Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Acabei o dia de ontem com 20,2mm muito bom!! Uma trovoada a passar de raspão e um pouco de granizo... dia positivo...já no dia anterior tinha sido bom com uma bela trovoada ao fim da tarde...

Agora estão 10,3ºC, 97%Hr, 1004,7hpa e vento moderado
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
acumulados do dia anterior foi de 11.5mm
por agora 9º C, acabou de passar um aguaceiro ligeiro desde a meia noite vai a acumular 0.7mm

EDIT: ainda vi uns relampagositos lá ao longe para o lado sul por volta das 22h :D
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Bom dia,

No Marquês amanheceu com céu carregado e com uns pingos agora e outros depois. De momento não chove, o piso está quase seco, não está vento e o céu, apesar de muito nublado, não está escuro. O termómetro da minha Auriol marca 11,8ºe o termómetro do painel da rua marca 12º.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Como é que voçês fazem para conseguir tirar uma boa foto a uma trovoada?
Como configuram a maquina? É com tripé?

Obrigado

Longa exposição (entre 10s e bulb), depois os outros parâmetros dependem da distância a que estás da trovoada. A única vez que fotografei uma trovoada usei: f/4.5, 20s, ISO400, mas a trovoada estava a mais de 50km... Por isso para uma trovoada mais próxima convém reduzires a ISO e aumentares a abertura para a foto não ficar queimada. Depende também da luminosidade urbana que tens presente.

Tripé é fundamental para que a foto não fique tremida, mas se não tiveres tenta apoiar a camara num local em que não sofra oscilações enquanto capta o momento.

Penso que há uns membros mais entendidos com esta matéria, se quiserem ajudar também é uma forma de eu aprender:)

PS: Algo que pode ajudar http://www.meteopt.com/forum/tecnica-equipamentos/como-fotografar-raios-1057.html
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Boas

Aqui a mínima foi de 10,2ºC pode ser batida até as 00h

Não choveu mais nada depois da meia noite

Agora estão 12,0ºC, 61%Hr, 1016,3hpa e vento fraco o céu está pouco nublado
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
T.actual: 10,7ºC
Embora não tenha o registo da mínima de hoje, a mesma deverá ser batida por volta das 23h.
________

Segundo o Foreca, terça-feira, Alcabideche terá uma mínima de 1ºC. :cold:
Estou curioso para ver as mínimas gélidas de Alvega,Tomar,Alvalade e Aljezur. :cold:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde.

Ontem fiquei com 10,4 mm de precipitação.

Hoje, mínima de 8,9ºC e actuais 10,3ºC (estáveis, muito bom!), com 52% de humidade e 16,2 km/h de NO (315º).

Céu muito nublado por Fractus e Cumulus.