Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015



thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
10.8ºC e a descer à medida que passa um aguaceiro fraco. 0.6ºC mínima esta manhã. Cheguei a pensar em subir a serra esta madrugada quando vi 2ºC no termómetro, mas os aguaceiros já eram escassos por isso decidi não ir.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
10.8ºC e a descer à medida que passa um aguaceiro fraco. 0.6ºC mínima esta manhã. Cheguei a pensar em subir a serra esta madrugada quando vi 2ºC no termómetro, mas os aguaceiros já eram escassos por isso decidi não ir.

durante a madrugada no radar vez em quando passava um aguaceiro fraco na serra, com a temperatura que dizes e a minima, secalhar ainda caiu uns flocos no topo da serra de aire
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Talvez, mas esta mínima que tive foi de inversão, o vento foi nulo toda a noite e poucos aguaceiros cairam, só mesmo lá para o fim da madrugada segundo o radar.
Cai agora um aguaceiro moderado que empurrou a temperatura para os 9.7ºC actuais.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas StormRic,

Sinceramente não acho que tenho havido tantos estragos, pelo menos em arvores médio porte.
As arvores da zona como muito bem sabes, estão habituadas a ventania, muitas delas desenvolvem-se já tortas devido a acção do vento, e também apresentam uma flexibilidade incrível, o baloiçar é impressionante.
Aqui perto da minha casa ha centenas delas assim, um dia tenho que criar um tópico , relacionado com a deformação das arvores devido a nortada.
Estas são um bom exemplo disso, a escassos metros da minha casa:

https://www.google.pt/maps/@38.7326...ata=!3m4!1e1!3m2!1sqLHGaVvP7dHCHxNKTTyMXA!2e0

Sem dúvida que tens razão. Estava a pensar mais na mata alta que desde o Gong ficou aberta em muitos pontos e que expôs árvores que se habituaram a crescer entre as outras, árvores de porte aprumado, pinheiros bravos, ciprestes, etc. São essas que agora tenho visto a cair regularmente, por estarem isoladas ou na periferia. Subindo desde a Malveira da Serra quer pela estrada quer pelos caminhos encontram-se frequentemente. Do lado poente da Peninha a periferia da floresta adaptou-se muito bem, como referes, ao vento: a periferia começa com árvores baixas, raquíticas, abaixadas e retorcidas pelo vento e depois gradualmente vai aumentando de porte e é densa. Nessas condições a mata é muito resistente, faz o vento passsar por cima das copas. É junto às estradas e clareiras que começa a devastação. A floresta das Pedras Irmãs por exemplo parece-me condenada porque com o Gong caíram inúmeras árvores a partir da periferia junto a estradas e caminhos. Os grandes exemplares estão agora expostos e o efeito de dominó vai continuar.

Esse tópico é muito interessante, a adaptação das árvores ao vento, terei várias fotos sobre o assunto. Desde o Cabo da Roca para norte então, os pequenos bosques e mesmo a vegetação arbustiva são exemplos notáveis, culminando claro nos espectaculares pinheiros retorcidos do litoral de Leiria, S.Pedro de Moel, etc.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Olá,
Hoje às 12h na Av. Padre Cruz e depois na A8 perto de Loures o termómetro do carro marcava 9º e avistava-se um expesso manto de núvens sobre a zona Oeste. Assim:

AJh8EdT.jpg


APwy2zu.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sem dúvida que tens razão. Estava a pensar mais na mata alta que desde o Gong ficou aberta em muitos pontos e que expôs árvores que se habituaram a crescer entre as outras, árvores de porte aprumado, pinheiros bravos, ciprestes, etc. São essas que agora tenho visto a cair regularmente, por estarem isoladas ou na periferia. Subindo desde a Malveira da Serra quer pela estrada quer pelos caminhos encontram-se frequentemente. Do lado poente da Peninha a periferia da floresta adaptou-se muito bem, como referes, ao vento: a periferia começa com árvores baixas, raquíticas, abaixadas e retorcidas pelo vento e depois gradualmente vai aumentando de porte e é densa. Nessas condições a mata é muito resistente, faz o vento passsar por cima das copas. É junto às estradas e clareiras que começa a devastação. A floresta das Pedras Irmãs por exemplo parece-me condenada porque com o Gong caíram inúmeras árvores a partir da periferia junto a estradas e caminhos. Os grandes exemplares estão agora expostos e o efeito de dominó vai continuar.

Esse tópico é muito interessante, a adaptação das árvores ao vento, terei várias fotos sobre o assunto. Desde o Cabo da Roca para norte então, os pequenos bosques e mesmo a vegetação arbustiva são exemplos notáveis, culminando claro nos espectaculares pinheiros retorcidos do litoral de Leiria, S.Pedro de Moel, etc.

Sim a Gong foi incrível,falou-se em 2000 quedas de arvore na serra, acredito que lá topo s rajadas terão atingindo valores na ordem dos 160/180 km/h, em Alcabideche foi aos 117 km/h. Sei de fonte segura que em varios parques eolicos da zona oeste registaram-se ( não nos aerogerados, pois estes estavam desligados, mas sim atraves de sensores que estão instalados nas torres) rajadas de 200 km/h, Dia memoravel.
___________

Dia frio.
Extremos térmicos: 4,8ºC / 12,1ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Minima: 6,4ºC
Acumulado até agora: 1,4mm

Passagem de alguns aguaceiros ainda pós-frontal com vento moderado a acompanhar.
______________________________
De salientar o vento de ontem:
Mogadouro: 106,6 km/h
Guarda: 106,2 km/h
Cabo Carvoeiro: 86,6 km/h
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Registo do fim da manhâ aqui por parte do distrito de Lisboa entre as 11:30 e 12:30h,

:palmas:Espectacular observatório e fotos! Até parece que alugaste uma avioneta! Não há melhor para obter um acompanhamento panorâmico do que estes horizontes. Boas fotos, belos detalhes com enquadramento do céu perfeito.
Será interessante ralacionar essas células, característicamente achatadas e com os topos fibrosos, com os registos de radar.
Vejamos se consigo estabelecer a relação:
A primeira foto, na direcção de Sintra, deve ter apanhado esta célula bem individualizada que estava ao largo da costa, logo algures entre as 11.50 e as 12:10
4phpv9j.jpg

Db9C1OH.jpg

tLpWsk1.jpg


A segunda e a terceira mostram aguaceiros sobre Lisboa, Tejo e margem sul, logo 11:30 a 11:50
cun3APA.jpg

KEncGe9.jpg


As seguintes para nordeste e norte, penso que será a célula que se vê a progredir para sul cerca das 12:20 - 12:30
XiudRwA.jpg

lqmpefC.jpg


As três últimas mostram a célula a descarregar no vale do Trancão, logo já pelas 12:30.

Belas vistas para norte, o Cabeço de Montachique e o vale de Lousa em destaque.
Aquele último aguaceiro sobre o Tojal e Vialonga ficou lindo!

Montemor é um ponto de vista óptimo, ainda bem que te "apropriaste" dele e trazes aqui estas excelentes reportagens!:thumbsup:
 
Última edição:

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,609
Local
Almada
Boa tarde.
Hoje esteve um dia aceitável para a estação do ano.Na Cova da Piedade( estação de novo a debitar dados :) ) atingiu-se os 13,8ºC de temperatura máxima por volta das 14:00 e agora segue com 10,5ºC e sem chuva até agora.Mas ontem, numa voltinha pelo Cabo da Roca e arredores, escapei por pouco a uma boa chuvada :