Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015



Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
Poe do sol no cais do sodre ha pouco

pZpDZJ5.jpg
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Algumas fotos da minha viagem matinal pela zona (apenas paisagisticas ou de neblina, as de geada colocarei no tópico devido)

8.45h Saí de casa com -0.8ºC e desloquei-me ao vale do afluente do Alviela aqui a poucos metros de casa onde tirei as fotos do passado dia 31,registando ainda -1.6ºC por volta das 8.50h. De seguida por curiosidade fui dar uma espreitadela à zona da serra, nomeadamente Minde e Mira de Aire. A temperatura ao subir foi subindo progressivamente até 7/8ºC (impressionante a diferença de temperatura entre as zonas baixas e altas) e ao chegar a Minde deparei-me com este cenário.

bS8qDqs.jpg


A temperatura ia em queda livre à medida que descia, cerca de 7ºC em 1 km. No caminhoentre Minde e Mira de Aire o termometro chegou a marcar -1.9ºC por volta das das 9.10h. Ao chegar a Mira desloquei-me à zona mais baixa (e por momentos perdi-me nas ruas e ruelas:hehe:) para tirar umas fotos e voltei a Minde para subir uma das encontas, que por sinal, era a mais acentuada. O aspecto era este à medida que me aproximava.
i1gbgns.jpg


YwVecOe.jpg


8PAKCTz.jpg


E uma imagem interessante a esquerda deste entroncamento.

3t9AmiO.jpg


A meio da subida
yPWGHcl.jpg


Cp2gZ71.jpg


hVZUTcj.jpg


Já no topo e com 8ºC

jGYiLcA.jpg


C2bSMjg.jpg


vLzTcUC.jpg


Vista sobre a parte mais alta.

cjnOCzl.jpg


Vista do lado Sul da encosta para o planalto já com 10 ºC

OPkIsoK.jpg


r0BUcU2.jpg


Impressionante o quanto a temperatura dispara assim que o Sol nasce em dias de inversão.
 
Última edição:

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Máxima: 15,6ºC
Minima: 3,6ºC

Vento gélido a dar sensação térmica de menor temperatura agora, uns atuais 9,4ºC
Primeira vez que vi geada no jardim em frente à minha casa, exatamente às 7h50 estava tudo branquinho, os carros cheios de gelo e alguns que mais parecia acumulados gigantes de gelo que iam dar muito trabalho!
Quando passei ao lado do rio Jamor o termômetro marcava 2,5ºC! Temp. mais baixa do que pensava e nestes dias também têm tido temps. minimas que ainda se mantêm bastante frias, 3ºC à rondar na capital só ontem, mas o aviso amarelo foi-se...

Nascer do sol lindo, cores magnificas, já não acordava tão cedo há algum tempo para vê-lo. Também se repara que o dia está cada vez maior, já que agora às 17h40 ainda há alguma luz.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,234
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Algumas fotos da minha viagem matinal pela zona (apenas paisagisticas ou de neblina, as de geada colocarei no tópico devido)

:palmas: belo trabalho fotográfico, gosto muito destas "vistas do alto" com as neblinas baixas.:thumbsup:

Em Carcavelos assistiu-se ao aproximar das nuvens altas vindas de sudoeste e das nuvens baixas de noroeste, cruzando-se no poente. A neblina hoje fez desaparecer toda a margem sul até meio da tarde mas não chegaram a ser bancos de nevoeiro.
Vento nulo ou fraco de noroeste.
Ao entardecer:
bDsmMz9.jpg


aproximando-se a hora do pôr-do-sol:
2uyjHai.jpg


os raios e as sombras tornados visíveis pela neblina; um sundog ainda conseguiu apanhar a ponta dos cirrus do lado esquerdo:
A6izfuI.jpg


e o ocaso foi oculto pelas nuvens baixas, última visão dos raios de sol distantes:
r5Owgqy.jpg


Como a Rachie já mostrou, aqueles cirrus tornaram-se vermelhos ao crepúsculo
Poe do sol no cais do sodre ha pouco
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Algumas fotos da minha viagem matinal pela zona (apenas paisagisticas ou de neblina, as de geada colocarei no tópico devido)

8.45h Saí de casa com -0.8ºC e desloquei-me ao vale do afluente do Alviela aqui a poucos metros de casa onde tirei as fotos do passado dia 31,registando ainda -1.6ºC por volta das 8.50h. De seguida por curiosidade fui dar uma espreitadela à zona da serra, nomeadamente Minde e Mira de Aire. A temperatura ao subir foi subindo progressivamente até 7/8ºC (impressionante a diferença de temperatura entre as zonas baixas e altas) e ao chegar a Minde deparei-me com este cenário.

(...)
A temperatura ia em queda livre à medida que descia, cerca de 7ºC em 1 km. No caminhoentre Minde e Mira de Aire o termometro chegou a marcar -1.9ºC por volta das das 9.10h. Ao chegar a Mira desloquei-me à zona mais baixa (e por momentos perdi-me nas ruas e ruelas:hehe:) para tirar umas fotos e voltei a Minde para subir uma das encontas, que por sinal, era a mais acentuada. O aspecto era este à medida que me aproximava.

.


Esta manha a caminho do trabalho, (06:45h) em minde registei -3,5 e em Alcanena -2. Não vi geada (era escuro :D )
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
:palmas: belo trabalho fotográfico, gosto muito destas "vistas do alto" com as neblinas baixas.:thumbsup:

Em Carcavelos assistiu-se ao aproximar das nuvens altas vindas de sudoeste e das nuvens baixas de noroeste, cruzando-se no poente. A neblina hoje fez desaparecer toda a margem sul até meio da tarde mas não chegaram a ser bancos de nevoeiro.
Vento nulo ou fraco de noroeste.
Ao entardecer:
bDsmMz9.jpg


aproximando-se a hora do pôr-do-sol:
2uyjHai.jpg


os raios e as sombras tornados visíveis pela neblina:
A6izfuI.jpg


e o ocaso foi oculto pelas nuvens baixas, última visão dos raios de sol distantes:
r5Owgqy.jpg


Como a Rachie já mostrou, aqueles cirrus tornaram-se vermelhos ao crepúsculo
Só as nuvens para darem um ar épico ao sol, estes dias sem chuva só peço algumas nuvens ou cirrus para o final da tarde para se tirarem fotos lindas!
 

Rafael Mota

Cirrus
Registo
30 Dez 2014
Mensagens
2
Local
Torres Vedras
Boas.
Última noite com uma inversão térmica brutal, por estes lados, com a mínima a ser de 0,5ºC :cold:, a estação do IPMA de Dois Portos, aqui bem perto registou -0.4ºC.
Grande formação de geada, com os carros e os terrenos cobertos de branco :)
Máxima de 15,3ºC
Agora sigo com 9ºC, vamos esperar para ver o que esta noite nos reserva.