Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013



squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
obtive uma minima de 2.7c
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sigo já com 6,4ºC, menos 2,4ºC que ontem à mesma hora.
Vento nulo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Que coragem Jonas :shocking: Mas o resultado foi fantástico. Obrigada pelas imagens.

Parabéns pela dedicação, jonas_87 :thumbsup:
.

Foi uma madrugada dolorosa,mas esta oportunidade não podia ser desperdiçada, pois nos próximos meses continuarei a estudar o mesmo vale. Obrigado.:thumbsup:
______________________________

Alcabideche segue como um bom arrefecimento, 7,5ºC.
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
337
Local
Batalha, Leiria
Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes:

Boa noite.
Faço a mesma pergunta.. Aqui para o distrito de Leiria temos vários destinos onde algo do elemento branco seja possivel.
Estou a pensar na madrugada de quinta rumar ou à serra de Aire ou a Castanheira de Pêra. Procuro palpites dos mais entendidos..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Foi uma madrugada dolorosa,mas esta oportunidade não podia ser desperdiçada, pois nos próximos meses continuarei a estudar o mesmo vale. Obrigado.:thumbsup:
______________________________

Alcabideche segue como um bom arrefecimento, 7,5ºC.

Estive a ver pormenorizadamente o suposto local a Sul de onde deverá vir o tal fluxo de ar frio durante a noite aqui para a vila, tendo me deslocado lá há uns dias. Reparei que corre uma ribeira (Ribeira de Coina) naquela zona e que não é muito mais alta que a Quinta do Conde. Será que a ribeira é que influencia estas inversões eminentes na vila? Digo isto porque aquela região a Sul não é assim tão alta :huh:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estive a ver pormenorizadamente o suposto local a Sul de onde deverá vir o tal fluxo de ar frio durante a noite aqui para a vila, tendo me deslocado lá há uns dias. Reparei que corre uma ribeira (Ribeira de Coina) naquela zona e que não é muito mais alta que a Quinta do Conde. Será que a ribeira é que influencia estas inversões eminentes na vila? Digo isto porque aquela região a Sul não é assim tão alta :huh:

Essa tua zona é muito interessante, em principio acontece mesmo isso, o ar frio vai sendo canalizado pela a dita ribeira, até ser despejado na Quinta do Conde.
Não tenho duvidas que deverá ser isso que permite teres aí fortes inversões térmicas. Não tenho dados(precisos) altimetricos do vale que injecta ar frio para a Quinta do Conde, mas no google earth é bastante visível que a cota vai baixando lentamente do sector sul para norte,permitindo que o ar frio escorra nesse mesmo sentido.Percebo a questão, mas não é necessário que exista uma grande diferença entre os sectores do vale, imaginemos que em 1 km entre dois pontos, passas da cota 50 para 30 sentido sul norte, o ar frio tende a escorrer.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, eu já a pensar que tinha o sensor avariado :D
O meu marca 7.6º, também mais 1.1º que ontem.
Espero que ainda desça, gostava de ter uma mínima mais próxima de 0 :lol:

Estamos relativamente perto um do outro, é normal que tenhamos temperaturas semelhantes. Alguma coisa é só consultar o Weather Wunderground, link da minha estação mais em baixo.

8,2ºC, mais 0,6ºC que ontem.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Essa tua zona é muito interessante, em principio acontece mesmo isso, o ar frio vai sendo canalizando pela a dita ribeira, até ser despejado na Quinta do Conde.
Não tenho duvidas que deverá ser isso que permite teres aí fortes inversões térmicas. Não tenho dados(precisos) altimetricos do vale que injecta ar frio para a Quinta do Conde, mas no google earth é bastante visivel que a cota vai baixando lentamente do sector sul para norte,permitindo que o ar frio escorre nesse mesmo sentido.

A Sul da Quinta do Conde, a ribeira desloca-se de Oeste para Este. Chega ao extremo SE da vila e muda de direção (Sul para Norte). Quanto à altitude, no extremo SO da Quinta do Conde, a altitude é de cerca de 70m, o ar não deveria portanto, escorrer daí sendo o ponto mais alto da vila? Ou então tem mesmo a ver com a ribeira embora nunca tenha ponderado isso devido à largura insignificante da mesma... :p
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A Sul da Quinta do Conde, a ribeira desloca-se de Oeste para Este. Chega ao extremo SE da vila e muda de direção (Sul para Norte). Quanto à altitude, no extremo SO da Quinta do Conde, a altitude é de cerca de 70m, o ar não deveria portanto, escorrer daí sendo o ponto mais alto da vila? Ou então tem mesmo a ver com a ribeira embora nunca tenha ponderado isso devido à largura insignificante da mesma... :p

Como calcularás não é fácil falar/concluir algo sem antes termos dados, em principio, acho que o tal pequeno vale vai influenciar muito a tua vila, acredito que muito do ar frio que chega á Quinta do Conde provenha de zonas bastantes frias(vales junto a Arrábida), podemos dizer que isto é mais complexo do que parece,pois o ar frio cruza-se/junta-se através da intersecção de outros pequenos vales com o vale principal,ate chegar aí. Aljezur é um bom exemplo disso, ou seja,o ar frio que la se acumula deve vir de dezenas de sítios,incluindo pequenos vales que terminam junto aquela enorme várzea.Tenta arranjar sensores, e distribui pelos vários sectores do vale, isso irá ajudar te a perceber melhor esse fenómeno climático deveras interessante.:thumbsup: