seja melhor que a frente! :pray: :rain:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Bela rega de madrugada.
14,1 mm acumulados na minha estação de Sintra. Acumulado mensal de 90,5 mm, ultrapassando o do mês passado.
Há muito tempo que não via o leito do Lizandro totalmente preenchido, durante tantos dias seguidos. Hoje ia bem cheio e com uma boa corrente.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Bom dia!

Durante a madrugada não dei por nada, dormi profundamente, mas para não ser acordado pela chuva e vendo as imagens de radar das últimas horas parece que a parte mais intensa da frente não passou por aqui...
Não faltou vento, mas acho que os modelos previam mais chuva! Mas quando a frente se fragmenta é assim. Tudo mais calmo por agora.

Está prestes a entrar o pós frontal, veremos o que rende! Temperatura a descer, 12°C apenas.