Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
passei a tarde e noite de ontem em arranhó, na casa do meu pai, a 2km SW da louriceira.
pelas 23.50h, estavam 5.9º, vento nulo e ceu limpo.
esta manhã, pelas 7.30h, estavam 7.5º, vento fraco variavel e ceu muito nublado por estratocumulus e cumulus, houve precipitação pela madrugada, pelo que a estrada se encontrava humida, até alverca;)
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá bom dia...:w00t:

Mais limpo a SE, mas por aqui observam-se Altocumulus stratiformis e boa aglomeração de Cumulus fractus, porém com algumas abertas, vento fraco de N/NW.

A temperatura mínima desta noite não desceu além dos 7.8ºC.

Valores actuais: 12.6ºC / 67% HR
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia!
Como não estou em casa, não posso dar-vos dados actuais, mas queria partilhar um fenómeno interessante...
De manhã, ao sair de casa, o termómetro, no 8º andar, marcava 9.3ºC. Ao chegar ao carro, 5ºC apenas, e poucos metros adiante, 4ºC, e assim segui uns quilómetros, só subindo a temperatura já em Lisboa.
Uma inversão térmica muito acentuada em apenas 20 e poucos metros de altura.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mínima de 8,3 ºC.

Actual de 14,3 ºC e céu encoberto.

Vento moderado de NO.
 

Roque

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
41
Local
Lisboa
Boa Tarde, eu ontem estava a passar pelo Meteociel, e vi a um anticiclone com um centro de 1060mb e achei algo excessivo, por isso eu gostava de saber qual e o maximo de mbs que um centro de altas pressoes pode ter?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boa Tarde, eu ontem estava a passar pelo Meteociel, e vi a um anticiclone com um centro de 1060mb e achei algo excessivo, por isso eu gostava de saber qual e o maximo de mbs que um centro de altas pressoes pode ter?

Em teoria a tua pergunta não tem resposta uma vez que não existe um limite teórico para a pressão num sistema tão dinâmico :)

Na prática, e segundo parece o record absoluto de pressão foi registado na Mongólia em 2001 com um valor de 1085,6hPa.

Valores de 1060hPa vão acontecendo algumas vezes em latitudes mais a Norte e na Sibéria. Mas chamo a atenção de um pormenor. Provavelmente estás a referir-te a um valor de 1060 hPa sobre a Gronelândia no GFS. Esse valor aparece acima das 180h pelo que a fiabilidade da previsão é reduzida.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Boas tarde.
Mínima de 6,5ºC.
As condições actuais são:

Temperatura: 13,5ºC
Sensação térmica: 13ºC
Ponto de orvalho: 7,9ºC
Humidade relativa: 69%
Pressão atmosférica: 1014.1 hPa
Preciptação diária: 0,0 mm
Vento: 3,6 km/h
Rajada mais forte: 24,1 km/h

De salientar a ocorrência de três aguaceiros fracos não tendo sido quantificada qualquer precipitação.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Boa Tarde:)

Por aqui neste momento estão 10.8ºC e o céu está com algumas nuvems.

Extremos de Hoje:

T.Máxima: 13.8ºC

T.Minima: -0.5ºC

Houve geada