Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
e rotunda fechada na antiga minabela na reboleira.

andaimes de um predio em obras a soltarem-se.

E uma cabine telefónica também voou.

Por aqui o vento continua algo intenso mas já não tanto, penso que a situação já esteja acalmar.

Muito pouco impacto na zona do Linhó, Sintra, pressão a subir (1000hpa), temperatura a descer conforme esperado (13ºC), humidade moderada (77%), precipitação em 24h 11mm, vento virou de S/SW para nortada, estou sem velocidade do vento pois o anemómetro ou a respectiva cablagem entregou a alma ao criador, já tratei de 2 RJ11 uma das quais em cima do telhado, mas vou ter de resolver o problema com grandes meios, as RJ11 não se fizeram para estar no exterior...
O vento que se sente por aqui é forte mas as rajadas não passam dos 60-70km/h, e a velocidade média não estará fora da casa dos 30-40km/h, estando agora a abrandar. Nada que as nortadas de Outono não tenham ultrapassado.
Já vi muito pior.:rain:

Já experimentei de água e de areia, no Guincho, ao passar de descapotável... aí o pior foi limpar. Mas ficam sempre histórias para contar.:rolleyes:

Já agora, a minha estação é uma agora obsoleta Lacrosse WS2305-11. Calcanhar de Aquiles: anenómetro (vou no segundo) e cablagem, o alcance rádio é inutilizável, a interface série um problema interessante, pois não tem terra. Utilizo-a em Linux Ubuntu Karmic+wine. Crasha pouco mas tem uma memória limitadíssima.

e fica ainda o registo de mais 2 fotos
image-6086_4B894066.jpg

image-F458_4B894066.jpg

Com a pressão a subir a um ritmo fantastico, parece que o pior já passou!
Danos junto a minha casa:
10 pinheiros derrubados, algumas telhas pelo ar e claro luz electrica em falta à duas horas uma vez que, os postes aqui perto foram derrubados. Para mim este evento foi sem dúvida o pior que tive a oportunidade de presenciar. . Incrível a força da natureza!!

Confirmo, tá agressivo, pena nao ter meios pa fazer mediçao do vento e pressão atmosferica... mas o vento ta agressivo, rajadas fortes mas espaçadas ainda, alguns raios d sol

Boa Tarde.

Por aqui o vento já dá sinais de abradar, mas ainda assim vem rajadas fortes, sem duvida para mim este evento foi o mais forte que me lembro em relação ao vento.

Extremos de Hoje:

T.Máxima: 20.6ºC:hehe:

T.Minima: 14.3ºC.

PREC: 12mm:rain:

Foram fortes sim, mas nada que se assemelhe ao que se passou no dia 23 de Dezembro.

Pensei que ia ser algo igual, felizmente, enganei-me.

Eu, pela minha breve viagem, contei 10 arvores caidas, 3 das quais fizeram estragos ora em muros ora em casa. Uma dessas arvores ocupou a estrada nacional, embora a actuação rápida dos bombeiros e protecção civil, resolveu a questão em pouco menos de 1h

Como vos disse, moro numa zona que rajadas de 80km/h não é de estranhar. Hoje, por muita pena minha, não sei a velocidade máxima das rajadas, mas acredito que muitas ultrapassaram os 100km/h com alguma diferença mesmo.