Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
o dia acordou com muita nebulosidade, mas depressa se dissipou, por voltas das 10 horas, dando lugar a bonito dia de sol.
Temperatura amena neste momento.
 


Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa tarde!
A chuva fraca do final da noite de ontem e madrugada renderam apenas 2,3 mm.
O dia amanheceu lindo, com céu limpo mas uma forte nortada que tem aumentado sobretudo a partir do fim da manhã. A previsão de rajadas até 65 km/h feita pelo IPMA já foi ultrapassada aqui, tendo registado até ao momento uma rajada de 74,5 km/h!! O vento médio tem sido moderado a forte (entre os 30 e os 45 km/h) com rajadas quase sempre entre 55 e 70 km/h nas ultimas horas :thumbsup:

A temperatura já atingiu o máximo de 15,5ºC e está em queda devido ao vento e actualmente estão apenas 12,1ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Dia de vento forte hoje, ondas altas, altas ondas, e já se vê poeira a ser levantada pelo vento como no verão ventoso. :hmm:
Amanhecer lindíssimo, com neblinas brilhantes e fumegantes na barra do Tejo, arco-irís que durou quase uma hora do lado oeste e aguaceiros de chuvisco.

Mas primeiro duas imagens para completar a descrição visual do dia de ontem:

Nascente com os cirrrus a convergirem para sul enquanto iluminados pelo sol do lado esquerdo
GsBQjiE.jpg


Ao fim da tarde, uma camada de cirrostratus produz um halo pouco nítido por trás de uma camada de nuvens médias, altocumulus, tudo em movimento de nor-noroeste, percursores das fracas frentes que chegaram à noite
LjrrqwO.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
A volta de bike desta tarde.

A caminho da Peninha

yo1GgfK.jpg


Peninha

nmNyjdU.jpg


sjOKD4p.jpg


O vento soprava muito forte.


Durante a descida

DarHU3j.jpg


Depois de ter subido a cota 477m(Peninha), em pouco tempo cheguei a cota 40m ( Segundo o altimetro, que felizmente está de acordo com a carta militar)

fZio4eA.jpg


Cascais

n4IPaOx.jpg


São João do Estoril

eKEOrCg.jpg


Em termos de temperatura, a temperatura mais baixa que registei foi 9,6ºC a caminho da Peninha, cota 400m, numa zona sombria.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,
A volta de bike desta tarde.

:palmas: Excelente, parabéns pelas fotos e por ser feita em bike! Prova de coragem com o vento que está! Grande forma!
Bem se vê o efeito do vento no mar do Guincho.
Fizeste a subida pela estrada da Malveira? Na descida apanhaste a estrada perto do desvio da Biscaia. Um dos meus percursos, a pé, costuma ser precisamente esse mas em sentido inverso.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:palmas: Excelente, parabéns pelas fotos e por ser feita em bike! Prova de coragem com o vento que está! Grande forma!
Bem se vê o efeito do vento no mar do Guincho.
Fizeste a subida pela estrada da Malveira? Na descida apanhaste a estrada perto do desvio da Biscaia. Um dos meus percursos, a pé, costuma ser precisamente esse mas em sentido inverso.

No Guincho estava bastante perigoso, a estrada estava a ficar coberta de areia, ventania bem agressiva.
Quanto à subida, fiz pela barragem da mula, num dos varios trilhos que ligam a estrada da serra.

Aqui:
lR0eDrq.jpg


_________

10,4ºC
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esse trilho de bike é bastante difícil em certas zonas. É o que segue pela margem esquerda, como estava o nível da Mula? A Ribeira corre?

Sim o declive é bastante acentuado, custa que se farta. :D
A barragem está muito cheia, infelizmente não deu para tirar fotos, fica para uma próxima.
A ribeira corre, alias nunca seca o ano inteiro, vi muitas minas a deitar água cá para fora, fico sempre impressionado com a quantidade de água que existe na serra, nascentes espectaculares, alias enchi uma garrafa da água da nascente por baixo da Peninha, água muito boa.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Nova volta ontem ( Sabado ) onde o factor mais marcante foi o vento, de resto foi um dia normal,

volta por fora de estrada pelos caminhos da serra de Sintra onde comecei a ver o vento a abanar demasiado as arvores, esperando que nada acontece-se, mais uns trilhos novos até á Peninha, mas antes paragem no cabeço do vento, humm belo nome, pois a medição do vento foi nada mais nada menos 59,1 km/h, bom imaginava na Peninha,

