Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta tarde tive de sair e dei a volta à península... fazendo a comparação da intensidade de vento do fim da tarde para o que está agora, a intensidade do vento no centro da cidade é seguramente acima do registo no Cabo Carvoeiro. Mas isso não será nada anormal.

Entretanto, desde o meu comentário anterior, parece que as rajadas aumentaram de intensidade. Anda muita coisa no ar pela rua.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Diminuíu um pouco às 2h, mais intenso no Cabo Raso mas, curiosamente, nada de especial no Cabo da Roca:
iEkPiZf.jpg


Qo0YK0w.jpg


Aqui em Santa iria, 39 Km/h, rajadas 53 Km/h, nada de especial também, vento normal.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Continuo surpreso pelo vento apenas moderado no Cabo da Roca.
Diminuíu no Cabo Carvoeiro e no Raso, pelas 3h era mais intenso em S.Pedro de Moel e na Fóia mas na verdade nada de especial. Veremos amanhã quais foram as rajadas máximas, só isso justificará os avisos amarelos.

slSiKvs.jpg


Os aguaceiros fracos continuam pela Região Oeste, puxados a vento, claro:
47kRj5C.jpg


Em Santa Iria, chegou aos 40 Km/h e rajadas até 58 Km/h.
0,3 mm
9,9ºC
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Continuo surpreso pelo vento apenas moderado no Cabo da Roca.
Diminuíu no Cabo Carvoeiro e no Raso, pelas 3h era mais intenso em S.Pedro de Moel e na Fóia mas na verdade nada de especial. Veremos amanhã quais foram as rajadas máximas, só isso justificará os avisos amarelos.

slSiKvs.jpg


Os aguaceiros fracos continuam pela Região Oeste, puxados a vento, claro:
47kRj5C.jpg


Em Santa Iria, chegou aos 40 Km/h e rajadas até 58 Km/h.
0,3 mm
9,9ºC
Confirmo, diminuiu.

Mas voltou a intensificar! E muito

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Imagem do satélite Suomi ontem às 13h28:

Xw7spQL.jpg


Por agora, Cabo Carvoeiro é a estação mais ventosa e chuvosa da RLC às 4h:
VET8FVB.jpg


Há pelo menos uma estação em Alcabideche que já registou rajadas à volta de 90 Km/h e vento médio em 5 minutos de 71 km/h. Que noite agradável, a lembrar certas noites de Verão... :rolleyes:
 
Última edição:

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Valente ventania toda a noite. Soprou, uivando, forte de norte e certamente de oeste porque ouvi as gotas de chuva (em água e, acho eu, bolinhas de gelo) estamparem-se a alta velocidade contra o vidro da minha janela. Agora continua o show wuthering heights com a música de fundo de um mar que não está para brincadeiras. Grande animação! ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Há pelo menos uma estação em Alcabideche que já registou rajadas à volta de 90 Km/h e vento médio em 5 minutos de 71 km/h. Que noite agradável, a lembrar certas noites de Verão... :rolleyes:


Boas,

Sim, a fazer lembrar os massacres localizados do verão.
Confirmo noite de tempestade no reino do vento.:D

13 mm
93 km/h rajada máxima de vento.

Sinceramente não me admiro muito das diferenças para os cabos, muitas vezes passa despercebido ao pessoal , mas este rectângulo mete os cabos no bolso.;)
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,052
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Como já estava à espera, os aguaceiros logo após a meia-noite começaram a dissipar-se a sul das serras a norte de Lisboa, tanto que, no final de contas, apenas acumulei uns (espetaculares) 0,5 mm na passada madrugada. Enfim! :disgust:

Entretanto o dia de hoje tem sido algo ventoso e com céu nublado, tendo a rajada máxima sido atingida durante a madrugada. A temperatura atual é de 12,0°C. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tão depressa como se formou, o núcleo depressionário sobre a fronteira afastou-se para Leste e perdeu identidade, arrastando consigo o início de uma oclusão em gancho:
by3exXo.gif

cQqvO3d.gif


À mesma hora da última carta de análise, a imagem do Terra dá uma boa ideia da circulação:

DYqpbI0.jpg


Continuamos com nebulosidade, média em geral, modelada pelo vento de Noroeste moderado a forte.
Quatro aguaceiros fracos sempre puxados e espalhados pelo vento renderam apenas 0,8 mm até às 10h.

Vento acima dos 30 Km/h, especialmente a partir do início da manhã, com vários picos de vento médio em cinco minutos de mais de 45 Km/h, máximo de 50 Km/h às 12h45 e há pouco, às 15h30.
Rajadas acima dos 60 Km/h, frequentes, rajada máxima de 69 Km/h às 13h50.

Temperatura mínima de 9,3ºC às 8h10; mínima secundária de 9,4ºC às 10h10.
Máxima provisória de 11,8ºC às 15h25.

O pólo do vento na RLC (exceptuando a singularidade da zona de Alcabideche/Serra de Sintra) foi sem dúvida o Cabo Carvoeiro, com pelo menos cinco horas de vento médio acima dos 60 Km/h !
Das 6h às 7h atingiu mesmo os 66 Km/h, esperemos que não tenha havido problemas sérios em Peniche.

wv3nOme.jpg


As alturas e cercanias dos montes e serras, da Região Oeste às Serras mais a norte da RLC, foram os locais que recolheram maior acumulado dos aguaceiros fracos ou moderados.
Torres Vedras é um exemplo da persistência dos pequenos acumulados horários:
5XsBkTY.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.