Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa noite

Impressionante o que choveu ontem à noite, com aguaceiros prolongados e por vezes fortes :w00t: O acumulado disparou para 5,7 mm, não esperava tanto :D

Hoje foi totalmente o contrário: esperava mais e pouco tive :lol:
O dia apresentou-se novamente ameno e geralmente nublado. Apenas dois ou três períodos de chuvisco, que renderam 0,3 mm até agora...
O vento é que foi o ponto de destaque, por aqui onde moro tem se apresentado em geral fraco de SW, mas nas zonas mais abertas sopra por vezes forte e com rajadas.

Amanhã promete :rain:

Mínima: 10,9ºC
Máxima: 17,8ºC
Acumulado: 0,3 mm (até agora)

T. Atual: 15,2ºC
HR: 76%
Vento: SW / 6,5 Km/h

Desde o meio-dia a pressão desceu 4 hPa até agora.

Temperatura tem descido muito lentamente desde a máxima de 16,1ºC às 14h25 até aos 14,3ºC neste momento.

O vento mantém-se em Sul, às vezes tende para SSE; varia aos saltos, entre 16 e 35 Km/h, já houve rajada de 60 Km/h às 18h30 e de 56 Km/h às 20h50.

79% de humidade relativa.

Será realmente complicado se fôr algo como aquela massa nebulosa que vier gerar-se na costa Oeste, não é disso que precisamos.
Aquela já lá vai, mas estão em contínua geração ao longo das frentes:
E14gmrl.jpg

58 Km/h de SE no Cabo da Roca é um vento normal para uma circulação de Sul: a serra desvia uma parte do fluxo pelos flancos Leste e Oeste, a outra parte por cima.

Boas noites,

Dia seco e muito ventoso por Samora, com algumas abertas a deixar espreitar o sol até sensivelmente a hora do almoço.
Temperaturas semelhantes às de ontem, com uma máxima de 19,4 ºC e mínima de 12,5 ºC. Neste momento 15,7 ºC e 81% de HR.

A estação do Monte Gordo, em Vila Franca, regista até ao momento uma rajada máxima de 43,5 km/h.
Aguardemos então pela "animação de amanhã"... as previsões do ECMWF para cá são de 68,7 mm :shocking: Os rios vão muito cheios ainda, curioso para ver o que acontecerá se cair tanta água assim... há muito que não vejo uma cheia por estas bandas.

Boa noite,
Por aqui o vento continua a ficar mais forte e a pressão atmosférica está a baixar. Hoje não choveu nada, ao contrário do que os modelos previam, mas também, vendo o que vem aí, a chuvinha de hoje, se tivesse caído, não é comparável em quase nada... :sweat:

As previsões do ECMWF estão brutais para a zona... Estão previstos 66,9 mm para Almada no sábado - tendo em conta que a minha zona normalmente costuma acumular mais nestes eventos de frentes vindas de oeste, nem sei bem o que esperar. :surprise:

Antes do evento de amanhã, queria, no entanto, atualizar os dados de ontem e de hoje:

Charneca de Caparica

Ontem:
Máx: 17,6°C
Mín: 14,0°C
Prec: 3,6 mm
Rajada máxima: 31,4 km/h SSO

Hoje:
Máx: 17,0°C
Mín: 13,6°C
Rajada máxima: 46 km/h S

Agora estão 14,9°C e céu nublado. :)

De facto está impressionante, espreitei o ecmwf e mete 57 mm para cá. Muito trabalho para os bombeiros e Protecção civi da AML e não só.

---

Entretanto dei um salto a barragem da mula e está a 12,3 m ou seja a uns míseros 70 cms para começar a sair o excedente.
Depois deste evento vai encher o máximo, acredito que sim.

Ficam duas fotos:

Já não via a barragem da Mula assim desde 2018 Mais precisamente Junho do mesmo, e nesse ano lembro.me que foi o último ano que fez descargas, foi a meados de Março penso eu , muito provavelmente amanhã vai voltar a acontecer o mesmo!

--------------------------------
Por cá dia ventoso, com rajada máxima de 61.2km,h até ao momento, e que irão aumentar de intensidade até à passagem da frente fria de forte actividade associada à depressão Karim! Vento pouco comum por cá o previsto, contudo o mais preocupante será sem dúvida a precipitação que poderá ser estratiforme, ou convectiva , vamos ver ! Frente muito extensa, muito activa , e que deverá ser muito lentinha na sua passagem, o que irá originar muito provavelmente acumulados enormes em poucas horas! Apesar de já não chover por cá há 1 semana, Fevereiro leva 94.4mm de acumulado, e 174.1mm em cerca de 30 dias, solos saturadíssimos para uma previsão que não me lembro de ver para a zona Não querendo ser alarmista penso que amanhã será um dia de muita precaução, e precaver os mais próximos do que poderemos ter, se não se passar nada , melhor A manter-se as previsões amanhã cedo, muito provavelmente o IPMA lançará aviso Vermelho para a precipitação! Cá para o meu " quintal" estamos assim de previsões para as próximas 24h , ou seja, quase o mesmo que choveu durante todo o mês de Fevereiro Bom evento a todos e que tudo corra pelo melhor

bbabbc123740415d7aa1724f57ea2bc1.jpg

bcd056af858fcb23252447a3a86a1960.jpg
5886600673dc3dc9a4d1a6d43a24b7e9.jpg

Última edição:
Depois de um patamar entre as 17h e as 20h, a pressão retomou a descida: total de 5 hPa desde as 00h.

