Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tanto frio às 12h00? Mesmo às 13h00 ainda ia com apenas 3,4ºC! Que se passa por Lisboa? :cold:

O nevoeiro com temperaturas em algumas zonas até negativas que se formou no Alentejo a ser transportado pelo vento de E/SE até Lisboa, e sendo que o ar húmido conserva mais a temperatura, pouco aquece no seu trajecto até ao litoral, daí a queda repentina das temperaturas na zona de Lisboa a partir da manhã. Em grande parte das zonas a máxima foi registada logo pelas 00h, com cerca de 10º, e as mínimas na ordem dos 2º perto da hora de almoço. Acontecem situações semelhantes quase todos os anos por Lisboa, com este tipo de advecção de nevoeiro formado no interior, mas raramente com esta magnitude e valores tão baixos. É mais raro, e já é a segunda vez este Inverno! E hoje ainda por cima algo menos vulgar em zonas baixas, nevoeiro denso acompanhado de vento moderado, tornando a sensação térmica terrível mesmo.
Coisas de potentes anticiclones... :D

De notar, que dada a situação, as previsões de temperatura do IPMA foram completamente pulverizadas em Lisboa (6º/13º). E podia ser bem pior na verdade na máxima, que os 13º previstos seriam claramente para a tarde, quando estão quase 10º menos na realidade, mas os valores perto de 10º ao início da madrugada ainda suavizam a coisa...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mínima de 4,2ºC por Queluz, neste momento 6,8ºC. Em Lisboa havia bastante nevoeiro, saí de Sintra com muito sol e cerca de 7ºC cheguei a Lisboa parecia que tinha chegado ao interior norte.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Nota-se bem por onde anda o nevoeiro ::cold:
N5axxt3.jpg