Boa Tarde!
Por aqui durante a manhã caíram alguns aguaceiros moderados sendo de destacar por volta do almoço a queda de um aguaceiro forte.
Agora durante a tarde cai de vez em quando alguns aguaceiros moderados e o vento aumentou de intensidade e está moderado com algumas rajadas fortes.
Dia semalhante aos anteriores, aguaceiros moderados e vento forte.
Ha pouco, aqui na minha rua registei uma rajada de 54 km/h ( com auxilio da aplicação do tlmvl). 5 mm
9,8ºC
Até ao momento, rajada máxima de 64,8 km/h, o vento médio máximo chegou aos 47,3 km/h.
A ribeira das vinhas segue com belo caudal, sinal que tem chovido bem na serra, amanhã partilho por aqui uma foto.
Realmente não esperava tanta chuva para hoje, "tanta" apesar de apenas ter acumulado 2,4mm é muito irritante.
Aguaceiros fracos começaram logo às 9h50 e de vez em quando vinha um até que a partir das 13h começou a chover e raramente parava, por isso chuva fraca quase a tarde toda e raramente via-se o sol.
Minima: 7ºC Máxima: 12,1ºC Rajada máxima: 60km/h
Pressão: 1019 hPa
Realmente farto desta chuva "molha parvos" que irrita mesmo muito. Além disso o chão mal tem tempo para secar, e ia escorregando muitas vezes...
Por aqui o dia tem sido marcados por aguaceiros pontuais, acompanhados de algumas rajadas de vento fraco/ a moderado. E também com frio á mistura. Tem sido uns dias muito aborrecidos que mal dá para fazer algum trabalho na rua, e na agricultura.
Aguaceiros todo o dia, fracos em geral e se por vezes pareciam mais intensos era mais devido ao vento, de noroeste ou nor-noroeste. A configuração das nuvens foi diferente de ontem, já não se viram os cumulonimbus com bigornas, o topo das nuvens era bastante mais baixo. Mesmo assim tornavam o ambiente muito escuro por vezes fazendo parecer que a nuvem tinha uma grande extensão vertical.
Alguns aspectos do céu e dessas nuvens durante a tarde:
A despedida do sol, que apareceu por poucos e curtos momentos durante o dia:
Destaque para a elevada ondulação que apesar do vento rebentava em ondas e tubos perfeitos.
Dia com sensação térmica fria, embora as temperaturas variassem entre os 8º e os 13º.
A imagem de satélite mostra a diferença entre a altura do topo das nuvens que nos têm afectado e as que no norte de Espanha, especialmente na cordilheira Cantábrica, chegam com grandes desenvolvimentos verticais, e em cascata passam para sul mas depois de perderem as bases sobre as montanhas, com nevascas abundantes. Trovoadas também em toda essa região.
Os aguaceiros por cá parecem organizar-se em ondas sucessivas:
Fim de manhã e tarde passadas hoje na capital em trabalho. À saída da Gare do Oriente fui surpreendido por um frio bastante intenso, mais do que no Porto à partida, acompanhado de algum vento e aguaceiros fracos. Pelas 13h30 sensivelmente arrisquei-me a um pequeno passeio à beira-Tejo e fui apanhado por alguns aguaceiros bem fortes acompanhados por vento também ele com bastante intensidade; as bandeiras das nações esvoaçavam "que nem umas loucas"!
O final da tarde e regresso à gare foi também acompanhado de aguaceiros fracos.
Marés altas de Lua Nova vão coincidir esta madrugada cerca das 3h com o pico da ondução forte de noroeste 5 a 6m e altura máxima 10m (aviso laranja). O período da ondulação ainda se mantém superior a 15 s. Também o vento forte no litoral oeste agravará a situação. Do Cabo da Roca para norte e Peniche especialmente será a zona mais afectada. Situação normal de inverno no entanto.