Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2026

Neste momento o caminho mais rápido entre Coimbra e a Figueira é por Pombal.

15e9eb8194dc92ea155fe6a4b77ba586.jpg

Bom dia,
Ontem o dia acabou mesmo a superar os 50 mm, com um acumulado total de 51,3 mm.
:rain:
Entretanto hoje tem sido um dia mais de vento que de precipitação, com rajadas máximas superiores a 50 km/h a certas alturas mas um acumulado de apenas 3,8 mm. A chuva quase contínua de ontem parou pouco depois da meia-noite e só regressou temporariamente com a passagem da frente. Entretanto até está sol. :eek:

Bom dia a todos! Há muito tempo que não publico por aqui (a maternidade tem destas coisas :lol:). Mas sigo-vos atentamente!

Hoje a reportar da Ajuda, Lisboa, posso dizer que houve muita chuva e vento, mas parece não ter havido grandes danos, do que vi na rua. À exceção de imensos buracos nas estradas... Segue ventoso.

Da minha terra natal, Lourinhã, recebi notícias agora mesmo e parece que o centro inundou durante a madrugada. Este é o aspeto da estrada que liga a vila até à Praia do Areal, junto à ciclovia (fotos cortesia do meu irmão):

Em direção à vila:

lourinha0502026_OE.webp

Em direção à praia:

lourinha05022026_EO.webp

Bom dia a todos! Há muito tempo que não publico por aqui (a maternidade tem destas coisas :lol:). Mas sigo-vos atentamente!

Hoje a reportar da Ajuda, Lisboa, posso dizer que houve muita chuva e vento, mas parece não ter havido grandes danos, do que vi na rua. À exceção de imensos buracos nas estradas... Segue ventoso.

Da minha terra natal, Lourinhã, recebi notícias agora mesmo e parece que o centro inundou durante a madrugada. Este é o aspeto da estrada que liga a vila até à Praia do Areal, junto à ciclovia (fotos cortesia do meu irmão):

Em direção à vila:

Ver anexo 30561

Em direção à praia:

Ver anexo 30562
Confirmo.. :D

1000018705.webp

1000018698.webp

E por aqui hoje, muito, muito vento, e rajadas fortes de vez em quando...
Nao chove, ainda só cairam uns pingos de manha, e foi uma noite calma, pelo menos aqui na parte oriental da cidade de Lisboa...
Ceu nublado mas com Sol de vez em quando, e algum azul no céu...
Continua a me preocupar o ramo, aliás saõ dois ramos já, que continuam por ser cortados e que com estas rajadas, não sei se vem mesmo abaixo...
Falei com um vizinho que conhece lá alguem na Junta e que diz que vai lá á tarde falar com eles...vamos a ver.
Por aqui por caa foi nos dados o resto da semana de teletrabalho e estou em casa sempre com a Tv ligada, e de facto nunca me lembro de ter visto o nosso pais, na parte centro e sul tão complicado...
Isto está mesmo muito mau, e o Sr. Climatologista de cima e de quem eu gosto, afirmou que está um pouco preocupado com o que vem no dia 7...este país nao aguenta mais!!

• Gosto
Reactions: StormRic e N_Fig
Boas!

Noite tranquila em Aveiras com chuva fraca que rendeu até sair de casa 8,1mm. Aqui na zona de Mafra choveu substancialmente mais com a estação que sigo como referencia a marcar 23mm.

Foi difícil fazer o trajeto habitual para vir para cá devido às inúmeras derrocadas que v pelo caminho, algumas condicionam a circulação.

• Gosto
AVISO URGENTE – CHEIAS NO TEJO | SANTARÉM
(aviso já de ontem, aparentemente)

A Câmara Municipal de Santarém e a Proteção Civil alertam para uma situação de cheias nas próximas horas, devido ao aumento dos caudais do Rio Tejo e à forte precipitação prevista.
1f6a8.png
1. Evacuação obrigatória (próximas 7 horas)
A população das zonas ribeirinhas deve abandonar de imediato as suas habitações.
Zonas críticas:
• Caneiras
• Ribeira de Santarém (até à linha de caminho de ferro)
• São Vicente do Paul – Reguengo do Alviela
⚠️
Outras zonas que podem ser afetadas: Vale de Figueira (zona da Secágro) e Alfange.
1f3eb.png
2. Encerramento de todas as escolas
Todas as escolas do concelho estarão encerradas amanhã (sexta‑feira, 06/02/2026) para garantir a segurança da comunidade escolar.
1f6df.png
3. Meios de Proteção Civil Mobilizados
• Reabertura excecional da Passagem de Nível do Peso para evacuação das Caneiras (apenas veículos ligeiros e meios de proteção civil).
• Equipas permanentes de monitorização das zonas ribeirinhas.
• Apoio às evacuações e circulação em segurança.
• Centro de Acolhimento Temporário no Pavilhão Municipal a partir das 16h00, para residentes sem suporte familiar.
1f4e2.png
4. Recomendações à população
• Evitar deslocações desnecessárias.
• Privilegiar o teletrabalho sempre que possível.
• Acompanhar as atualizações oficiais da CMSantarém e da Proteção Civil.
1f4de.png
Contactos Úteis
Proteção Civil Municipal: 243 333 122 / 800 222 122
Emergência Nacional: 112
➡️
Siga as orientações oficiais. Proteja-se.

Almargem do Bispo -Sintra muito vento desse ontem,rajadas tão fortes como na noite da Kristin. Farta deste tempo. Preciso de reparar o telhado e o gradeamento e não consigo com este vendaval

• Triste
Boa tarde. Recebi há instantes novo SMS da Proteção Civil: "Rio Tejo: Elevado risco cheia/inundação de áreas ribeirinhas. Evite circular próximo das margens. Retire bens de zonas inundáveis."

• Gosto
Reactions: N_Fig e StormRic