Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Local
Lisboa
nao me admiro nada dos 96.5km.h do hotspot...houve um periodo entre as 7h e as 9h que foi lourura....voavam folhas e havis detritos no chao...nessas 2h o vento medio deve ter andano nos 40-60km.h com rajadas de 80km.h ou mais:shocking:

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Sim, aqui está a acontecer isso. A temperatura já caiu mais de 2ºC a pique, em menos de 10 minutos. :surprise:

Continua a chuva por aqui, 18,9 mm já lá vão.

Venha o dia de amanhã! :rolleyes:

Só agora voltei a casa, mas o gráfico indicou isso mesmo, por volta das 10h20, a temperatura caiu 2.5ºC, com a rotação do vento, e, assim o meu penico volta a "ganhar vida própria"... Registo já 23.8mm de precipitação.
Sigo com 13.3ºC, 94%HR, 1013hpa.

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Tanto? Passaste de 0 a 23,8 mm? :unsure:

O meu acumulado até agora ficou-se pelos 21,0 mm.

Nada disso... durante o início da chuva, dado que a mesma vinha especialmente de sul e sudoeste, e o penico está relativamente abrigado nesses quadrantes, pois não o posso por no telhado, o dito tinha um menor valor registado. Quando me levantei, acertei os valores da precipitação pelos teus, na altura 16mm, salvo erro...
Com a rotação do vento, e da chuva, o pluviómetro fica a registar valores correctos, e desde que rodou o vento marcou logo mais uns quantos mms...
Daí o total de 23.8mm até agora...

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Local
Covilhã (700 m) / Almada
muito bem pelo que leio aqui é mesmo a minha estação que não está a registar bem os dados. Então se até o mr philip e o Lightning não acumularam nem metade daqui. Já o vento também se até no Cais Sodré foi abaixo dos 100 kmh

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Local
Algures
Nada disso... durante o início da chuva, dado que a mesma vinha especialmente de sul e sudoeste, e o penico está relativamente abrigado nesses quadrantes, pois não o posso por no telhado, o dito tinha um menor valor registado. Quando me levantei, acertei os valores da precipitação pelos teus, na altura 16mm, salvo erro...
Com a rotação do vento, e da chuva, o pluviómetro fica a registar valores correctos, e desde que rodou o vento marcou logo mais uns quantos mms...
Daí o total de 23.8mm até agora...

Pois, tirando o problema dos quadrantes está tudo bem então.

Continua a chuviscar por aqui, temperatura nos 13,3ºC e HR no máximo. O vento volta a soprar, mas desta vez fraco.

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
mas o q se passou?
nevou?

Após um dia de céu limpo e com geada de manhã na vertente norte, o tempo no sábado com o avançar do dia, mudou drasticamente com fortes rajadas de vento e céu nublado que deu origem a chuva.
A temperatura nos locais cimeiros da serra, esteve muito perto de zero e no domingo, mal o dia nasceu ainda estava acordado para ver se via neve nos picos mais altos, mas não cheguei a ver nada, nem sleet...
Mas domingo teve vento, como poucas vezes vi, além de chuva acompanhada com temperaturas algo baixas, sobretudo em torno de 4 e 5 ºc que contudo, na encosta sul junto ao mar, subia um pouco mais.
Verifiquei que mesmo, mais longe do mar, seria cerca de meia-noite de domingo, junto à Quinta de Catralvos, haviam diferenças de temperatura algo acentuadas, sendo que na encosta onde crescia a vinha a temperatura era mais elevada ( cerca de 6ºc) do que locais próximos.
Domingo à tarde um enorme conjunto de nuvens tapava a parte superior da serra, formando um aspecto ameaçador como poucas vezes vi na região.
Durante a noite de domingo para segunda, eram cerca de 20.00, no interior do Parque Natural, choveu muito, ainda com algum frio, sem se notar ainda subidas de temperatura.

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Grande contraste em Lisboa.

A zona mais a oeste/sudoeste já na casa dos 13/14/15ºC, enquanto que a zona leste permanece ainda nos 8ºC.

semttulo3so.jpg

Aqui em Odivelas sigo com 8,5ºC e nevoeiro.
Vento para já nulo.

Eu estive nessa altura numa zona de transição.
Junto ao Hospital S. Francisco de Xavier, nas encostas viradas a W/SW, a temperatura era nitidamente mais elevada, do que nas encostas expostas a N. Uma diferença que era fácil de notar, bastando andar uns 20 metros.

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Local
Algures
Parou de chover e o vento continua calmo. O tempo está a melhorar temporariamente.

22,1 mm acumulados desde as 0 horas. Mas este valor ainda se pode alterar.

Pressão nos 1012 milibares.

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Local
Azambuja
hoje entre as 8h e as 10h foi um período de chuva forte e ventos igualmente fortes (pena a minha estação não registar as rajadas de vento:()
agora céu muito nublado e ameaça de chuva com 12,0ºC