14 mm
Vento continua forte, rajadas de 80 km/h.
Dia frio, máxima de 11,9 graus.
Vento continua forte, rajadas de 80 km/h.
Dia frio, máxima de 11,9 graus.
Cumprindo o confinamento, não sai de casa. Como tal não vi... mas creio não ter havido problemas pois não vi nenhum relato no Facebook.Tão depressa como se formou, o núcleo depressionário sobre a fronteira afastou-se para Leste e perdeu identidade, arrastando consigo o início de uma oclusão em gancho:
![]()
![]()
À mesma hora da última carta de análise, a imagem do Terra dá uma boa ideia da circulação:
![]()
Continuamos com nebulosidade, média em geral, modelada pelo vento de Noroeste moderado a forte.
Quatro aguaceiros fracos sempre puxados e espalhados pelo vento renderam apenas 0,8 mm até às 10h.
Vento acima dos 30 Km/h, especialmente a partir do início da manhã, com vários picos de vento médio em cinco minutos de mais de 45 Km/h, máximo de 50 Km/h às 12h45 e há pouco, às 15h30.
Rajadas acima dos 60 Km/h, frequentes, rajada máxima de 69 Km/h às 13h50.
Temperatura mínima de 9,3ºC às 8h10; mínima secundária de 9,4ºC às 10h10.
Máxima provisória de 11,8ºC às 15h25.
O pólo do vento na RLC (exceptuando a singularidade da zona de Alcabideche/Serra de Sintra) foi sem dúvida o Cabo Carvoeiro, com pelo menos cinco horas de vento médio acima dos 60 Km/h !
Das 6h às 7h atingiu mesmo os 66 Km/h, esperemos que não tenha havido problemas sérios em Peniche.
![]()
As alturas e cercanias dos montes e serras, da Região Oeste às Serras mais a norte da RLC, foram os locais que recolheram maior acumulado dos aguaceiros fracos ou moderados.
Torres Vedras é um exemplo da persistência dos pequenos acumulados horários:
![]()
Rajada máxima ontem no Cabo Carvoeiro 76,3 Km/h, não é significativamente maior do que o vento médio horário máximo (66 Km/h) o que revela certa estabilidade da corrente de norte, sem grandes células que à passagem produzem rajadas.Cumprindo o confinamento, não sai de casa. Como tal não vi... mas creio não ter havido problemas pois não vi nenhum relato no Facebook.
Mas que esteve feio esteve. Continuo curiosa quanto à intensidade das rajadas. O ipma ainda não soltou esses dados... esperemos que a estação do Cabo Carvoeiro não tenha sofrido danos.
Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk