Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Por Peniche já acalmou em termos de aguaceiros. O vento continua forte. Pena a estação do Cabo Carvoeiro não estar nas melhores condições.
No centro de Peniche sigo com 6ºC, a sensação de frio é enorme com o vento que sopra. É gélido.
Por agora penso que não vá haver mais nada de especial por aqui. Aliás... por cá foi vento, chuva, uns aguaceiros de granizo e um trovaozito agora há pouco. ;)

Parabéns a todos os que postaram fotos. Estão fantásticas! Parabéns também pelos excelentes relatos do que foi acontecendo aqui pelo litoral.
 
Última edição:


romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Hoje foi um dia enorme para mim... A caçada madrugadora pela neve deixou-me exausto, eram 6h40 e já estava levantado.
Só quero deixar a nota de que já vi nevar várias vezes, inclusive fora de Portugal, e para mim o nevão que caiu na serra d'Aire e Candeeiros foi fenomenal pelo tamanho dos flocos.
Surpreendeu-me também porque era quase meio-dia e ainda caia neve.

Deixo-vos com este ultimo video deste dia fantástico para os maluquinhos como nós
410m
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Aqui não vejo chover desde o meio da tarde altura que terminou o evento fiasco por aqui...

Máxima de 10,0ºC
Mínima de 4,5ºC tenho pena não ter estado acordado as 7:30 altura de um aguaceiros que fez baixar a temperatura de 6,0 para os 4,5ºC com vento de NE e um rate de 13mm/h

Agora estão 8,0ºC e como disse noite menos fria...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A temperatura está estagnada nos 8,4°C. É o fim de mais um evento e digo, sinceramente, que foi o melhor. A frente descarregou bem por aqui, e o pós-frontal foi perfeito! Só pedia trovoada mas não se pode ter tudo. :p
Agora vêm aí dias de muito sol.
Off-topic: Por onde anda o StormRic? Com certeza ele terá tirado fotos deslumbrantes dos céus destes dois dias. Espero que esteja tudo bem...
 
Registo
5 Out 2015
Mensagens
31
Local
Lourinhã /Torres vedras/Miragaia
A temperatura está estagnada nos 8,4°C. É o fim de mais um evento e digo, sinceramente, que foi o melhor. A frente descarregou bem por aqui, e o pós-frontal foi perfeito! Só pedia trovoada mas não se pode ter tudo. :p
Agora vêm aí dias de muito sol.
Off-topic: Por onde anda o StormRic? Com certeza ele terá tirado fotos deslumbrantes dos céus destes dois dias. Espero que esteja tudo bem...


Também estou a estranhar a sua ausencia !
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
FÁTIMA: NEVE TORNOU A CAIR, UMA DÉCADA DEPOIS (C/VÍDEO)




Em janeiro de 2006 a cidade de Fátima ficou coberta por um amplo manto de neve, criando uma paisagem mística que ainda hoje permanece na memória dos moradores. A fotografia do Santuário envolto num manto branco figura ainda hoje na agenda de inverno da instituição.

Este sábado, 27 de fevereiro, a neve tornou a cair, praticamente dez anos depois. O impacto foi mais ténue e não chegou a formar um manto, desaparecendo assim que os flocos tocavam no chão. Num dia marcado por fortes chuvadas, muitos moradores nem se chegaram a aperceber do fenómeno, mas outros conseguiram captar os minutos em que tornou a nevar na cidade dos milagres.

http://www.mediotejo.net/fatima-neve-tornou-a-cair-uma-decada-depois-cvideo/

O video faz comparação entre a neve que caiu a 29 de Janeiro de 2006, e a que caiu hoje, a 27 de Fevereiro de 2016


O vídeo está excelente, ainda bem que há quem tenha filmado os flocos no Santuário :palmas: mas essa da última vez que nevou ter sido há 10 anos que anda por aí a circular é errado, sim não caía um nevão tão grande na Serra de Aire desde 2006 mas ainda em 2010 e 2013 houve neve na zona.

Essas fotos dos topos da serra até doem :uau:, sabendo que estive tão perto infelizmente não cheguei a ir onde houve acumulação a sério, esperei na aldeia onde estava (a 340/350 metros) que o chão ainda ficasse com alguma coisa até partir para Lisboa ao final da manhã, mas a "fulana" teimava mas não pegava, o vento apesar de :cold: também não ajudou, mas os flocos surpreenderam e fiquei com a manhã e a vinda a Fátima mais que ganha :inocente:

Longo vídeo feito pouco depois das 8h quando começaram a cair os flocos grandes, o entusiasmo começou aos 4 minutos...



Mais de uma hora antes, quando acordei, a seguir ao nascer do sol, notava-se que já tinha nevado também durante a madrugada...

12079124_950154105075075_2772076841215638618_n.jpg


12802825_950154115075074_3775755922566870173_n.jpg


6782_950154065075079_7671424393477870656_n.jpg


12670934_950154068408412_1863000054541954873_n.jpg


12802978_950154078408411_9090530040085833075_n.jpg


Agora, seguindo a tendência desde 2006, só daqui a 3 anos? :rolleyes:
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E como tinha "dito" lá fui ao Montejunto, inicialmente com os aguaceiros que apanhei pelo caminho deduzi logo que neve, só na imaginação, +- pelas 10:30 h e ja na nacional a chegar a serra na Abrigada a temperatura no carro estava nos 6º C, seria azar não apanhar nada, pois visualmente o topo estava sem nada, mas a subir a temperatura desceu e apanhei então NEVE na subida e ao topo, +- pelas 10:50 h com 2º C e eventualmente 1º C, alguns "nevões" durante praticamente o dia todo até a noite que lá estive, embora para o fim da tarde já era mais agua apesar de no carro ainda ter 2º C, no inicio da noite havia alguma mistura e ainda nos 2º C ,

e pelos vistos algumas pessoas daqui também, eu andava com o anemómetro pendurado ao pescoço para ser eventualmente "reconhecido" daqui, ........ para quem estivesse interessado ........

foi um dia muito bom e gelado, mas quem gosta, gosta, no regresso apanhei quase sempre chuva, ainda dei um salto ao Cabeço de Montachique e a Montemor,
não vou colocar nada, pois já existe muito material do evento de lá.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, 12,5mm foi quanto o dia de ontem acumulou aqui pela Cova da Piedade, mais uma vez a única coisa de interessante como é normal que vi deste evento foi algum granizo mas pouco ontem à noite em Lisboa e algum gelo minúsculo a esvoaçar entre a chuva gelada hoje à tarde, estavam 7ºC na altura. Já fico satisfeito pelas belíssimas fotos um pouco por todo o País :) . Dia memorável é pena que não se possa repetir todos os anos. Céu pouco nublado, vento fraco e 9,1ºC.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Epah está um vendaval do raio aqui em Peniche! Irraaaaa... parece que vai levar tudo À frente! É vento médio muito forte... é rajadas violentas... Bolas!
Uma pessoa nem consegue dormir com o barulho na rua!...