Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O acumulado de hoje fixou-se nos 7,1 mm.
Muito provavelmente amanhã devemos ver aguaceiros de granizo, dia certamente animado.
Infelizmente, amanhã não tenho dados de vento para partilhar aqui da zona, fruto da ausência da EMA do Raso e da estação amadora do Pai do Vento(sim é o nome da localidade :D), Alcabideche.

Ainda assim temos as duas estações dos arredores de Torres Vedras com um potencial tremendo.

Cova da Moura, Torres Vedras
Moinho do Pinheiro Manso, Torres Vedras
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Cheias podem levar à abertura de diques no Mondego

Se o caudal aumentar "para além do que é comportável", o presidente da Câmara de Coimbra admite abrir os diques fusíveis da bacia do Mondego, para conter a subida das águas do rio.


As previsões apontam para que, durante a noite, volte a chover com intensidade e "não excluímos a possibilidade de ter de abrir os diques fusíveis", para travar a subida do nível das águas no leito do rio, diz o Manuel Machado.

Por isso também a Câmara já alertou as populações ribeirinhas, a jusante de Coimbra, para que "adotem medidas tendentes a minimizar estragos e se coloquem em posições seguras, desde logo a si próprias, bem como animais e bens que possam sofrer danos".

À TSF o autarca sublinha que esta medida fará alagar os campos de cultivo "a jusante" da cidade.

Mas mesmo sem a abertura dos diques fusíveis, aliviando o leito do rio pelo espraiamento da água, há possibilidade de inundações, se a chuva voltar a cair durante a noite com a mesma intensidade com que se fez sentir durante o dia, sublinhou Manuel Machado.

O recurso aos diques de segurança será adotado, no entanto, de modo a minimizar tanto quanto possível os seus efeitos, no Baixo Mondego, considerando, designadamente, "tanto quanto possível, as marés, salientou o presidente da Câmara de Coimbra e responsável pela Proteção Civil municipal.

"A situação está difícil", mas todas as entidades envolvidas estão a atuar de forma coordenada, assegurou Manuel Machado, referindo que "já foi pedido o reforço de meios público e privados" para "socorrer, na medida possível, a todas as situações".

Ao longo do dia de hoje o mau tempo fez-se sentir em toda a região Centro, especialmente na zona da bacia do Mondego, sendo Coimbra uma das áreas mais afetadas, com o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha a ser de novo inundado pelas águas do Mondego, que submergiram também as esplanadas do Parque Verde e ameaçaram a localidade de Cabouco, nas margens do rio Ceira.

TSF
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Hoje foi dia de caminhada. A partida foi na Biscaia e o destino foi até ao Cabo da Roca. Nunca tinha sentido tanto vento na vida! Mal me aguentava em pé! O mar também estava agreste! A sua espuma conseguia subir a encosta e chegar até mim por causa do vento fortíssimo.
Algumas fotos:
07CtY6N.jpg

hWFJnXW.jpg

JNSMfxT.jpg

gG7fLEW.jpg

jIvdhkK.jpg

FuqtLif.jpg

QPL0lkB.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas!
Hoje foi dia de caminhada. A partida foi na Biscaia e o destino foi até ao Cabo da Roca. Nunca tinha sentido tanto vento na vida! Mal me aguentava em pé! O mar também estava agreste! A sua espuma conseguia subir a encosta e chegar até mim por causa do vento fortíssimo.
Algumas fotos:
07CtY6N.jpg

hWFJnXW.jpg

JNSMfxT.jpg

gG7fLEW.jpg

jIvdhkK.jpg

FuqtLif.jpg

QPL0lkB.jpg

Excelentes fotos, vento fortissimo? (acredito que sim), então imagina amanhã. :cool:
___________________

Vento moderado, o que equivale quase a nulo, comparativamente ao que aí vem.
14,3ºC
 

MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
O acumulado de hoje fixou-se nos 7,1 mm.
Muito provavelmente amanhã devemos ver aguaceiros de granizo, dia certamente animado.
Infelizmente, amanhã não tenho dados de vento para partilhar aqui da zona, fruto da ausência da EMA do Raso e da estação amadora do Pai do Vento(sim é o nome da localidade :D), Alcabideche.

Ainda assim temos as duas estações dos arredores de Torres Vedras com um potencial tremendo.

Cova da Moura, Torres Vedras
Moinho do Pinheiro Manso, Torres Vedras

Confirmo que esta zona realmente é ventosa especialmente em dias de mau tempo