Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa noite,

Não senti nada, mas reparei por causa da app.

a912e5bf19850ead3cf61cef93e9c4a8.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Boas,

Estava a dar uma voltinha higiénica com a cadela a essa hora, não sentimos nada aqui por Samora :)
Quanto à meteorologia, dia já muito quente por cá, demais para o meu gosto até, a meio de fevereiro. Máxima de 19,4 ºC. Fui para a rua de casaco e...:calor:
Muito sol, mas também ainda alguma nebulosidade. Agora está uma névoa muito ténue e bastante humidade (90%).
Mínima de 12 ºC e neste momento 12,7 ºC.

Mesmo tendo uma magnitude relativamente baixa, confesso que sempre que leio ou ouço noticias de sismos em Portugal fico apreensivo e pergunto-me quanto tempo faltará para que aconteça uma catástrofe como a de 1755... espero que nunca aconteça.

Nos últimos anos em Portugal estamos a ser devastados pelos elementos da natureza, o fogo matou muita gente em 2017, pelo ar têm morrido muitos portugueses e no mundo em 2020/21, espero que os elementos água e terra não se "manifestem". Espero que isto seja apenas um devaneio.

Bem, parece que o sismo não foi sentido na Região de Lisboa, mas foi mais a norte. Afinal de contas, não foi assim um sismo tão grande e não foi de grande amplitude. Eu também não senti nadinha...:unsure:

Quanto à temperatura, parece que a mínima foi ultrapassada e deverá ser registada pouco antes da meia noite. Sigo com 11,1°C, céu limpo e vento nulo. :)

Virga passou sobre Lisboa:

7bYCGZI.jpg

NVFlEJw.jpg

1CU4PnG.jpg

BKeVmZe.gif

BJJJZz4.gif

Mínima 8,0ºC à 4h55.
Máxima de ontem 17,5ºC (14h35)
Pressão estável até à meia-noite, desceu 2 hPa depois.

Temperatura com variação estranha na última hora: de 10,3º desceu para 8ºC e voltou a subir para 9,6ºC. Ocorreu simultâneamente com a passagem da virga.
Vento fraco ou calma, até 13 Km/h. A maior variação de intensidade (de 13 Km/h para calma) foi registada também durante aquela passagem.

Bom dia,
Por aqui a mínima de ontem ainda desceu aos 10,9°C e hoje já registei a temperatura mais baixa desde o dia 19 de janeiro e mais apropriada para a altura do ano: 7,9°C. :cold:

Agora estão 13,1°C, céu pouco nublado e vento de nordeste. :)

A caminho de Mil Regos pelas rochas, na maré vazia. Mar grande e a subir, azul e branco tal como o céu, e o sol a cintilar.

"I can see clearly now the rain is gone.
I can see all obstacles in my way.
Gone are the dark clouds that had me blind.
It's gonna be a bright (bright)
Bright (bright) sunshiny day."

Lá lá lá lá (vou passar o resto do dia a trautear :D)

gnjY1tC.jpg

635LzYg.jpg

Xj4RyYQ.jpg

BDCYbBc.jpg

Última edição:
Boa tarde

Mínima de 7,4ºC às 8h25.
15,7ºC agora, máxima provisória.

Nevoeiros encheram os vales de Vialonga e Loures e todo o vale do Tejo de Trafaria a Santarém.

Imagem do Terra ao meio-dia (resolução 250 m):
32UZru9.jpg

Humidade relativa máxima, 86%, persistiu até às 13h10 em Santa Iria, no cimo dos montes sobre o vale de Vialonga/Loures do lado sul, sinal de que os nevoeiros só nessa altura começaram a dissipar-se. Ainda continuam em alguns locais, como se esperava nesta situação de crista de altas pressões aqui instalada e muita humidade trazida pela circulação de Sul/SW.

Nv51T7N.gif

KiGY9kF.gif

Edição: imagem do Aqua pelas 13h42.
Apenas nevoeiro fino residual no estuário do Tejo:
1IXpRId.jpg

Última edição:
Boa tarde

Mínima de 7,4ºC às 8h25.
15,7ºC agora, máxima provisória.

Nevoeiros encheram os vales de Vialonga e Loures e todo o vale do Tejo de Trafaria a Santarém.

Imagem do Terra ao meio-dia (resolução 250 m):
32UZru9.jpg

Humidade relativa máxima, 86%, persistiu até às 13h10 em Santa Iria, no cimo dos montes sobre o vale de Vialonga/Loures do lado sul, sinal de que os nevoeiros só nessa altura começaram a dissipar-se. Ainda continuam em alguns locais, como se esperava nesta situação de crista de altas pressões aqui instalada e muita humidade trazida pela circulação de Sul/SW.

Nv51T7N.gif

KiGY9kF.gif

Edição: imagem do Aqua pelas 13h42.
Apenas nevoeiro fino residual no estuário do Tejo:
1IXpRId.jpg
Sedimentos do Guadiana bem vísiveis! Idem do Tejo e do Mondego.

O sol está uma delicia mas a temperatura ainda é de Fevereiro. Durante a hora do almoço fui à Praia de S. Lourenço (de blusão de penas vestido) e tirei umas fotos. O rio, ligado ao mar, escoando paulatinamente e, a essa hora, com a ondas do mar a entrar "rio dentro" abundantemente e sem cerimónia. Na verdade não tirei mais fotos porque a maré está a encher e o set de ondas que se seguiu às fotos que aqui mostro foi valente a ponto de eu ter de correr para cima. Ainda assim molhei os ténis :D

7CzBeLd.jpg

Hbp9vOb.jpg

9WOquuJ.jpg
Faltaram as fotos. :)

Estado
Fechado para novas mensagens.