Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Uma fotografia que consegui:

11257_536997742987339_446755959_n.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Fim de tarde absolutamente perfeito, excepto a parte em que deixei de ver durante uns 10 segundos com tamanho raio mesmo à minha frente.

Por volta das 6 da tarde comecei a ver descargas sobre Almada, e confirmei-as com um amigo meu que se encontrava no momento debaixo da linha de instabilidade. Esta aproximou-se cada vez mais de Corroios e eram visíveis mammatus e outras nuvens com alguma, embora pouca rotação, quando eu pensei cá para mim :rolleyes: vai-se levantar um vendaval desgraçado queres ver...

Acabo de dizer isto é precisamente o que acontece, seguido de chuva intensa e raios com o respectivo trovão, alguns deles muito muito perto de mim (fiquei temporariamente "preso" ao pé dos correios pois não tinha chapéu de chuva) e ali fiquei a assistir ao espectáculo. Ainda consegui filmar uns quantos com o telemóvel mas a qualidade nem sequer é discutível... :(

A dada altura caiu um raio que fez estremecer os vidros de tudo o que era lojas e carros e fez disparar os alarmes.

Há muito tempo que não via uma destas, que saudades :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Final de tarde brutal! Quando pensava que tudo estava perdido ao ínicio da tarde, sou surpreendido pela bela da trovoada que há muito não passava por cá!

8,7mm acumulados até ao momento, 47,9km/h registados há pouco, enquanto a linha instável passava.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Trovoada em Setúbal...acabei de ver um enorme clarão verde sinal de algum gerador a explodir...

10,4mm

rajada máxima provocada pela trovoada 63km/h
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
por aqui já acabou:(
só 2 raios, e durante a passagem cairam 7.4 mm
acumulado até ao momento de 11.0 mm
temperatura actual de 12.1°C
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Grandes fotos rebelo :thumbsup: a primeira está altamente!!

Aqui agora acalmou e vai se manter calmo nas próximas horas...

11,8ºC
97%Hr
1011,0hpa
11,6mm
vento fraco
 

Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
boas tardes.um final de tarde absolutamente espetacular para quem adora trovoadas( como eu). Aqui em Almada na zona central,chuva torrencial,mas a trovoada foi o que mais se destacou. belas descargas seguidas de trovoes que fizeram estremecer os meus vidros triplos das minhas janelas e todo o predio. que saudades.filmei tudo.so e pena nao estar a conseguir postar os videos aqui para voces
foi mesmo espetacular.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O detector está a custar a "arrancar" :( liguei-o para testá-lo mas até agora poucas descargas me dá, aos mais entendidos, esta linha de instabilidade está a morrer, certo?

É que se eu estiver errado então tenho que ir lá acima ver se está tudo bem com o detector... Neste momento registo apenas meia dúzia de descargas em Espanha (zona Sul), algumas no mar, a oeste de Portugal (essas sim estão correctas devido aquelas células no mar) e uma ou outra no Norte de Portugal também.

Devo referir também que o detector regista também alterações na atmosfera, portanto mesmo nos sítios onde existem ainda células em crescimento, essas alterações são registadas também. :)

Caso seja precisa alguma manutenção irei fazê-la para amanhã deixar o detector a registar descargas em tempo real durante todo o dia. :thumbsup: