Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2016



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tudo calmo aqui por Lisboa, não chove à um bom par de horas, e o vento tambem parece quase inexistente...

O que se prevê aqui para a capital, para o resto do serão e madrugada?

A frente vai descendo em latitude. O vento irá aumentando. O que se passará em termos de precipitação é uma incógnita, variará muito conforme os locais. Nas zonas expostas pode haver estragos pelo vento.

As isóbaras estão cada vez mais comprimidas (juntas) a sul da frente o que significa vento cada vez mais forte:

En7MsPm.gif
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Alguém sabe como está a nascente do Rio Alviela? Mais concretamente a nascente nos Olhos D'Àgua? Reconstruiram a zona para ficar mais bonita para a zona balnear, gostaria de saber como é que aquilo já vai de água!

Sim, as margens do rio alviela foram requalificadas no verão de 2015, eu ainda ontem publiquei aqui um video, onde retratava mais uma descarga de poluição no rio, e dava para ver o seu caudal, e para já ainda nao era de grande dimensão.
Notava-se a corrente um pouco mais forte, mas ainda estava muito longe de galgar as margens.
Por estes lados, o que tem chovido ainda nem deu para correr os ribeiros, estão secos como em pleno verão.
No meu terreno passa uma vala que é uma dos afluente do alviela, e ela ainda tem estado muito calma.
Os terrenos apesar de já terem suportado uma boa quantidade de água, ainda se encontram a rete-la.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Entretanto penso que começa a existir a hipótese de cheia no Mondego. Vou verificar o estado das barragens.
O Mondego já galgou as margens em Coimbra, e como é habitual nestas situações, já inundou as zonas mais baixas, nomeadamente o Parque Verde do Mondego, as esplanadas dos bares das Docas na margem direita e a Praça da Canção na margem esquerda.
Podem ver as imagens nesta reportagem da SIC: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-01-10-Mais-de-100-ocorrencias-em-Coimbra-devido-ao-mau-tempo

Mais de 100 ocorrências em Coimbra devido ao mau tempo

Em Coimbra, a Proteção Civil registou este domingo mais de uma centena de ocorrências relacionadas com o mau tempo, mas sem situações graves. Com o rio Mondego muito perto do limite, têm-se registado casos de pequenas inundações.

SIC

Neste momento, as comportas da Ponte açude, em Coimbra, devem estar todas abertas. Espero que façam bem as gestão da barragem da Aguieira para evitar mais inundações..
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Sim, as margens do rio alviela foram requalificadas no verão de 2015, eu ainda ontem publiquei aqui um video, onde retratava mais uma descarga de poluição no rio, e dava para ver o seu caudal, e para já ainda nao era de grande dimensão.
Notava-se a corrente um pouco mais forte, mas ainda estava muito longe de galgar as margens.
Por estes lados, o que tem chovido ainda nem deu para correr os ribeiros, estão secos como em pleno verão.
No meu terreno passa uma vala que é uma dos afluente do alviela, e ela ainda tem estado muito calma.
Os terrenos apesar de já terem suportado uma boa quantidade de água, ainda se encontram a rete-la.

Pois, tenho casa perto e costumo ir para aí ás vezes dar uns passeios de MOTO 4.. Á uns anos a força da água era tanta que destruiu a ponte pedonal que havia aí.. Pelos vistos ainda não choveu o suficiente!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993