Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Com a pressão a subir devido ao alastramento do anticiclone para nordeste, desapareceram os chuviscos e o céu de cumulus e estratocumulus apresenta abertas frequentemente com sol bem agradável. Mantém-se vento de nor-nororeste por vezes moderado.
A característica marcante do dia tem sido a chegada da forte ondulação de fundo gerada pela cavada depressão que atingiu as ilhas britânicas. Segundo os avisos laranja, ondulação de 5 a 7m com altura máxima até 10m. Acrescento que o período foi superior a 17 segundos durante a manhã. Aqui em Carcavelos as ondas são menores pois a ondulação de noroeste tem de contornar os Cabos da Roca e principalmente o Raso, chega com cerca de 3 a 4m mas muito bem formada com tubos espectaculares. Ao entrar na barra do Tejo ainda vai mais diminuída embora rebentando com força no Bugio. Grupo de gaivotas no campo junto à última poçinha de água, que o resto já está tudo praticamente seco.

No entanto, até neste aspecto das ondas, este inverno em nada se compara ao espantoso mar que aqui se costuma ver num inverno normal.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
uma coisa que sempre me fez confusão é o porquê do anticiclone vacilar tao pouco , e ano após ano ele vir sempre para a nossas latitudes quer de verão quer de inverno .
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Dia de céu limpo de manhã, à tarde com cumulus e já ao final da tarde céu completamente nublado.
Pode estar sol mas a sensação de frio continua
Máxima: 15ºC
Minima: 9ºC
Pressão: 1036 hPa
Vento moderado
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A minha mãe chegou há pouco, a casa, e disse-me "Está vento de chuva!... vê lá, na internet, se vem chuva!".
Eu prontamente lhe disse "Naaaaaaaa... não vem nada chuva!", mas mesmo assim fui ver o radar do ipma. Quando a mãe diz que está vento de chuva, o melhor é confirmar!
Então não é que o radar mostra um Portugal quase sem chuva!?! Quaseeeeeeeee... porque aqui em frente andava uma sacaninhade uma nuvem de chuva!
Não chegou a pingar, mas ela andava aqui pertinho!

Quando a mãe diz que está vento de chuva... :assobio:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Chuvisco e 12.4 graus em Cascais

Boas tardes

Chuvisco com 1036 hPa e tão perto do centro do anticiclone é interessante!
NRwZJXq.gif


Penso que é um efeito local produzido pela Serra de Sintra. As nuvens mostram tendências a padrões estacionários gerados pelo relevo. Como está o "capacete" na serra?
Q0lutnf.jpg


Aqui em Carcavelos esteve um dia de sol com cumulus e fractocumulus dispersos, alguns altocumulus finos e altostratus em faixas com aspecto lenticularis. Vento de noroeste fraco a moderado.
9vD5Kyd.jpg
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde!

Os dias desinteressantes em termos meteorologicos sucedem-se, nem dá vontade de postar...

Por aqui dia de céu nublado com abertas e vento por vezes moderado.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui foi mais um dia de vento moderado e desconfortável, que mal se consegue fazer algum trabalho na rua.
Máxima de 16ºC
mínima de 8.5ºC
O fórum anda muito parado, porque tal com eu, os outros utilizadores também nao tem nada para relatar.
A chuva parece que nao quer nada por estes lados, a terra até já está a começar a abrir fendas, com alguns mm.