Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Choveu intenso por alguns minutos por aqui.
Apesar de não se encontrar estações com acumulados, o facto é que passaram por aí ecos localizados que podem justificar essa precipitação:
Fh9ixdo.png
g2xfI69.png


E no entanto, ainda não estava prevista precipitação tão cedo, apenas para o Norte e depois para amanhã no Centro.

A imagem de satélite e massas de ar é bastante notável pela extensão e largura da banda de nuvens nos vários níveis associada à frente.
W3XmxZR.png


iEPXlKx.gif
 
Última edição:

Meninodasnuvens

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
422
Local
Carvalhais de Baixo, Coimbra
Apesar de não se encontrar estações com acumulados, o facto é que passaram por aí ecos localizados que podem justificar essa precipitação:
Fh9ixdo.png
g2xfI69.png


E no entanto, ainda não estava prevista precipitação tão cedo, apenas para o Norte e depois para amanhã no Centro.

A imagem de satélite e massas de ar é bastante notável pela extensão e largura da banda de nuvens nos vários níveis associada à frente.
W3XmxZR.png
O eco verde escuro na segunda imagem e na zona em que estou, na altura até houve uma rajadas a acompanhar.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,744
Local
Loures
:palmas: fotos espectaculares! Morando ali naquelas colinas ao fundo nunca vi assim esta neblina rasteira, só o nevoeiro a encher o vale até ao cimo dos montes.
Mas estas vistas assim são incríveis! Usaste um drone?

Obrigado! Sim, foi com drone :p Já o tenho há bastante tempo, tem estado guardado no armário, mas ando a tentar dar-lhe utilidade. Tenho notado que nos dias de inversão térmica por vezes se forma este nevoeiro e tenho lá ido em algumas manhãs tirar umas fotos :)

--

No dia de natal de manhã houve novamente nevoeiro, mas desta vez em muito maior "quantidade" e ocupando uma área bem maior. Fui até ao Bairro do Espinhal Novo, na base do Cabeço da Aguieira, e levantei o drone para mais umas fotos. Devido à proximidade do aeroporto, não consegui avançar sobre o mar de nuvens que se estendia para sul. Ainda assim, foi muito gratificante ter conseguido estas fotografias. Depois acabei por ficar adoentado, tendo passado o dia de ontem no hospital, apenas conseguindo partilhar as fotografias agora.


DJI_0070-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0073-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0076-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0084-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0087-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0090-HDR-2 by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0102-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0107-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0113-HDR by Duarte Sousa, no Flickr
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa noite. Entre as 18h30 e as 19h choveu fraco aqui pelo Feijó, o suficiente para molhar um pouco o chão mas não mais do que isso. Foi mais um dia frio, escuro e húmido, onde a máxima não passou dos 10°C. Já perdi a conta aos dias de nevoeiro ou neblina neste outono/inverno.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No dia de natal de manhã houve novamente nevoeiro, mas desta vez em muito maior "quantidade" e ocupando uma área bem maior. Fui até ao Bairro do Espinhal Novo, na base do Cabeço da Aguieira, e levantei o drone para mais umas fotos.
:w00t::palmas:
Imagens fantásticas, nunca tinha visto fotos assim desta zona que já conheço bem. Nem fazemos ideia cá em baixo quando apanhamos com o nevoeiro como a cena é linda vista lá de cima e como dá para perceber a dinâmica deste fenómeno.

Ainda bem que o tiraste do armário, máquina e operador estão de parabéns!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,201
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado! Sim, foi com drone :p Já o tenho há bastante tempo, tem estado guardado no armário, mas ando a tentar dar-lhe utilidade. Tenho notado que nos dias de inversão térmica por vezes se forma este nevoeiro e tenho lá ido em algumas manhãs tirar umas fotos :)

--

No dia de natal de manhã houve novamente nevoeiro, mas desta vez em muito maior "quantidade" e ocupando uma área bem maior. Fui até ao Bairro do Espinhal Novo, na base do Cabeço da Aguieira, e levantei o drone para mais umas fotos. Devido à proximidade do aeroporto, não consegui avançar sobre o mar de nuvens que se estendia para sul. Ainda assim, foi muito gratificante ter conseguido estas fotografias. Depois acabei por ficar adoentado, tendo passado o dia de ontem no hospital, apenas conseguindo partilhar as fotografias agora.


