Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2016



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Parece que manhã houve mesmo geada fraca no jardim, algo raro por aqui. Mas as condições eram propícias, pelas 19h já estavam os carros todos cobertos por geada, o vento era nulo e o céu estava limpo. Se calhar ocorreu uma inversão, não sei...
Existe um aquífero debaixo do jardim e escorre até à parte mais baixa e entope a sarjeta, pelo que ela continua assim infinitamente....

Mínima: 8,4ºC
Máxima: 17,1ºC
Acumulado de 0,5 mm
Pressão chegou aos 1035 hPa
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Parece que manhã houve mesmo geada fraca no jardim, algo raro por aqui. Mas as condições eram propícias, pelas 19h já estavam os carros todos cobertos por geada, o vento era nulo e o céu estava limpo. Se calhar ocorreu uma inversão, não sei...
Existe um aquífero debaixo do jardim e escorre até à parte mais baixa e entope a sarjeta, pelo que ela continua assim infinitamente....

Mínima: 8,4ºC
Máxima: 17,1ºC
Acumulado de 0,5 mm
Pressão chegou aos 1035 hPa

Sinceramente não acho isso possível no dia de ontem.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Parece que manhã houve mesmo geada fraca no jardim, algo raro por aqui. Mas as condições eram propícias, pelas 19h já estavam os carros todos cobertos por geada, o vento era nulo e o céu estava limpo. Se calhar ocorreu uma inversão, não sei...

Geada ou orvalhada?
Belas tem de facto uns vales encaixados muito susceptíveis a geadas. Mas não "com este calor". E muito menos às 19h.
Nunca me lembro ver ninguém na região de Lisboa a raspar o gelo dos carros às 19h. :p
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Geada ou orvalhada?
Belas tem de facto uns vales encaixados muito susceptíveis a geadas. Mas não "com este calor". E muito menos às 19h.
Nunca me lembro ver ninguém na região de Lisboa a raspar o gelo dos carros às 19h. :p

Exacto, talvez em Bucelas sejam possivel observar geada às 19 horas nos carros, ainda assim tenho muitas duvidas, agora, geada no solo é bem possível.
Da minha experiência nas inversões, só me lembro de observar geada fraca às 19 00 horas, mas no solo, no vale do rio Cuco, próximo da aldeia de Junqueiros, Mafra.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Geada ou orvalhada?
Belas tem de facto uns vales encaixados muito susceptíveis a geadas. Mas não "com este calor". E muito menos às 19h.
Nunca me lembro ver ninguém na região de Lisboa a raspar o gelo dos carros às 19h. :p
Deve ser esse o termo, orvalhada :p Mas de manhã o jardim estava esbranquiçado, eu cheguei a ver a relva e estava cheia de gotículas de água nas pontas. Mas o orvalho é transparente por isso o que dava o tom branco? Às 19h vi os carros com os vidros esbranquiçados daí ter dito que parecia geada...
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Deve ser esse o termo, orvalhada :p Às 19h vi os carros com os vidros esbranquiçados daí ter dito que parecia geada...

Também poderão ser os vidros embaciados :p 19h é ,por norma a hora, de as pessoas chegarem a casa, e a diferença de temperatura entre o interior do carro quente e o exterior frio poderá resultar nisso, aqui na minha zona até é algo comum.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000