Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Choveu intenso por alguns minutos por aqui.
Apesar de não se encontrar estações com acumulados, o facto é que passaram por aí ecos localizados que podem justificar essa precipitação:
Fh9ixdo.png
g2xfI69.png

E no entanto, ainda não estava prevista precipitação tão cedo, apenas para o Norte e depois para amanhã no Centro.

A imagem de satélite e massas de ar é bastante notável pela extensão e largura da banda de nuvens nos vários níveis associada à frente.
W3XmxZR.png

iEPXlKx.gif

Última edição:
Apesar de não se encontrar estações com acumulados, o facto é que passaram por aí ecos localizados que podem justificar essa precipitação:
Fh9ixdo.png
g2xfI69.png

E no entanto, ainda não estava prevista precipitação tão cedo, apenas para o Norte e depois para amanhã no Centro.

A imagem de satélite e massas de ar é bastante notável pela extensão e largura da banda de nuvens nos vários níveis associada à frente.
W3XmxZR.png
O eco verde escuro na segunda imagem e na zona em que estou, na altura até houve uma rajadas a acompanhar.

:palmas: fotos espectaculares! Morando ali naquelas colinas ao fundo nunca vi assim esta neblina rasteira, só o nevoeiro a encher o vale até ao cimo dos montes.
Mas estas vistas assim são incríveis! Usaste um drone?

Obrigado! Sim, foi com drone :p Já o tenho há bastante tempo, tem estado guardado no armário, mas ando a tentar dar-lhe utilidade. Tenho notado que nos dias de inversão térmica por vezes se forma este nevoeiro e tenho lá ido em algumas manhãs tirar umas fotos :)

--

No dia de natal de manhã houve novamente nevoeiro, mas desta vez em muito maior "quantidade" e ocupando uma área bem maior. Fui até ao Bairro do Espinhal Novo, na base do Cabeço da Aguieira, e levantei o drone para mais umas fotos. Devido à proximidade do aeroporto, não consegui avançar sobre o mar de nuvens que se estendia para sul. Ainda assim, foi muito gratificante ter conseguido estas fotografias. Depois acabei por ficar adoentado, tendo passado o dia de ontem no hospital, apenas conseguindo partilhar as fotografias agora.

DJI_0070-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0073-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0076-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0084-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0087-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0090-HDR-2 by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0102-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0107-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0113-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

Boa noite. Entre as 18h30 e as 19h choveu fraco aqui pelo Feijó, o suficiente para molhar um pouco o chão mas não mais do que isso. Foi mais um dia frio, escuro e húmido, onde a máxima não passou dos 10°C. Já perdi a conta aos dias de nevoeiro ou neblina neste outono/inverno.

No dia de natal de manhã houve novamente nevoeiro, mas desta vez em muito maior "quantidade" e ocupando uma área bem maior. Fui até ao Bairro do Espinhal Novo, na base do Cabeço da Aguieira, e levantei o drone para mais umas fotos.
:w00t::palmas:
Imagens fantásticas, nunca tinha visto fotos assim desta zona que já conheço bem. Nem fazemos ideia cá em baixo quando apanhamos com o nevoeiro como a cena é linda vista lá de cima e como dá para perceber a dinâmica deste fenómeno.

Ainda bem que o tiraste do armário, máquina e operador estão de parabéns!

Obrigado! Sim, foi com drone :p Já o tenho há bastante tempo, tem estado guardado no armário, mas ando a tentar dar-lhe utilidade. Tenho notado que nos dias de inversão térmica por vezes se forma este nevoeiro e tenho lá ido em algumas manhãs tirar umas fotos :)

--

No dia de natal de manhã houve novamente nevoeiro, mas desta vez em muito maior "quantidade" e ocupando uma área bem maior. Fui até ao Bairro do Espinhal Novo, na base do Cabeço da Aguieira, e levantei o drone para mais umas fotos. Devido à proximidade do aeroporto, não consegui avançar sobre o mar de nuvens que se estendia para sul. Ainda assim, foi muito gratificante ter conseguido estas fotografias. Depois acabei por ficar adoentado, tendo passado o dia de ontem no hospital, apenas conseguindo partilhar as fotografias agora.

DJI_0070-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0073-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0076-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0084-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0087-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0090-HDR-2 by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0102-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0107-HDR by Duarte Sousa, no Flickr

DJI_0113-HDR by Duarte Sousa, no Flickr
Fantásticas! :w00t:
Espero que te estejas a sentir melhor :thumbsup: e pronto para a próxima rodada! :D

Boas!

Dia frio aqui por Aveiras de Cima, com nevoeiro ate ao final da manhã e com céu encoberto no resto do dia. A máxima no meu sensor foi de apenas 9°C. :cold:

Última edição:
O poente de dia 25:

o1cxOUT.jpg

DgkTpu5.jpg

3i6bHND.jpg

---

Com a chegada do pré-frontal da frente fria, as temperaturas pararam de descer por aqui, estabilizaram por toda a zona nos 8º/9ºC.
Junto à costa um pouco mais altas, entre os 10º e os 12ºC.

Ainda não há acumulados de precipitação pela RLC, e mesmo no Litoral Norte restringe-se a norte do Douro, mas já com valores muito significativos próximos dos 20mm para norte do Rio Lima.
v4D3Nyz.png

Não é claro se o radar dinâmico está a incluir as imagens de Coruche, mas estas não estão disponíveis no radar individual.

A dorsal está ancorada no centro da península e a frente tem pouco movimento, entalada num estreito e pouco pronunciado vale entre as duas zonas de alta pressão.
j2esYW4.gif

Na imagem de satélite de há minutos nota-se o que poderá vir a ser a formação de uma pequena cut-off numa ondulação da frente, ao largo da costa ocidental à latitude da Região Oeste.
EcDdKUT.png

Última edição:
:w00t::palmas:
Imagens fantásticas, nunca tinha visto fotos assim desta zona que já conheço bem. Nem fazemos ideia cá em baixo quando apanhamos com o nevoeiro como a cena é linda vista lá de cima e como dá para perceber a dinâmica deste fenómeno.

Ainda bem que o tiraste do armário, máquina e operador estão de parabéns!
Fantásticas! :w00t:
Espero que te estejas a sentir melhor :thumbsup: e pronto para a próxima rodada! :D

Obrigado a ambos! E sim, já estou a recuperar :)

--

Uma foto do fantástico amanhecer de hoje.

1703797101310-2 by Duarte Sousa, no Flickr

Boa noite

O dia de Natal ficou marcado pelo regresso do tempo nublado e cinzento, situação que se tem mantido até agora.
As temperaturas têm alternado de forma constante, uns dias mais frios outros mais amenos, mas a sensação é de frio.
Zero chuva até agora, apenas ontem me pareceu terem caído uns borrifos no final da tarde, mas sem certeza.
O vento é que praticamente desapareceu há uns tempos, tirando uma brisa ou outra.

Domingo: 4,1ºC / 14,8ºC
Segunda: 6,1ºC / 13,6ºC
Terça: 5,8ºC / 15,9ºC
Quarta: 6,5ºC / 13,1ºC
Quinta: 8,8ºC / 15,0ºC
Hoje: 9,7ºC / 13,8ºC

T. Atual: 11,5ºC
HR: 90%
Vento: NW / 1,1 Km/h

Estado
Fechado para novas mensagens.