DJI_0070-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0073-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0076-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0084-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0087-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0090-HDR-2 by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0102-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0107-HDR by Duarte Sousa, no Flickr


DJI_0113-HDR by Duarte Sousa, no Flickr
Fantásticas! :w00t:
Espero que te estejas a sentir melhor :thumbsup: e pronto para a próxima rodada! :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O poente de dia 25:

o1cxOUT.jpg


DgkTpu5.jpg


3i6bHND.jpg


---

Com a chegada do pré-frontal da frente fria, as temperaturas pararam de descer por aqui, estabilizaram por toda a zona nos 8º/9ºC.
Junto à costa um pouco mais altas, entre os 10º e os 12ºC.

Ainda não há acumulados de precipitação pela RLC, e mesmo no Litoral Norte restringe-se a norte do Douro, mas já com valores muito significativos próximos dos 20mm para norte do Rio Lima.
v4D3Nyz.png


Não é claro se o radar dinâmico está a incluir as imagens de Coruche, mas estas não estão disponíveis no radar individual.

A dorsal está ancorada no centro da península e a frente tem pouco movimento, entalada num estreito e pouco pronunciado vale entre as duas zonas de alta pressão.
j2esYW4.gif


Na imagem de satélite de há minutos nota-se o que poderá vir a ser a formação de uma pequena cut-off numa ondulação da frente, ao largo da costa ocidental à latitude da Região Oeste.
EcDdKUT.png
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,744
Local
Loures
:w00t::palmas:
Imagens fantásticas, nunca tinha visto fotos assim desta zona que já conheço bem. Nem fazemos ideia cá em baixo quando apanhamos com o nevoeiro como a cena é linda vista lá de cima e como dá para perceber a dinâmica deste fenómeno.

Ainda bem que o tiraste do armário, máquina e operador estão de parabéns!
Fantásticas! :w00t:
Espero que te estejas a sentir melhor :thumbsup: e pronto para a próxima rodada! :D

Obrigado a ambos! E sim, já estou a recuperar :)

--

Uma foto do fantástico amanhecer de hoje.


1703797101310-2 by Duarte Sousa, no Flickr
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Frente agora sobre a zona norte da RLC, acumulados significativos (não muito...) só a norte do Mondego, até às 23h.

Filme desde as 6:20 de ontem, 27, até às 23:10 de hoje, 28.


Dunas de Mira e Cantanhede com os maiores acumulados no mapa IPMA da RLC:
oiO5dBG.png
LgLa38T.png


HNy1I3n.png
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

O dia de Natal ficou marcado pelo regresso do tempo nublado e cinzento, situação que se tem mantido até agora.
As temperaturas têm alternado de forma constante, uns dias mais frios outros mais amenos, mas a sensação é de frio.
Zero chuva até agora, apenas ontem me pareceu terem caído uns borrifos no final da tarde, mas sem certeza.
O vento é que praticamente desapareceu há uns tempos, tirando uma brisa ou outra.

Domingo: 4,1ºC / 14,8ºC
Segunda: 6,1ºC / 13,6ºC
Terça: 5,8ºC / 15,9ºC
Quarta: 6,5ºC / 13,1ºC
Quinta: 8,8ºC / 15,0ºC
Hoje: 9,7ºC / 13,8ºC

T. Atual: 11,5ºC
HR: 90%
Vento: NW / 1,1 Km/h
 
Estado
Fechado para novas mensagens.