Boa tarde,
Tal e qual como eu previa, a temperatura não desceu muito mais durante a noite. A massa de ar mais húmida trouxe nevoeiro espesso, que acumulou 0,3 mm, e a temperatura mínima de 6,4ºC foi atingida por volta das quatro da manhã.
Entre as 13:30 e as 14:30, a temperatura e o vento mudaram completamente com a passagem da frente quente. A temperatura subiu rapidamente dos 11,7ºC para os 14,9ºC, o vento mudou de direção e intensificou-se e a pressão atmosférica entrou em queda livre, seguindo nos 1013 hPa neste momento. Os modelos para esta noite preveem entre 8 a 10 mm por aqui, veremos no que dá!
Parece estar agora quase em cima da linha de costa a frente fria:
Uma vez que a frente quente assinalada nesta carta de análise às 18:00 já terá passado. Aliás sentiu-se a subida de temperatura ou pelo menos a estabilização contrariando a descida pelo cair da noite.
O gráfico da Gago Coutinho é exemplo, sem haver uma mudança de massa de ar não se poderia esperar que a temperatura continuasse a subir depois do pôr-do-sol e depois estabilizasse (já dentro do sector quente).
Na zona oriental de Lisboa a chuva não foi apenas décimas e por acaso levei com ela em cima, só por acaso, claro...
Para já a precipitação acumulada segue nos 2,3 mm, muito abaixo daquilo que estava modelado. Sem o radar é um bocadinho difícil perceber o que aí vem, portanto a única solução é esperar para ver o que acontece...
Por outro lado é preciso salientar que o vento está bem intenso, com rajadas de até 40 km/h neste momento. A pressão atmosférica também continua a cair com alguma intensidade, portanto a frente ainda está por passar.
Chove com alguma intensidade há cerca de 2 horas acompanhada por vento moderado com algumas rajadas fortes. Julguei que a frente chegaria aqui mais enfraquecida.