estas da Peninha,

16605925441_951182a07f_o.jpg


uma perspectiva do mar,

15987322103_43ebc7f9f7_o.jpg


á volta,

16581107556_735fa9ab81_o.jpg
16421251459_85c30b83f3_o.jpg


e fica o registo da "aragem" que se fazia sentir,

16420067320_c120dd23c4_o.jpg


a minha sorte foi um muro que lá existe que me chegava a pouco mais da cintura e me dava alguma protecção, se não lá ia eu com o vento :lmao:, o windchili chegou quase a 1º, mas desta vez fui prevenido :D,

descendo até Cascais para fazer a marginal em direcção ao Guincho,

16581107696_32eea378e9_o.jpg


Raso,

16581107846_24144034c8_o.jpg


num caminho até á Azóia, apesar da aparente protecção pela encosta, ia ficando sem a máquina pois estava montada no tripé e o vento fe-la quase tombar pela ribanceira a baixo,

16605926091_a7c6c24f5e_o.jpg


Pirolita,

16419882788_367cfb5cd5_o.jpg


fiz mais uns registos do vento, na Roca apenas registei 50,8 km/h, embora achei que fazia mais vento ( não foi até ao local mais ventoso pois estava sózinho no local e tinha chegado uma "viatura" que me fez não me afastar muito do meu ), no Guincho 52,6 km/h, no Abano 59,5 km/h e onde termino a volta, na "vigia da mata" 51,0 km/h,
em termos térmicos pelo termómetro que tenho no jipe rondaram os 8º na serra a 11º, mais frio do que previa.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nova volta ontem ( Sabado ) onde o factor mais marcante foi o vento, de resto foi um dia normal,

volta por fora de estrada pelos caminhos da serra de Sintra onde comecei a ver o vento a abanar demasiado as arvores, esperando que nada acontece-se, mais uns trilhos novos até á Peninha, mas antes paragem no cabeço do vento, humm belo nome, pois a medição do vento foi nada mais nada menos 59,1 km/h, bom imaginava na Peninha,

:surprise: espectacular reportagem, Vitor! Está cada vez melhor! Apanhaste a "fábrica do vento" em plena laboração :w00t:, não voou nada com as rajadas de 90km/h? Já me aconteceu, no mirante do ocidente, a única maneira de tirar fotos foi com a máquina sobre a rocha, com o tripé já não dava :lol:. Esse muro é bastante útil realmente. Magnífico o mar do Guincho e do Raso.
Belas nocturnas! Conseguiste uma composição completa: Lua e o par juntinho de Vénus e Marte (logo acima da Lua também estava Urano mas muito apagado), e ainda o Convento de São Saturnino (excelente unidade hoteleira)! Esse caminho vai dar à enseada do Guincho Velho, não sei se conheces, o TT pode ir até uma casa em ruínas que tem uma boa vista sobre o vetusto e velho pequeno porto de abrigo e o Espigão das Ruivas; a meio caminho antes de um lacete apertado para a direita há uma vista sobre a Baía do Terramoto, abismo fantástico. O caminho é bastante mau e exigente mesmo para quatro rodas mas costumo ver lá viaturas de pescadores, de mergulhadores de caça submarina e até de praticantes de canoagem. É o único local desta costa que tem condições.
Guincho à noite desde a Pirolita tem sempre um sabor a lugar do fim-do-mundo!
Na terceira foto a contar de cima tens o Adrenunes enquadrado pelo vale da Praia da Adraga do lado esquerdo e a Praia das Maçãs do lado direito.

Ficam aqui as fotos também de ontem, mas o passeio foi só à varanda...

Primeiro arco-íris ao amanhecer, contra um fundo de aguaceiro de chuvisco, era pouco colorido, nem parecia merecer a segunda parte do nome:
Ho7P9kg.jpg


Para sul-sueste, luz bastante branca do nascente:
ZiF66gW.jpg


Olhando mais atentamente reparei numa invulgar neblina brilhante sobre a água:
DpazZIl.jpg


E as belas ondas com "penteado para trás" pelo vento:
IgtP69X.jpg


Este segundo arco-íris persistiu quase uma hora pois as nuvens à medida que avançavam dissipavam-se largando continuamente um chuvisco fino que não saía do mesmo lugar. Um fenómeno semelhante ao das nuvens que formam o "capacete" da Serra de Sintra, que em constante movimento permanecem renovando-se:
2G5jFCP.jpg
 
Última edição: