Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013



PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
por causa de uma aposta...

Alguém tem registo fidedigno de queda de neve no distrito de Lisboa (isso inclui montejunto (666m)??? :unsure:

obrigado

Boa tarde,

em relação à tua questão c.bernardino eu vivo a 7/8 km's a SW da Serra de Montejunto (minha imagem avatar) e tenho uma boa visão aberta para lá mas não me consegui aperceber de nada dado que aquando da precipitação ela ficou totalmente envolta por nebulosidade até mais ou menos a cota de 250mts., agora penso que em certos períodos tenha caído lá qualquer coisa, porque aqui (200mts.) a temperatura desde ontem às 19.00H até o dia nascer hoje andou sempre entre os 3,7º e os 4ºC e quando houve precipitação foi só chuva gelada, agora lá em cima no topo da serra poderá ter sido diferente (o pessoal da base militar lá em cima é que deve saber), mas caso eu saiba alguma coisa através de alguém informo-te.

Agora em off-topic, para mim a Serra de Montejunto como a maior elevação do distrito de Lisboa, deveria ser-lhe dada mais atenção pelas autoridades competentes nesta área, como por exemplo o IPMA instalar uma estação no topo da serra, ou então a Base Militar dos Radares disponibilizar publicamente online os dados meteorológicos da estação deles (devem ter de certeza uma estação meteorológica e das boas).

Cumprimentos,
Paulo
 

subaneve300

Cirrus
Registo
20 Nov 2011
Mensagens
46
Local
lisboa 114m/Figueiró dos vinhos/álvaiázere 300m
gOLQsCn.jpg

Serra da lousã costa este perto do coentral
P.S. não fui eu que tirei esta foto foi o site do Coentral do facebook
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Por aqui a mínima foi de 5,2ºC mas deverá ser batida antes da meia noite.
Máxima de 13,2ºC.

Os aguaceiros fracos ainda acumularam 0,3mm por aqui.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Extremos de hoje:
Temperatura minima: 3,9ºC (minima mais baixa deste Inverno)
Temperatura maxima: 12,5ºC
___________

Neste momento sigo com 8,6ºC,céu limpo e vento fraco.
Parece que vamos ter mais uma noite bem gélida. :cold:
Mais logo, irei colocar um sensor no sector mais frio do vale do Pisão, exactamente no mesmo sitio onde foi registada uma t.minima de -2,5ºC no dia 26 de Fevereiro.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Parece que vamos ter mais uma noite bem gélida. :cold:
Mais logo, irei colocar um sensor no sector mais frio do vale do Pisão, exactamente no mesmo sitio onde foi registada uma t.minima de -2,5ºC no dia 26 de Fevereiro.

Estou bastante curioso para ver esse registo :p

Sigo com 11,2ºC.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa tarde,

em relação à tua questão c.bernardino eu vivo a 7/8 km's a SW da Serra de Montejunto (minha imagem avatar) e tenho uma boa visão aberta para lá mas não me consegui aperceber de nada dado que aquando da precipitação ela ficou totalmente envolta por nebulosidade até mais ou menos a cota de 250mts., agora penso que em certos períodos tenha caído lá qualquer coisa, porque aqui (200mts.) a temperatura desde ontem às 19.00H até o dia nascer hoje andou sempre entre os 3,7º e os 4ºC e quando houve precipitação foi só chuva gelada, agora lá em cima no topo da serra poderá ter sido diferente (o pessoal da base militar lá em cima é que deve saber), mas caso eu saiba alguma coisa através de alguém informo-te.

Agora em off-topic, para mim a Serra de Montejunto como a maior elevação do distrito de Lisboa, deveria ser-lhe dada mais atenção pelas autoridades competentes nesta área, como por exemplo o IPMA instalar uma estação no topo da serra, ou então a Base Militar dos Radares disponibilizar publicamente online os dados meteorológicos da estação deles (devem ter de certeza uma estação meteorológica e das boas).

Cumprimentos,
Paulo

muito obrigado.

E concordo em absoluto contigo.... uma estaçãozita ai marchava bem!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estou bastante curioso para ver esse registo :p

Sigo com 11,2ºC.

Tambem eu!
Algo me diz que a mínima vai ser bem gélida,dado que nas colinas que circundam o dito local não apresentarem vento,o que possibilitará um maior arrefecimento dos topos e a consequente drenagem para a tal cova.Enfim,a ver vamos.:cold:

sitioo.jpg
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite.

Mínima de 4,3ºC e máxima de 12,0ºC.

De momento sigo com 8,6ºC, a descer lentamente, com vento fraco de NO (315º) e 1014 hPa de pressão.

61% de humidade.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sigo com 7,0C e brisa típica de Sul a 2,5km/h. Por este andar, vou ter uma mínima bastante interessante esta madrugada, já que na passada, o vento predominou de quadrante NE e com maior intensidade, impedindo a temperatura descer. Daqui a pouco devo bater a mínima de 5,2ºC.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
Mínima: 4º
Máxima: 13.8º
Actual: 7.1º

Eu não tenho muita fé que desça ao nível desta noite :( Mas pode ser que tenha uma agradável surpresa :p