Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Minima alta fruto do vento, 9,6ºC!
De manhã cedo tive que deslocar-me a Sintra, sabendo antemão que estava ocorrer forte inversão no vale de Colares ( minima horaria de -0,9ºC), passei por lá para compreender melhor aquela inversão e tirar fotos. Muita geada/gelo e um frio terrível! Mais logo partilho as fotos e dados.

Aproveitei o facto de estar na vila de Sintra e rumei à zona de Colares.
Posso dizer que fiquei surpreendido com a espessura do gelo nos carros e praticamente em todas superfícies, desde caixotes do lixo, paragens de autocarros, telhados de casa, inclusive uma ténue película de gelo na berma da estrada. Agora percebo o quão fria aquela zona é, os vários relatos de acidentes devido à formação de gelo na estrada.
A observação dos valores das EMA´s do IPMA limitam um pouco a percepção das coisas, não esperava ver tanto gelo nos mais variados sítios em largos quilómetros.
Como ia a conduzir e o sol já ia um pouco alto só consegui tirar algumas fotos perto de Galamares, zona ainda completamente sombria e acessivel.
Sair com practictamente 10ºC baixa humidade e presenciar 1ºC e 100%, foi um choque térmico muito forte, mas como meteolouco que sou nesta vertente das inversões não há problema,tudo se ultrapassa. :cool:

Medição itinerante entre Alcabideche - Galamares

ROuOfru.jpg


Geada

qVuRfho.jpg


F8g7NGZ.jpg


nd2aX2R.jpg


Muitas tubagens de rega com água congelada

CkD54IS.jpg
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Aproveitei o facto de estar na vila de Sintra e rumei à zona de Colares.
Posso dizer que fiquei surpreendido com a espessura do gelo nos carros e praticamente em todas superfícies, desde caixotes do lixo, paragens de autocarros, telhados de casa, inclusive uma ténue película de gelo na berma da estrada. Agora percebo o quão fria aquela zona é, os vários relatos de acidentes devido à formação de gelo na estrada.
A observação dos valores das EMA´s do IPMA limitam um pouco a percepção das coisas, não esperava ver tanto gelo nos mais variados sítios em largos quilómetros.
Como ia a conduzir e o sol já ia um pouco alto só consegui tirar algumas fotos perto de Galamares, zona ainda completamente sombria e acessivel.
Sair com practictamente 10ºC baixa humidade e presenciar 1ºC e 100%, foi um choque térmico muito forte, mas como meteolouco que sou nesta vertente das inversões não há problema,tudo se ultrapassa. :cool:

Medição itinerante entre Alcabideche - Galamares

ROuOfru.jpg


Geada

qVuRfho.jpg


F8g7NGZ.jpg


nd2aX2R.jpg


Muitas tubagens de rega com água congelada

CkD54IS.jpg
Wow!! Fantástico!! :eek: Não conhecia essa zona, e não sabia que havia inversões assim tão fortes por essas terras. Quando quiser ver geada já sei onde ir. :D