Temperatura estável, 14,2ºC.

HR estável, 79%

Vento mantém-se aos altos e baixos mas praticamente com os mesmos valores que se têm registado desde o meio-dia, não há evolução (entre 16 e 35 Km/h, rajadas até 56 Km/h). Fixo em Sul.

A primeira frente vai "explodindo" em alguns segmentos, a latitudes cada vez mais baixas:
LymaIuX.jpg

Já não via a barragem da Mula assim desde 2018
emoji846.png
Mais precisamente Junho do mesmo, e nesse ano lembro.me que foi o último ano que fez descargas, foi a meados de Março penso eu , muito provavelmente amanhã vai voltar a acontecer o mesmo!
emoji6.png

--------------------------------
Por cá dia ventoso, com rajada máxima de 61.2km,h até ao momento, e que irão aumentar de intensidade até à passagem da frente fria de forte actividade associada à depressão Karim! Vento pouco comum por cá o previsto, contudo o mais preocupante será sem dúvida a precipitação que poderá ser estratiforme, ou convectiva , vamos ver ! Frente muito extensa, muito activa , e que deverá ser muito lentinha na sua passagem, o que irá originar muito provavelmente acumulados enormes em poucas horas!
emoji53.png
Apesar de já não chover por cá há 1 semana, Fevereiro leva 94.4mm de acumulado, e 174.1mm em cerca de 30 dias, solos saturadíssimos para uma previsão que não me lembro de ver para a zona
emoji33.png
Não querendo ser alarmista penso que amanhã será um dia de muita precaução, e precaver os mais próximos do que poderemos ter, se não se passar nada , melhor
emoji106.png
A manter-se as previsões amanhã cedo, muito provavelmente o IPMA lançará aviso Vermelho para a precipitação! Cá para o meu " quintal" estamos assim de previsões para as próximas 24h , ou seja, quase o mesmo que choveu durante todo o mês de Fevereiro
emoji53.png
Bom evento a todos e que tudo corra pelo melhor
emoji106.png

bbabbc123740415d7aa1724f57ea2bc1.jpg

be40da6f2c8c2068851157ba8e43b00d.jpg
d55ba737580edf6089a8b301985253c3.jpg

Domingo devo lá passar, mas lá está a subida não é assim tão momentânea. Espero bem que a estação da serra fique online pois seria uma mais-valia para amanhã seguirmos o evento. O consenso é total nos modelos, dado a situação dos solos saturados haverá certamente problemas, queda de árvores, deslizamentos e inundações. Amanhã é daqueles dias que nem me pagassem passava de carro na estrada do Pisão . Tanta pedra e árvore pendurados na vertente com bruto declive.

O vento está mesmo cada vez mais forte! Ventos médios a rondar os 35/40 km/h e rajadas a rondar os 70 Km/h por vezes... Não é preocupante, pois isto é uma zona habituada a ventanias, embora do quadrante S não tanto.

Mais preocupação oferece a precipitação prevista para amanhã! Última atualização da app prevê um máximo de 65 mm em 24h!! :surprise:
Não sei se um aviso vermelho não seria melhor em termos de prevenção, ainda por cima numa altura em que os solos e linhas de águas estão super saturados!

Domingo devo lá passar, mas lá está a subida não é assim tão momentânea. Espero bem que a estação da serra fique online pois seria uma mais-valia para amanhã seguirmos o evento.

Deve estar a ficar interessante o vento lá pelos cimos da serra, e não só: Cabo da Roca em aumento regular da velocidade média do vento, já vai nos 65 Km/h.
b6sxLv2.jpg

Meteo_Cascais já quase não vem abaixo dos 40 Km/h e já deu os 72 Km/h.

Deve estar a ficar interessante o vento lá pelos cimos da serra, e não só: Cabo da Roca em aumento regular da velocidade média do vento, já vai nos 65 Km/h.
b6sxLv2.jpg

Meteo_Cascais já quase não vem abaixo dos 40 Km/h e já deu os 72 Km/h.

Sim na Peninha deve estar agressivo.
Essa estação meteo_Cascais é a do Pai do Vento, mas lá está ventanias estamos nós habituados. A chuva modelada é que é verdadeiramente inacreditável.
----
O dia termina com 1,5 mm.
Aguaceiro intenso perto das 13 h

Por aqui rajadas de vento fortes, do quadrante S principalmente. Ainda não chove.

O dia agora terminado ainda acumulou 1 mm.

Estado
Fechado para novas mensagens.