Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2021

Chuva torrencial em Peniche

Já se ouviu uns roncos bem fortes e longos. Um parece ter sido uma descarga no mar entre Peniche e a Berlenga.

Tenho um bons 3 cm de altura de água num terraço com 2 ralos e umas escadas para o rés do chão, mas é muita forças de água
17RLLrJ.jpg

Uma frente oclusa pode trazer sempre surpresas e neste caso também as células pré-frontais:
8JmzlVU.gif

qbfR402.gif

5nwvJ4r.jpg

O eco mais forte foi atingido mesmo em frente a Cascais, terá ocorrido algum fenómeno muito localizado ali (downburst, tromba)?
bU5825e.jpg

As células orientadas obliquamente em relação à linha da frente são muito mais produtivas do que numa frente simples que passa rapidamente.
ZZT19ZL.jpg

Repare-se agora no que lá vem, para esta noite, amanhã e depois:
1D9Agi4.jpg

A célula de Peniche teve o maior acumulado, enquanto que a frente esteve melhor na zona de Lisboa, entre as 13h e as 14h:
d1BgP8F.jpg

Edição: aqui na área da Póvoa e Santa Iria tivemos 10,2 mm em Estacal (a meio caminho de Sacavém) e 9,1 mm em Vialonga. Os 3,9 mm em Meteo Santa Iria talvez devam ser revistos, a estação teve um registo estranho em relação à temperatura.

Última edição:
Possível ocorrência de tornado ou outro fenómeno de vento extremo na zona de Salvaterra de Magos.

I8FhJPj.png

Cf4kBqx.png

a foto que meti há pouco era dessa célula e o trovão que ouvi era dela também, depois fui ver e ipma registou descargas nessa zona entre a A13 e a Barragem de Magos, estou a cerca de 10km dessas portagens à entrada dos Foros de Salvatera, a célula aqui passou de raspão a norte

Possível ocorrência de tornado ou outro fenómeno de vento extremo na zona de Salvaterra de Magos.

I8FhJPj.png

Cf4kBqx.png

Um downburst teria uma assinatura de radar mais intensa, os ecos não passaram do laranja, portanto terá sido mesmo um tornado, possível F0/1, dado o estado em que ficaram as árvores.
2KdglOr.jpg
ITIDVyq.jpg
tgoKLfh.jpg
WTwfD4g.jpg
rgWmN1b.jpg
69n59IH.jpg

0lOgX2I.jpg

Última edição:
Deixo-vos aqui apenas uma foto que eu retirei do Facebook da página Foros de Salvaterra-Notícias/PORTUGAL, aquilo foi mesmo um Tornado.

BIdIIIq.png

Última edição:
"Mini tornado" :facepalm:

nBUOTl9.jpg

Fotografias: Hugo Rosário e Direitos Reservados

Última edição:
Boa Tarde

Mais um dia com céu nublado, intercalado por abertas de sol.
Aguaceiros desde o meio da manhã, em geral moderados, rendendo 1,5 mm até agora. O grosso tem passado ao lado.
O vento tem soprado muito fraco de SW, apresentando-se temporariamente com rajadas fortes na passagem das células.
Ontem a mínima desceu até aos
12,6ºC.

Extremos:
11,1ºC / 17,0ºC / 1,5 mm até agora

Vamos lá ver o que o pai natal nos traz para esta noite de consoada :D Só espero que não haja estragos e desassossego :hmm:
Votos de um santo e feliz natal para todos :thumbsup:

T. Atual: 14,9ºC
HR: 76%
Vento: Nulo